Buscar

EXERCÍCIOS SOBRE INTERVENÇÃO

Prévia do material em texto

1. A intervenção poderia se realizar pelo Estado-membro, ou deveria ter sido decretada apenas pela união? 
- No caso de intervenção e considerada uma medida que só pode acontecer conforme os casos mencionados nos art. 34 e 35 da CF/88. A União pode intervir nos Estado-membro e no DF . Mais os Estados-membros só podem intervir em municípios que está localizado em seu devido território. Mais a União não pode intrometer-se frontalmente nos municípios brasileiros, salvo se localizado no território federal. Quando ocorre o ato de intervenção e necessário ter conhecimento e seguir os art. 34 a 36 da CF/88.
2. E adequado dizer que a citada intervenção, para se concretizar depende de prévia autorização judicial? 
Na situação hipotética apresentada, a intervenção pode ser realizada pelo estado-membro no município que deixou de aplicar o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino (art. 35, III, da CF/1988).
3. Qual a forma pela qual a intervenção devera se concretizar ( resolução , decreto legislativo , decreto governamental , lei estadual ou lei federal , decisão judicial ) ? 
Sim, pois pelo fato do Tribunal de Justiça e o responsável a dar provimento a representação para assegurar a observância do princípios indicados na Constituição Estadual, ou para poder promover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.
4. Quais são os requisitos que deve possuir o instrumento normativo que institui a intervenção?
- De acordo com o art. 35 do CF/88, nem uma das partes nem Estado ou União interferem no território do outro exceto o momento em que um que não realiza o pagamento por dois anos seguidos a dívida fundada sem motivo justo de força superior; as contas não forem prestadas na forma da lei; se a manutenção e desenvolvimento de ensino, ações e serviços públicos não tiverem sido aplicados de acordo com a quantia exigida para a receita municipal e quando o TJ dá provimento para os princípios indicados na Constituição Estadual ou no momento de prover execução de lei, de ordem ou decisão judicial.
 
5. No caso apresentado, é necessário que o poder legislativo estadual aprecie o ato de intervenção? Se sua resposta for afirmativa, essa apreciação deve ser a priori ou a posterior? 
- No caso apresentado, por se tratar de intervenção estadual por requisição judicial, não há controle político a ser realizado pelo Poder Legislativo estadual. Em breve síntese, é possível, no caso apresentado, a intervenção estadual no município, que dependeria de prévia autorização judicial, para que o governador decretasse a intervenção. A forma pela qual a intervenção deverá se concretizar é o decreto governamental e não haverá controle político feito pelo Poder Legislativo.

Continue navegando