Buscar

GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	A crescente atividade industrial faz com que cada vez mais impactos sejam gerados sem que haja uma correta remediação, o que aumenta consideravelmente os casos de passivos ambientais em nosso país. É característica de um passivo ambiental:	Implicar em investimentos para correção de situações que implicavam em impactos ambientais negativos.
	A Constituição Federal em seus Artigos 23 e 24, e a Lei de Agrotóxicos nº 7.802/89 em seu Artigo 10, dispõem sobre a competência para legislar sobre o u s o , p r o d u ç ã o , c o n s umo , c omé r c i o e armazenamento dos agrotóxicos, seus componentes e afins, bem como a competência para fiscalizar o uso, o consumo, o comércio, o armazenamento e otransporte interno dos mesmos, estabelecendo esta responsabilidade:	à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
	Ainda que sejam voltados à proteção da saúde do trabalhador, o PPRA e PPR apresentam algumas características distintas. É uma característica apenas do PPR:	Considerar a verificação de dados toxicológicos.
	A identificação de aspectos e impactos ambientais é parte fundamental da Gestão Ambiental de uma organização e está relacionada ao Gerenciamento de Riscos Ambientais porque:	Assim é possível reduzir os riscos de danos decorrentes de acidentes ambientais.
	A Ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ) é um documento normalizado pela ABNT ¿ Associação Brasileira de Normas Técnicas. A respeito da FISPQ, é correto afirmar que ela	fornece informações como proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente.
	A Gestão Ambiental contempla obrigatoriamente o gerenciamento de resíduos sólidos gerados em todas as fases de processo também nas mais diversas atividades existentes na organização. Sobre estes resíduos deve-se afirmar que:	Danos ao meio ambiente relacionados a acidentes no transporte de resíduos perigosos são também responsabilidade do gerador do material.
	A gestão de riscos ambientais no âmbito ocupacional acontece por meio de alguns programas específicos estabelecidos pela legislação trabalhista brasileira. É a diferença principal entre PPR e PPRA:	O PPRA se refere aos riscos ambientais em geral e o PPR abrange somente os riscos ambientais com potencial de provocar doenças respiratórias.
	A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente define degradação ambiental como "alteração adversa das características do meio ambiente"…….. É característica de uma área degradada:	A perda da resiliência e estabilidade.
	A massa liberada acidentalmente, MLA, é a maior quantidade de material perigoso capaz de participar de uma liberação acidental de substância perigosa devido ao vazamento ou ruptura de tubulações, por exemplo. Na ausência de informações mais precisas, a MLA deve ser considerada como:	Vinte por cento da massa de material estocado ou em processo.
	A menor quantidade da substância capaz de causar danos a uma certa distância do ponto de liberação é também conhecido como.	MR;
	A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, é uma ferramenta que busca, em princípio,………..confiabilidade do processo?	FMEA
	Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental, o órgão estadual competente ou a SEMA ou…….., as seguintes atividades técnicas:	Diagnóstico ambiental da área, análise dos impactos ambientais do projeto, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.
	A sinalização diferenciada e padronizada é uma característica típica do transporte de cargas perigosas. Um destes recursos se chama Número de Risco, o qual permite a identificação imediata do risco e dos riscos subsidiários. A intensidade do risco é estabelecida por meio de:	Dupla ou tripla numeração.
	A realização de análise de riscos é fundamental na concepção de projetos, com a principal finalidade de mitigar as consequências danosas decorrentes de eventos indesejáveis. É considerado exemplo de cenário de acidente estudado na análise de risco ecológico:	Explosão de reator seguido de incêndio em indústria química de grande porte.
	A severidade de um acidente está relacionada à potencialidade do nível de dano que o impacto ambiental pode produzir no meio ambiente. É exemplo de acidente severo:	Explosão de tanque com elevado volume de combustível.
	Atualmente, temos sistemas potenciais de geração de acidentes e isto está relacionado às possibilidades destes acidentes quanto:	À probabilidade de ocorrência e à magnitude dos danos.
	Atualmente, temos sistemas potenciais de geração de acidentes e isto está relacionado às possibilidades destes acidentes quanto:	À probabilidade de ocorrência e à magnitude dos danos.
	Aula 1- Na disciplina de gerenciamento de riscos ambientais compreendemos conteúdos relativos ao cotidiano, que apresentam um histórico dos principais agentes de riscos ambientais e dos princípios de gestão relacionados a situações de perigo, desde modo o foco desta disciplina permite:	A elaboração de um programa de prevenção de riscos ambientais;
	As categorias de riscos, estão relacionadas a alternativa	1, 2, 3, 4
	As chamadas bactérias fixadoras das raízes de certas leguminosas são úteis à agricultura porque atuam sobre o solo, contribuindo para:	enriquecê-lo com sais nitrogenados.
	As emissões atmosféricas, os lançamentos em corpos dágua, os lançamentos no solo, o uso de matérias-primas e recursos naturais e também o uso da energia, são conhecidos como:	Impactos Ambientais;
	As lideranças têm papel fundamental para o alcance de resultados satisfatórios na prevenção de acidentes nas organizações. Com base no Fluxograma Causal, a falta de supervisão e a ausência de treinamento de capacitação adequado estão associadas à ocorrência de:	Erro.
	Assinale a alternativa incorreta quanto a APP:	Indutiva
	Assinale a opção correta quanto ao número de classes existentes para produtos perigosos:	9
	Assinale a opção correta quanto aos tipos de análise de riscos ambientais:	Podem ser de três tipos: risco na segurança, risco na saúde e risco ecológico
	Assinale a opção incorreta quanto as metodologias de análise de riscos:	Análise dos 3 Rs
	Assinale a opção incorreta quanto ao gerenciamento de risco:	Redução de trabalhadores
	Assinale a opção incorreta quanto a importância do levantamento de aspectos e impactos ambientais:	Determinação da quantidade exata de pessoas a serem submetidas ao risco
	Assinale a opção correta quanto aos tipos de análise de riscos ambientais:	Podem ser de três tipos: risco na segurança, risco na saúde e risco ecológico
	Assinale a (s) alternativa (s) abaixo onde todos os Riscos Ambientais se classifiquem no grupo de Riscos Químicos:	Gases e vapores
	Assinale a (s) alternativa (s) abaixo onde todos os Riscos Ambientais se classifiquem no grupo de Riscos Físicos:	Ruído, Vibrações, radiação ionizante (raio-x, alfa , gama).
	Através da escolha da .......................é que saberemos as informações necessárias para a conclusão da análise e com qual equipe teremos que trabalhar.	Metodologia.
	A Avaliação de Impactos Ambientais é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente estabelecidos pela Lei Federal 6938/81, e sua principal regulamentação é dada pela Resolução CONAMA 001/86. Em relação ao Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e ao Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) tem-se que	o EIA deve definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, considerando-se em todos os casos a bacia hidrográfica na qual se localiza.
	Chamamos de índice de risco, o conhecimento da razão/proporção entre os fatores de perigo e................	Suas distâncias.
	Com base na Lei nº 6.938/81, tem-se que para a caracterização do dano ambiental somente é necessária a ligação entre o causador da conduta ou atividade/omissão e o dano ambiental. Esta relação recebe o nome de:	Nexo Causal.
	COMO SABEMOS GERÊNCIA DE RISCOS É O PROCESSO DE PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR OS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO,……..GERENCIAMENTO
DE RISCOS.	GERENCIAMENTO DE RISCOS ENFOCA O TRATAMENTO DE RISCOS QUE POSSAM CAUSAR DANOS: HUMANOS, MATERIAIS, AO MEIO AMBIENTE E À IMAGEM DA EMPRESA.
	Como são feitos os programas de monitoramento de riscos? Cite a principal importância dele no gerenciamento de riscos ambientais.	Devem ser delineados para cada risco potencial e ser realistas o suficiente ao adotarem níveis de sensibilidade que produzam alertas. Uma das maneiras de delinear essas estratégias de monitoramento é simular uma situação específica que se deseja evitar e, então, avaliar se, com os erros é possível, pelo monitoramento, evitar a situação indesejável prevista. Ele também é muito importante para que haja o acompanhamento dos resultados efetivos etapa por etapa, possibilitando mudanças de planos ao longo do tempo para um melhor resultado do gerenciamento.
	Conforme o conceito de....................., se integram fenômenos como a desertificação, poluição ambiental e os incêndios florestais.	Risco Ambiental;
	Considerando a classificação de magnitude das conseqüências dos eventos danosos, qual das opções abaixo pode ser considerada característica de evento de magnitude catastrófica?	Podem provocar mortes, lesões graves, danos irreversíveis a saúde dos funcionários, terceiros e membros da comunidade em geral.
	Considerando a amplitude na análise de Riscos Ambientais, dividimos o estudo em três grandes grupos de interesse. Identifique-os abaixo.	Saúde humana, segurança e ecologia.
	Considerando a amplitude na análise de Riscos Ambientais, dividimos o estudo em três grandes grupos de interesse. Identifique-os abaixo.	Saúde humana, segurança e ecologia.
	De acordo com os fundamentos do Gerenciamento de Riscos, quando reduzimos a FREQUENCIA dos riscos estamos realizando uma ação de:	PREVENCÃO
	De acordo com a NR-09, o objetivo principal do PPRA é a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da ………. PPRA é de periodicidade:	Anual.
	De acordo com a Norma Regulamentadora NR 9 que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, os riscos que deverão ser apurados e estabelecidos nestes programa e considerados riscos ocupacionais são	Físicos, Químicos e Biológicos.
	É proibido o transporte de produto perigoso juntamente com: I - animais; II - alimentos ou medicamentos destinados ao consumo humano ou animal, ou com embalagem de produtos destinados a estes fins; III - outro tipo de carga, salvo se houver compatibilidade entre os diferentes produtos transportados. O texto acima faz parte do chamado	Transporte de Resíduos e Produtos Perigosos
	Em relação a frequência da exposição, deveremos considerar:	Exposição frequente é aquela em que a exposição ao risco ocorre várias vezes ao dia
	Em relação a frequência da exposição, deveremos considerar:	Exposição frequente é aquela em que a exposição ao risco ocorre várias vezes ao dia
	EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA É CORRETO AFIRMAR	O PPRA CONTEMPLA APENAS OS RISCOS OCUPACIONAIS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
	Em uma análise ambiental, o conhecimento da razão/proporção entre os fatores de perigo e suas distâncias, é conhecido como:	Indice de Riscos;
	Em um fluxograma causal, o erro está relacionado a:	Personalidade
	Enquanto que os acidentes tecnológicos possuem uma relação direta com as atividades humanas, os acidentes naturais decorem de fenômenos da natureza. Sobre os acidentes naturais está correto afirmar que:	Podem ocasionar acidentes tecnológicos.
	ENTENDE-SE POR PLANO DE CONTINGÊNCIA O DOCUMENTO QUE REGISTRA O PLANEJAMENTO ELABORADO A PARTIR DO ESTUDO DE UM OU MAIS CENÁRIOS DE RISCO 	TODAS AS AFIRMATIVAS SÃO VERDADEIRAS
	Exemplifique um acidente ambiental recente e faça um comentário analítico.	Deslizamentos de encostas ocorridos em jan/11 na Regiao Serrana do Estado do Rio de Janeiro. E sabic que vivemos em tempo de mudanc;as climaticas decorrentes da interferencia humana no meio ambiente. 0 alto fndice pluviometrico, a ocupac;ao das encostas eo desmatamento foram causas significativas para o acidente ocorrido.
	Fazer a análise dos riscos mais críticos, com o intuito de identificar os eventos primários e intermediários, que levam à ocorrência do evento de topo é uma ferramenta de avaliação de riscos, chamada:	Análise por Arvore de Falhas;
	Há várias características que permitem identificar um bom serviço de abastecimento de água potável, como a qualidade final da água, a quantidade de água potável disponibilizada…... a potável entende-se:	o controle da operação e a manutenção preventiva e corretiva do sistema de abastecimento de água para assegurar seu bom funcionamento.
	HAZOP é uma técnica de análise qualitativa desenvolvida com o intuito de examinar as linhas de processo, identificando perigos e prevenindo problemas. Marque a alternativa que indica a implantação correta do HAZOP.	O método HAZOP é principalmente indicado quando da implantação de novos processos na fase de projeto ou na modificaçãos de processos já existentes.
	Jorge trabalha em um laboratório de análises onde tem contato habitual e permanente com bactérias e fungos. Os riscos mencionados são denominados, no âmbito na Norma Regulamentadora 09, como riscos:	Biológicos.
	Marque a alternativa verdadeira sobre um Plano de Contingência:	Para que um plano de contingência atinja seus objetivos é fundamental a Identificação de suas necessidades em fase preliminar
	Marque a opção que indica as etapas básicas determinadas no estudo de Risco Ambiental.	Identificação do perigo, estudo de toxidade e caracterização do risco.
	Na APP, podemos classificar a frequência dos cenários em categorias	A, B, C, D, E
	NO INÍCIO DOS ANOS 60, COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E COM UM GRANDE AUMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL, AS INDÚSTRIAS FORAM FORÇADAS A SE ADEQUAR ÀS NOVAS NECESSIDADES DE CONSUMO……….. AMPLIARAM 7.000 PESSOAS	USINA NUCLEAR EM CHERNOBIL NA UCRÂNIA
	O desenvolvimento econômico e tecnológico em larga escala necessita da intervenção ativa do Estado para o socorro dos valores ambientais. De acordo com a Constituição Federal de 1988, está correto afirmar que:	A proteção ao meio ambiente e o combate a todas as formas de poluição estão claramente contemplados.
	O estudo dos riscos nas atividades foi impulsionado pela ocorrência de alguns acidentes ambientais marcantes, como Bhopal (1984) e Exxon Valdez (1989). Outra consequência importante destes eventos verificada até os dias atuais é:	Imposição de legislações mais restritivas, visando ao controle mais efetivo dos riscos.
	O consumismo desenfreado em nossa sociedade representa uma questão importante quando se trata de práticas sustentáveis. O impacto ambiental mais significativo relacionado ao descontrole no consumo está principalmente relacionado a:	Geração de grandes quantidades de resíduos.
	O conceito que fala sobre o grau de perda para um dado elemento ou grupo de elementos dentro de uma área afetada pelo processo considerado, relacionado a probabilidade de uma vida ser perdida no processo, diz respeito a:	Vulnerabilidade
	O conceito de ¿gestão de risco¿ era considerado como equivalente de ¿resposta à catástrofe¿. Este conceito acima era um entendimento da comunidade internacional até quando:	Década de 70;
	O desenvolvimento econômico e tecnológico em larga escala necessita da intervenção ativa do Estado para o socorro dos valores ambientais. Examinando a formação do Direito Ambiental, podem ser identificadas duas fases distintas, que são:	Setorial e de aperfeiçoamento.
	O Instrumento norteador dos procedimentos para as atividades que gerem risco a sociedade e ao ambiente, é também chamado de:	Estudo de Análise de Riscos;
	O fator de distância é definido como:	O quociente entre duas distâncias, sendo uma fixa (50metros)
	O fator de distância é uma medida das salvaguardas, ou seja, é um dos fatores capazes de reduzir os efeitos danosos de liberações acidentais de substâncias perigosas. Sobre salvaguardas é correto afirmar que:	O risco está diretamente ligado à intensidade
de perigo e inversamente à quantidade de salvaguarda.
	O mundo todo demonstra grande preocupação com a floresta amazônica, entre outras razões, por seu desaparecimento significar a extinção de muitas espécies ali endêmicas. Entretanto, um outro bioma brasileiro qu contém grande parte das espécies de vertebrados na lista das ameaçadas de extinção é(são):	a mata atlântica. 
	O número de perdas humanas e materiais são maiores em que regiões	Regiões de maior concentração de população de baixa renda / pouca cultura.
	O PPRA deverá contemplar, obrigatoriamente, as seguintes etapas para sua elaboração:	Antecipação, Reconhecimento, Avaliação e Controle
	O que é um Plano de Contingência?	Um Plano de Contingência é um documento institucional com a finalidade de fornecer orientações procedimentais quando da necessidade de mitigação de danos à imagem da organização.
	O Terminal de Barcaças foi construído às margens do rio Caravelas para atender ao transporte de toras de eucalipto em navios-barcaça até às fábricas de uma empresa no norte do Espírito Santo. No entanto, o acesso ao terminal já está assoreado. Para atender	Em casos de aplicação da compensação ambiental, a unidade de conservação a ser beneficiada deve ser de proteção integral.
	à empresa, o IBAMA renovou licença de operação para a dragagem emergencial de 250 mil metros cúbicos de sedimentos e garantia do acesso ao Canal do Tomba.	Em respeito à Política Nacional do Meio Ambiente, em um projeto de execução de dragagem, deve ser previsto o monitoramento das taxas tanto de deposição de sedimentos quanto da velocidade e do sentido das correntes marinhas.
	Internet: <www.seculodiario.com.br> (com adaptações).	O abastecimento de barcaças na área do referido terminal é alternativa bastante viável e benéfica ao ambiente, visto que se otimiza o uso de combustível, evitando-se riscos ambientais adicionais.
	Considerando que o referido terminal é próximo ao banco de Abrolhos, onde existe um parque nacional marinho, julgue os itens seguintes.
	O transporte de resíduos perigosos abrange uma série de restrições específicas e deve atender rigorosamente à legislação para cargas perigosas em geral. Com base no Decreto nº 96.044/88, é proibido o transporte de produtos perigosos juntamente a:	Animais e alimentos ou medicamentos destinados ao consumo humano.
	O Plano de Ação de Emergência (PAE) é um documento que baseado nos resultados obtidos no estudo de análise e avaliação de risco, deve conter todas as informações necessárias para atuar, no caso da ocorrência de um acidente. Qual das seguintes assertivas NÃO deve ser apresentada no PAE?	Registro no Ministério do Meio Ambiente.
	Risco é a potencialidade de que ocorra um acidente, um desastre, um evento físico que resulte em perdas e danos sociais ou econômicos. Podemos ainda dizer que risco é fonte de objeto social, como a percepção do perigo ou da catástrofe possível. De acordo com este entendimento, aponte a opção que melhor representa os riscos urbanos.	Os aglomerados e adensamentos populacionais com ocupações em áreas de encostas.
	O transporte de cargas perigosas, incluindo resíduos perigosos, inclui o atendimento integral à legislação vigente sobre o assunto. No manual de emergência encontram-se todos os procedimentos relativos ao produto correspondente. Todo guia deve conter:	Características do Produto, Atitudes quanto à Segurança Pública e Ações de Emergência.
	Os ..............são representados pela população, equipamentos, propriedades e atividades econômicas vulneráveis num território.	Elementos em risco.
	Os acidentes severos preocupam as autoridades em função dos danos potenciais para todas as formas de vida, o que inclui consequências graves para as comunidades circunvizinhas ao empreendimento. Sobre acidentes severos está correto afirmar que:	São mais frequentes em países em desenvolvimento.
	Os principais produtores da cadeia biológica marinha são	diatomáceas e dinoflagelados;
	Os resultados das pesquisas sobre a dinâmica e o desenvolvimento dos ecossistemas podem ser usados para o planejamento e manejo ambiental. Considerando-se o manejo para a restauração de uma área primitivamente florestal que foi degradada por agricultura mecanizada, pode-se afirmar que	se trata de um processo dirigido de sucessão secundária.
	- PARA AÇÕES ESPECÍFICAS ANTES DE DESASTRE AMBIENTAL (EVENTO CORRESPONDENTE A PERDAS) , ENTENDEMOS QUE DEVEREMOS UTILIZAR UMA METODOLOGIA QUE ENGLOBE AS ATIVIDADES QUE 	TODAS AS AFIRMATIVAS ESTÃO CORRETAS
	Percebe-se atualmente, que grande parte da contaminação ambiental brasileira se origina nas atividades industriais. Dentro de um caráter preventivo, o controle na fonte implica na colocação de filtros em seus efluente evitando-se a contaminação da atmosfera, ou de um curso d¿água, o que tornaria muito mais complexa sua correção. Discuta se essa atitude é a mais completa perante o gerenciamento de riscos.	Essa conduta, embora correta, não é completa, pois parte do princípio de que a atividade industrial é necessariamente poluidora e o controle deve ser focalizado em seu efluente. Contudo, a fonte não é a chaminé ou o efluente líquido ou seus resíduos sólidos, necessita-se verificar na indústria a real fonte de liberação dos agentes.
	Podemos destacar as diversas utilidades dos Índices de Risco, exceto:	A utilização apenas para dados estatísticos.
	Podemos dizer que "o processo de estimativa da probabilidade de ocorrência de um evento e a magnitude provável de seus efeitos adversos (econômicos sobre a saúde e segurança humana, ou ainda ecológico) durante um período de tempo especificado)" é a melhor definição de:	Riscos.
	Uma indústria petroquímica está realizando um Estudo de Riscos para uma nova unidade da empresa que será instalada em um distrito industrial. Ao identificar as unidades industriais e outros focos de concentração de pessoas nas circunvizinhanças, estão sendo obtidas informações sobre:	Elementos de Risco.
	Uma pequena indústria de material elétrico deseja adquirir um terreno onde no passado existia um posto de gasolina e que, por conta disto, apresenta diagnóstico de contaminação de óleo e combustíveis no solo e lençol freático. Este tipo de ocorrência, a qual demanda investimentos para sua correção, é denominada de:	Passivo Ambiental.
	Qual a metodologia que procura focalizar situações em que haja possibilidade de ocorrência de falhas na instalação estudada, por causa de perigos a que seja exposta.?	APP;
	Qual das opções abaixo NÃO é uma metodologia para análise de risco?	Licenciamento Ambiental.
	Qual das alternativas a seguir responde corretamente a seguinte questão: "Que resultaria se desaparecesse do mar o fitoplâncton ?"	a cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplâncton depende praticamente toda a matéria orgânica necessária aos demais componentes bióticos.
	Qual dos procedimentos abaixo NÃO faz parte de um Planejamento de Emergência?	Comunicação de sinistro à seguradora.
	Qual etapa abaixo, não é relacionada as fundamentais para um planejamento e gerenciamento de riscos?	Remediação imediata do risco não controlado
	Qual alternativa abaixo, não diz respeito a risco natural ou risco tecnológico:	Reciclagem
	Qual alternativa abaixo, não está relacionada a um exemplo de risco ambiental?	Reciclagem de alumínio
	Qual alternativa abaixo, não está relacionada ao reconhecimento do risco existente?	Seguir orientações recebidas
	Qual dos acidentes abaixo, não faz parte de um histórico de acidentes ambientais que provocaram o surgimento do gerenciamento:	Acidente de Estocolmo
	Qual dos especialistas abaixo NÃO integra uma equipe de Análise Preliminar de Perigos (APP)?	Secretaria
	Quando falamos em fatores de perigo e suas distâncias, temos que relacionar isso a:	Índice de risco
	Quando falamos no comprometimento da estabilidade do ecossistema (capacidade de absorver um dano sem alterar-se) podendo levá-lo à perturbação ou à degradação, estamos falando em
que fator analisado no gerenciamento de riscos ambientais	 Dano ambiental
	Quanto a abordagem para se identificar aspectos ambientais e seus riscos, não podemos dizer que qual aspecto abaixo não está de acordo com impactos a serem causados ao meio	Reciclagem de garrafas pet
	Quanto a ambiente, podemos dizer que é correto afirmar:	Ambiente é tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação.
	Quanto a delimitação do contexto de risco, é incorreto afirmar	Riscos aos produtos
	Quanto a estrutura do PPRA, a mesma deve estar escrita em um documento-base, contendo exceto:	Número máximo de trabalhadores
	Quanto a gerenciamento de riscos, é correto afirmar que:	Tem a finalidade de prevenir, controlar ou reduzir os riscos existentes, de modo a torná-los toleráveis
	Quanto aos resultados da prática do desenvolvimento sustentável hoje numa projeção futura	Visa garantir as gerações futuras o usufruto dos recursos naturais do planeta
	Quanto as considerações a serem feitas sobre acidentes severos, não podemos dizer que há	Padrões superiores de segurança operacional
	Realizar o acompanhamento do risco e de seu desenvolvimento ao longo do tempo, é também chamado de:	Monitoração dos Riscos
	São riscos avaliados no PPRA:	Fisicos, químicos e biológicos
	Segundo a Lei Federal 6938/81, são instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: I - o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; II - o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos; III - a educação ambiental em todos os níveis de ensino; IV- a criação de áreas de relevante interesse ecológico; V - o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras. São corretos APENAS os instrumentos:	I, IV e V
	Todos os conceitos de risco têm um elemento em comum: a distinção entre realidade e possibilidade. Para uma gestão eficaz dos riscos foram criadas as metodologias de análise de perigos, que possuem diferentes características. Uma destas metodologias consiste na realização de uma revisão da instalação, a fim de identificar os perigos potenciais e/ou problemas de operabilidade, por meio de uma série de reuniões, durante as quais uma equipe multidisciplinar discute metodicamente o projeto da instalação. Trata-se de:	Análise de Perigos e Operabilidade (HazOp).
	Trata-se de uma ferramenta de controle de riscos no ambiente de trabalho, direcionada às doenças ocupacionais relacionadas à inalação de poeiras, fumos, névoas, gases e vapores. O documento em questão é denominado:	PPR.
	Uma das técnicas de Análises de Riscos mais conhecidas estuda as falhas humanas e de equipamentos, enquadrando as mesmas em categorias de severidade distintas, como desprezível, marginal, crítica ou catastrófica. A técnica citada é:	APP.
	A atividade , prevista nas Normas Regulamentadoras (NR) relativa à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade:	Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
	A equipe de Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas. 	da CIPA
	Acerca da Norma Regulamentadora NR 09 - PPRA, que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, analise as afirmações abaixo quanto aos riscos ambientais e assinale a alternativa CORRETA (Téc. Administrativo IF-SC/IF-SC 2014).	Consideram-se agentes químicos poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores.
	A ergonomia tem como objetivo principal:	modificar os sistemas de trabalho para adequar as atividades nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas.
	A expressão ISO 9000 designa:	um grupo de normas técnicas que estabelece um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
	Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Para concessão do auxílio-acidente qual o tempo mínimo de contribuição a Previdência Social?	Não é exigido tempo mínimo de contribuição.
	Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do
trabalho dos segurados previdenciários, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou
perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Equiparam-se ao acidente do	Doença inerente a grupo etário e degenerativa.
	trabalho, EXCETO:
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos 	Solicitar à empresa as cópias exclusivamente das CAT emitidas com vítimas.
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde. Quanto às atribuições dos membros que compõem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de acordo com a NR 5, marque a afirmativa INCORRETA.	Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, visando ações que aumentem a produtividade.
	A definição de acidente de trabalho é:	o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
	A Gestão de Saúde e dos Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional é norteada nacionalmente pelos diplomas legais vigentes e pela Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. 	do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Saúde.
	A Higiene Ocupacional cuida do ambiente de trabalho para prevenir.......... ou lesões nos trabalhadores, provenientes de atividades em ambientes de trabalho como calor,.........., vibração, manuseio de substâncias.........., bioaressóis, agrotóxicos etc. É uma especialização de importância .........., pois a conscientização de que o ambiente de trabalho não deve causar danos à saúde do trabalhador tem se imposto, infelizmente, à custa de muitas vidas. Complete as lacunas com a melhor opção:	Doenças; ruído; químicas; crescente
	A higiene ocupacional (do trabalho) visa:	o diagnóstico precoce e com isso à prevenção das possíveis doenças de trabalho que possam ocorrer.
	A higiene ocupacional pode ser definida como:	Ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre os cidadãos de uma comunidade.
	Analise as proposições relativas às Normas Regulamentadoras ¿ NRs, e marque, a seguir, a opção CORRETA.	As Normas Regulamentadoras, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho ¿ CLT.
	A legislação da segurança do trabalho no Brasil é definida e regulamentada por:	normas regulamentadoras e leis complementares.
	A Norma Regulamentadora (NR)05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e a NR 04 - Serviços Especializados em Engenharia
de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT apresentam praticamente os mesmos objetivos em relação aos trabalhadores. Dentre as afirmativas abaixo, qual apresenta um objetivo comum entre elas:	prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
	A Norma Regulamentadora (NR) 09 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. De acordo com essa NR escolha a opção correta:	sempre que vários empregadores realizem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho, terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA visando a proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados.
	A OHSAS 18001:2007 especifica os requisitos para um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, de modo a permitir a uma organização controlar:	Riscos de acidentes e de doenças ocupacionais.
	A padronização OHSAS 18001 é um protocolo internacional relacionado com	gestão em saúde ocupacional e segurança.
	A presença de Agrotóxicos nos alimentos que ingerimos diariamente oferece grande risco a saúde devido a presença dos seguintes componentes:	Organofosforados, Organoclorados e Carbamatos.
	A portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 foi importante por que:	Porque consolidou todas as normas relativas a segurança e medicina do trabalho e a tornar obrigatório a presença de SESMT em empresas com contratação sob o regime da CLT.
	A proteção do trabalhador contra quedas deve considerar, além do uso do cinto de segurança, medidas de ordem geral, dentre as quais NÃO se encontra:	uso de macacão e avental.
	Alguns Programas de Segurança e Saúde previstos na CLT, tem que ser incorporados no dia a dia das empresas e ser guardados devido a sua importância, pela gestão dos riscos e da saúde do trabalhador por 20 anos. Analise as alternativas abaixo e defina qual é a correta dentre os Programas citados :	Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional que trata da gestão da saúde do trabalhador e tem que estar articulado com o PPRA do estabelecimento
	A segurança no trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que é adotado visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade física e capacidade do trabalhador.	I, II e III.
	As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Qual atividade é FALSA, não é da competência dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT?	Selecionar os futuros profissionais da área de serviços especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
	Assinale a alternativa correta:	A comparação entre a incidência de acidentes de trabalho no meio urbano e no meio rural é muitas vezes deturpada pela subnotificação dos acidentes ocorridos nas atividades no campo.
	Ato Inseguro pode ser definido como	ATO INSEGURO É TODA CONDUTA OU COMPORTAMENTO, QUE GERA DE UMA DECISÃO DESNECESSÁRIA A OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES.
	A vistoria da CIPA em um escritório de contabilidade detectou, no ambiente de trabalho, alta concentração de ácaros e fungos, jornada de trabalho prolongada e monotonia. O ambiente de trabalho apresenta agentes de riscos: (FGV- TJ BA/ 2015).	biológicos e ergonômicos.
	Com relação a CIPA é correto afirmar:	A CIPA terá por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.
	Como doença profissional, a LER/DORT é causada por agente	ergonômico.
	Compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Podemos relacionar este texto à:	higiene ocupacional.
	Conforme o item 13.1.5: Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante; b) número de ordem dado pelo fabricante da caldeira; c) ano de fabricação; d) pressão máxima de trabalho admissível; e) pressão de teste hidrostático; f) capacidade de produção de vapor; g) área da superfície de aquecimento; h) código de projeto e ano de edição. Quanto a este item, assinale se a afirmativa verdadeira	A placa de identificação deverá ser afixada em local de fácil acesso e visualização. Deve-se tomar cuidado para que a placa não seja fixada em partes que possam ser removidas da caldeira tais como: bocas de visita, chapas de isolamento térmico, etc.
	Considere as seguintes condições para classificação de um agravo de saúde como doença ocupacional	I, II, III e IV.
	Considerando as Normas Regulamentadoras -  NRs, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. (Téc. em Segurança no Trabalho UFPB/AOCP 2014 ).	I, II, III e IV.
	Consideram-se acidente do trabalho, nos termos da Lei no 8.213, de 24/07/1991, as seguintes entidades mórbidas: ( Analista Judiciário TRF/FCC 2012 	I e II, apenas.
	Conforme NR 07, que estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, este deve incluir, entre outros, a realização obrigatória de exames médicos. 
	As alternativas abaixo apresentam esses exames, EXCETO uma delas, assinale-a. (Téc Adm IF-SC/IF-SC 2014)	de adaptabilidade.
	De acordo com Norma Regulamentado 06 o Equipamento Conjugado de Proteção Individual pode ser entendido como? Cite 01 exemplo:	Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Exemplo: Máscara de solda para proteção dos olhos e da face contra impactos de partículas volantes, radiação ultravioleta, radiação infravermelha e luminosidade intensa.
	De acordo com a Norma Regulamentadora nº 17 (Ergonomia), é considerado como " trabalhador jovem" todo trabalhador com idade:	inferior a 18 anos e superior a 14 anos.
	De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 07 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o histórico clínico do empregado deve ser registrado em prontuário individual, que ficará sob a responsabilidade do médico coordenador do PCMSO ou seu sucessor quando for o caso.	20 anos.
	Esse documento deverá ser arquivado, por um período mínimo, contados a partir do desligamento do empregado. Qual é esse período?
	Defina as condições e a importância do auxílio-acidente para os trabalhadores:	: Auxílio-acidente é o benefício concedido como indenização, ao paciente quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqüelas que impliquem redução da capacidade laboral. Isso significa em dinheiro, 50% do salário-de-benefício, mensal e vitalício.
	Defina com clareza o objetivo e atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(CIPA) em uma empresa e como se dá a sua composição :	O objetivo da CIPA é observar e relatar
condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina
	Defina Dias perdidos (Dp):	São os dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento até o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho., segundo a orientação médica;
	DEFINA O QUE É FALHA HUMANA ? CITE 01 EXEMPLO.	A falha humana, também chamada de Ato Inseguro, é definida como sendo aquela que decorre da execução de tarefas de forma contrária às normas de segurança. São os fatores pessoais que contribuem para a ocorrência de acidentes
	Dentre as afirmativas a seguir referentes a acidentes e doenças do trabalho, marque a opção errada:	Acidente do trabalho é aquele que ocorre apenas pelo exercício do trabalho formal, isto é, com carteira assinada.
	Dentro das Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) visa:	A preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
	Determinada empresa percebeu a importância de melhorar os resultados de seus programas de higiene e segurança do trabalho. Por esse motivo, desenvolveu medidas preventivas tais como: (Téc. de Adm. Petrobrás/Cesgranrio 2011).	mapeamento de riscos.
	Durante a execução de suas atividades, um instrumentista de sistemas, com o tornozelo imobilizado por um entorse do futebol de fim de semana, ao subir uma escada de marinheiro para uma calibração, sente dor e escorrega, piorando a lesão e afastando-se do trabalho. Cabe ao médico:	Caracterizá-lo como acidente de trabalho, com agravamento de lesão pré-existente.
	Equipamentos de prevenção e combate a incêndios fixos são os diversos dispositivos especialmente desenvolvidos e utilizados na detecção e no combate ao fogo.	V-V-F-V-F
	Identifique como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções de dispositivo fixo abaixo listado e assinale a alternativa que representa a sequência correta.
	Em conformidade com a NR 17, os equipamentos dos postos de trabalho devem ser: (Médico do Trabalho Jr. Petrobrás/Cesgranrio 2014	no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
	Em nossa aula sobre PPRA ¿ Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, este tipo de programa possui como objetivo principal:	à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
	Em relação a responsabilidade da empresa para com o PCMSO (NR7), é necessário que a empresa:	garanta a elaboração e implementação da norma específica (NR7), zelando pela sua eficácia.
	Em relação ao preenchimento da "CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho", a empresa deverá:	Comunicar o acidente de trabalho ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.
	Em relação ao disposto na NR 9, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, assinale a alternativa correta:	o PPRA deve conter um plano de ação que estabeleça metas, prioridades e cronograma indicando o prazo para o cumprimento destas metas.
	Em relação à Saúde e Segurança do trabalhador, em caso de acidente ou doença profissional, assinale a alternativa INCORRETA:	Emitida a CAT, ela deverá ser encaminhada pela empresa ou levada pelo trabalhador no Posto de Acidente de Trabalho do INSS.
	Em relação à segurança desses trabalhadores quanto à exposição ao ruído, é correto afirmar que:	o limite de Tolerância não foi ultrapassado.
	Em relação a situações que envolvem as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS), assinale a alternativa que está de acordo com a legislação:	Embora tenha demitido metade de seus empregados no último ano, determinada empresa não pôde reduzir proporcionalmente o número de integrantes da CIPA, pois o mandato de seus membros não havia terminado.
	Em Saúde do Trabalhador, diversos indicadores podem ser calculados. Assim, é correto afirmar:	Os indicadores, em algumas empresas, trazem no numerador o número médio de dias perdidos e, no
	denominador, a quantidade de homem/hora trabalhada.
	Ficou determinado no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) NR 07, que para cada exame médico realizado pelo PCMSO deverá ser emitido, em duas vias, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO): A primeira via do ASO deve ficar à disposição da fiscalização do trabalho, devidamente arquivada no local de trabalho, inclusive nas frentes de trabalho ou canteiros de obras. A segunda via do atestado deve ser obrigatoriamente entregue ao empregado, mediante recibo na primeira via. Esse atestado deve conter pelo menos algumas informações relevantes, assinale a opção ERRADA:	Nome do setor de trabalho e do chefe responsável hierarquicamente.
	Higiene Ocupacional é a ciência voltada para ..............., reconhecimento,.............. e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre os cidadãos de uma comunidade. Complete com as duas palavras que faltam e que caracterizam o CONCEITO da Higiene Ocupacional:	antecipação e avaliação.
	ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelece diretrizes sobre:	a área de gestão ambiental dentro de empresas.
	Leia com atenção os acidentes de trabalho abaixo e marque a opção correta :	O incidente apontado na alternativa II não é considerado um acidente de trabalho grave, já que o indivíduo é menor de 18 anos.
	Marcelo trabalha em uma indústria madeireira e será enviado junto a uma equipe para ajudar na extração de madeira no interior da Floresta Amazônica. Quais vacinas são imprescindíveis antes que este trabalhador realize a viagem :	Vacina contra Febre Amarela, anti-tetânica e anti-hepatiteB.
	NÃO são Equipamentos de Proteção Coletiva.	protetores auriculares tipo concha;
	No caso de agravo relacionado ao trabalho, pelo estabelecimento de nexo causal relacionado, a responsabilidade legal cabe :	Ao médico perito do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social)
	O aparecimento de leis e normas sobre temáticas que viessem a regularizar as condições de trabalho trouxerem grandes benefícios para o trabalhador. Dentre estas legislações podemos citar as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT) que data do ano de :	1943
	O conceito de higiene ocupacional está relacionado diretamente com:	um conjunto de normas e procedimentos voltados para a integridade física e mental do trabalhador.
	O Equipamento de Proteção Individual - EPI não é recomendado para:	o Auxiliar Administrativo do Recursos Humanos da Empresa.
	O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional,incidente sobre o salário mínimo da região.Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequência correta.	3.1.2
	O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O PPRA significa	Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
	O prazo de validade do Certificado de Aprovação - CA, concedido ao EPI para fins de comercialização, conforme estabelecido na NR 6 é:	A NR não estabelece
esse prazo.
	O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)- NR 07 estabelece que, para cada exame médico realizado pelo PCMSO deverá ser emitido, em duas vias, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Determine a opção ERRADA em relação a esse ASO:	Nome do técnico de laboratório encarregado do exame e endereço ou forma de contato.
	O trabalho noturno apresenta fatores que podem afetar a saúde do trabalhador. Para melhorar a vigília durante o trabalho noturno são recomendáveis certos procedimentos, tais como: I utilizar sinais visuais intensos no local de trabalho; II adotar iluminação de baixa intensidade no local de trabalho; III evitar o repouso no período diurno; IV apoiar o uso intensivo de substâncias estimulantes. Assinale:	se apenas a afirmativa I está correta;
	Os acidentes do trabalho poderão ser classificados como: acidentes típicos, acidentes e trajeto e doenças ocupacionais. Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequênciaCORRETA.	2.1.3
	Os indicadores de saúde que melhor exprimem a gravidade dos acidentes de trabalho são aqueles que apresentam no denominador o número de	Total de acidentes.
	Os procedimentos que orientam e instrumentalizam as ações e os serviços de saúde do trabalhador no SUS são estabelecidos pela :	Norma Operacional de Saúde do Trabalhador.
	Os objetivos básicos da Higiene do Trabalho são a prevenção e a proteção do trabalhador contra agentes	inalação.
	externos maléficos. O uso de máscara e o borrifamento do solo e das poeiras conseguem, nesses casos, impedir
	os danos causados por:
	Os procedimentos que orientam e instrumentalizam as ações e os serviços de saúde do trabalhador no SUS são estabelecidos pela :	Norma Operacional de Saúde do Trabalhador.
	O que se entende por Ergonomia 	: Ergonomia pode ser entendida como uma ciência multidisciplinar que estuda a interação do homem-ambiente de trabalho, visando gerar uma solicitação adequada dos trabalhadores, bem como obter uma otimização do sistema de trabalho, mantendo as características psicofisiológicas individuais e evitando o desgaste prematuro do potencial profissional
	Os serviços de saúde ocupacional respondem pela atenção preventiva e curativa dos trabalhadores em seus postos de trabalho. A função de participação no processo de seleção de funcionários envolve a realização obrigatória de exame	admissional.
	Os riscos mais comuns encontrados em uma inspeção laboral são	falta de proteção, ordem e limpeza.
	Para a NR4, que rege o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), as empresas são obrigadas a exigir , para formação desta equipe, quais profissionais?	Engenheiro de Segurança do Trabalho; Médico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico de Enfermagem.
	Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR 6, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. É de responsabilidade do EMPREGADOR, EXCETO:	responsabilizar-se pela guarda e conservação;
	Para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doenças ocupacionais, ou ainda para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, o exame periódico deverá ser repetido a cada: (Téc. em Enfermagem  Transpetro/Cesgranrio 2012).	no ou a intervalos menores, como resultado de negociação coletiva de trabalho.
	Paulo é pintor profissional e acaba de sofrer uma queda de grande altura. Seu ajudante acaba de chegar ao local do trauma e nota que seu patrão está desacordado e apresenta pronunciado sangramento na cabeça. Socorrista bem instruído pelas normas de atendimento inicial ao trauma, o ajudante retira a prótese dentária da boca de Paulo, que se quebrou com o impacto da queda, e faz adequado controle da coluna cervical de seu patrão. Seguindo as normas que aprendeu, seu próximo passo será:	Verificar se Paulo está mantendo ventilação/ respiração adequada.
	Planejar, tomar decisões e superar metas até parecem tarefas simples quando comparadas ao cansaço físico de	LER - Lesão por Esforço Repetitivo e DORT - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.
	um dia puxado. Será que o trabalho também nos esgota fisicamente? Os problemas mais comuns de quem
	exerce algumas atividades repetidamente e sem as orientações adequadas são as lesões denominadas:
	Por ambiente laboral podemos designar como sendo	as edificações, os equipamentos, a limpeza e organização.
	Podemos afirmar que Equipamento de Proteção Individual (EPI) é:	todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado.
	Podemos destacar como vias de absorção pelo organismo:	a inalação, a ingestão e o contato com a pele ou via cutânea.
	Podemos dizer que o ruído é todo o som desagradável ou qualquer som que impeça alguma atividade humana. Sendo este risco do tipo:	físico.
	Podemos entender como um conjunto de medidas que é adotado visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade física e capacidade do trabalhador. Esse CONCEITO se refere a:	Segurança do trabalho.
	Porque a empresa precisa constituir equipe de Segurança do Trabalho	Porque é exigido por lei.
	Qual alternativa abaixo, não está relacionada a um exemplo de risco ambiental?
	Quanto a ambiente, podemos dizer que é correto afirmar:	Ambiente é tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação.
	Quanto aos equipamentos de proteção individual EPI e suas utilizações, contidas na norma regulamentadora NR 06, associe a coluna da direita com a da esquerda: (IF-SC 2014)	1, 3, 2, 4.
	Quando dizemos que condições que influenciam a higiene ocupacional segundo a iluminação, estamos citando:	a iluminação deficitária que poderá prejudicar a visão.
	Quando falamos em diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho, estamos relacionando esta dissertação à:	higiene do trabalho.
	Quando falamos que é a ciência aplicada para facilitar o trabalho executado pelo homem, estamos citando sobre a definição	da ergonomia.
	Quando os trabalhadores encontram no ambiente de trabalho, algum fator impróprio e de risco, podemos dizer que o mesmo poderá sofrer:	um risco de morte ocupacional.
	QUE SÃO FATORES AMBIENTAIS ?	Os fatores ambientais (condições inseguras) de um local de trabalho são as falhas físicas que comprometem a segurança do trabalho, exemplos: a) falta de iluminação; b) ruídos em excesso; c) falta de proteção nas partes móveis das máquinas;
	São equipamentos de proteção individual, EXCETO:	manga de segurança para proteção do joelho e da perna contra choques elétricos
	Segundo a NR 6, que trata de Equipamentos de Proteção Individual, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias, exceto:	sempre, independente da ocorrência de qualquer risco no ambiente de trabalho.
	Segundo a NR 6, são obrigações do empregado quanto ao Equipamento de Proteção Individual (EPI), exceto:	comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada no EPI
	Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional - OHSAS18001 tem como objetivo principal:	alcançar maior nível de produtividade, além de aumentar a motivação dos seus colaboradores.
	Sr Arlindo trabalha no setor de construção civil há 14 anos e frequentemente utiliza a britadeira como ferramenta em suas atividades . No momento atua na construção de um túnel em uma cidade grande. Geralmente dispensa os equipamentos de proteção individual. Qual doença ocupacional Sr Arlindo está mais propenso a
desenvolver:	Perda Auditiva induzida por ruído (PAIR).
	Têm direito ao seguro acidentário (acidente de trabalho) da Previdencia Social:	Os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.
	Um grupo de trabalhadores expõe-se diariamente a ruído, em sua jornada de trabalho. A tabela a seguir apresenta dados de sua exposição:	o limite de Tolerância não foi ultrapassado.
	Um plano de higiene no trabalho é considerado fundamental para o pleno desenvolvimento de relações de trabalho. Tal plano visa à proteção da integridade física e mental dos trabalhadores. Em relação à prevenção de riscos, avalia-se o nível da exposição a ruídos, a temperaturas extremas e a radiações. Essa situação envolve a avaliação de riscos do tipo: (Téc. Adm. Petrobrás/Cesgranrio 2014)	físico.
	Você precisa socorrer uma entre várias vítimas em um acidente. Qual seria a primeira?	a que não estivesse conseguindo respirar
Plan2
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais