Buscar

Inflação: Causas, Tipos e Consequências

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
INFLAÇÃO
*
O QUE SIGNIFICA
Representa geralmente um excesso de procura de bens e serviços sobre a oferta. Tem como principal característica a desvalorização da moeda ou da elevação incontida da quantidade de moeda em circulação. Há inúmeros efeitos e causas.
*
PONTOS IMPORTANTES
Natureza do fenômeno – É um fenômeno essencialmente monetário, uma vez que para ocorrer a inflação é necessário um aumento na quantidade de moeda. Isto não significa que a causa final da inflação seja a expansão monetária, mas é uma condição sine qua non. Não se pode caracterizar um processo inflacionário em economias não monetarizadas.
*
PONTOS IMPORTANTES
 A magnitude na elevação dos preços – Para ser considerada como inflação, é necessário observar qual o grau de elevação dos preços considerando determinado período de tempo. Uma inflação de 15% em 10 anos, por exemplo, equivale a taxa de 0,1% ao mês. Portanto, como não é uma elevação apreciável, não é considerado um processo típico inflacionário.
*
PONTOS IMPORTANTES
 A dimensão do fator tempo – Para que seja caracterizado um processo inflacionário, é necessário haver pressão nos preços de forma consistente e por um período maior de tempo. Pequenas alterações temporárias de preço podem caracterizar apenas acomodações existentes no mercado, originada por flutuações de oferta e procura. Na prática, considera-se como período de análise, as medições mensais e anuais. 
*
PONTOS IMPORTANTES
 O Dinamismo do Processo – É um processo que não é estático e sim dinâmico; e de forma crescente. O ritmo do desequilíbrio é que determina as conseqüências.
*
PONTOS IMPORTANTES
 O tamanho do fenômeno – Abrange a todos os fatores de produção e produtos do sistema econômico. É expressa pela média ponderada das diferentes taxas de elevação todos os preços. As variações de preços não ocorrem com a mesma intensidade em todos os produtos, entretanto a aceitação de um índice geral é utilizada como fator de correção monetária.
*
INFLAÇÃO NO BRASIL
*
INDICADORES DE INFLAÇÃO
Para se medir a alta generalizada de preços, existem inúmeros critérios de cálculos, originando uma variedade de indicadores. Cada um deles possui a sua metodologia própria, seu público alvo, a região geográfica entre outras variáveis. 
*
INDICADORES
Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC
Índice de Preço ao Consumidor – IPCA FIPE. (Fundação de pesquisas econômicas da USP).
Índice Geral de preços do mercado – IGP-M . (FGV)
*
INDEXAÇÃO
É o ato de corrigir o valor de um ativo, utilizando um indicador de inflação.
A indexação é uma reação a inflação incontida e normalmente produz mais inflação. Essa projeção da inflação passada para o futuro é chamada de inflação inercial.
*
TIPOS DE INFLAÇÃO
Inflação de Demanda – Excesso de procura sobre determinada oferta.
Inflação de Custos – Sua causa está no âmbito da oferta agregada, normalmente causada por aumento de salários, nos custos de matéria-prima ou aumento no lucro.
*
CONSEQUÊNCIAS DA INFLAÇÃO
Destruição da moeda
Destruição do sistema de trocas
Desarticulação na cadeia de suprimentos
Regressão nas atividades produtivas
Queda no nível de emprego
Ruptura do tecido social
Ruptura político-institucional (inpeachtment)
*
REFLEXOS NA SOCIEDADE
Baixo padrão de alimentação
Tuberculose e Raquitismo
Substituição de alimentos nobres por inferiores
Péssima conservação das casas
Trabalho excessivo das mulheres
Aumento de mortes por desnutrição
Aumento de enterros de indigentes
Barracos de papelão 
*
O PLANO REAL
 O plano real foi fundamentado num indexador de preços, a URV, que além de índice assumiu também a função de meio de pagamento e reserva de valor. Os preços inicialmente eram convertidos em URV. Num segundo momento, passou-se a utilizar o real como instrumento monetário. Esse sistema bimonetário foi inspirado nos países que tiveram hiperinflação no começo do século.
*
DESINFLAÇÃO
É quando se consegue obter a estabilidade de preços de volta com programas corretivos
*
DEFLAÇÃO
Queda dos preços associado a estagnação da economia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando