Buscar

Questionário Unidade II -Perspectivas Profissionais em Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário Unidade II – Perspectivas Profissionais em Serviço Social
1 - Além de entender e abstrair as características da realidade do objeto de intervenção do assistente social é preciso que tais técnicos devam ficar atentos aos (à):
c- Temas ocultos.
Comentário: “Temas ocultos” são tratados por Iamamoto (2004) como posturas assumidas por nossa profissão e que dificultam entender nossa demanda em sua totalidade. Partindo de tal análise, a autora tanto critica determinadas posturas profissionais como oferece pontos de reflexão por ações que permitam a apreensão de nossa demanda, de tal forma que possibilitem também colocar em prática os princípios de nosso compromisso ético-político.
2- As ações do Estado tendem a ser direcionadas ao(à):
b- Capital
Comentário: O papel do Estado brasileiro direciona-se no sentido de proporcionar o desenvolvimento econômico do país. Na verdade, o Estado propõe um mínimo, mas apenas ao social e o máximo para implementar ações para o desenvolvimento do grande capital. O capital, no Brasil: “(...) vem contando com o decisivo apoio do estado via subsídios fiscais, creditícios e outras formas protecionistas estimuladas com a expansão monopolista, sob a égide do capital financeiro” (IAMAMOTO, 2004, p. 154).
3 - Costumeiramente, tratamos de dizer que trabalhamos (assistente social) com a realização de projetos sociais na esfera pública. Faz (em) parte dessa esfera:
c- Os Poderes Federal, Estadual e Municipal.
Comentário: Qualquer projeto social pode ser idealizado e implementado pelas três esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal) e tem por objetivo melhorar aspectos sociais de uma determinada população/região/país, depende da amplitude que se obter com o referido projeto.
4 - Iamamoto (2000) coloca três premissas básicas para que possamos compreender as demandas sociais. Dessa forma, marque a alternativa que contenha a melhor resposta quanto às premissas:
e- As opções “b”, “c” e “d” estão corretas.
Comentário: Iamamoto (2000) coloca três premissas básicas para que possamos compreender as demandas sociais, que são: desvelar a prática profissional (analisar com recorrência as relações sociais estabelecidas na sociedade capitalista madura e consolidadas), considerar o primado da produção social (igualdade, justiça e troca) e o privilégio da história (o hoje é uma formação dos acontecimentos).
5 - Iamamoto (2004) coloca que os assistentes sociais devem focar os olhares no sentido de entender as relações sociais para o(a):
d- sociedade civil
Comentário: Iamamoto (2004) destaca que “para que possamos compreender as relações sociais, precisamos ‘olhar’ também para a sociedade civil”. No caso, a autora coloca que os estudos, análises e reflexões dos assistentes sociais têm se orientado mais a uma compreensão do papel do Estado e menos da sociedade civil. Assim, segundo essa concepção, pela característica assumida pela profissão no sentido de realizar análises das políticas sociais, é usual que o olhar seja voltado para a máquina estatal.
6- Marque a alternativa que contenha informações verdadeiras sobre REALIDADE:
d- pode mudar
Comentário: A realidade é algo que existe realmente, mas cada ser a olha de uma maneira, ou seja, as situações que são postas, logo, conforme a orientação do observador a realidade pode ser vista de maneira diferenciada dos demais e, como profissional, o assistente social deve entender a importância que tem a abstração do real para suas intervenções.
7 - Nós, profissionais formados em Serviço Social, precisamos entender que todos são indivíduos constituídos de:
c- direitos
Comentário: Nós, assistentes sociais, precisamos entender que todos são indivíduos de direitos, porém sua efetivação é dada de acordo com a individualização do mesmo, ou seja, nossa atuação precisa condizer com a realidade apresentada.
8- O Estado faz parte de qual setor (es)?
a-1o setor.
Comentário: O 1o setor é formado pelo Estado (dinheiro público para fins públicos); o 2o setor, por empresas privadas com fins lucrativos (dinheiro privado para fins privados) e o 3o setor, por organizações privadas sem fins lucrativos, denominada Organizações Não Governamentais (dinheiro privado para fins privados, mas o Estado pode fazer intervenção no custeio ou manutenção destas).
9 - O que podemos entender como projetos societários?
a- Projetos de determinada classe social.
Comentário: Projetos societários são projetos de determinada classe social. Assim, recorrendo mais uma vez à teoria marxista, constatamos que na atualidade identificamos duas classes sociais, sendo essas a classe burguesa e a classe operária. O fato é que cada classe social possui um projeto societário, um projeto de sociedade, de uma sociedade que se espera construir.
10- Quem é o principal responsável por atuar no sentido de minimizar as expressões da questão social?
a- Estado
Comentário: O Estado, principal responsável por atuar no sentido de minimizar essas expressões da questão social, vem, desde a década de 1990, se retraindo, ou seja, restringindo suas intervenções nessas expressões e reduz gastos na área das políticas sociais.

Continue navegando