Buscar

IUGOSLÁVIA - cpma.comunidades.net

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IUGOSLÁVIA
	
A Macedônia foi a única república a se separar do Iugoslávia sem derramamento de sangue. Declarou independência no início dos anos 90, assim como a Croácia, a Eslovénia e a Bósnia-Herzegovina, que mergulharam em guerras civis alimentadas pela divisão étnica.
Desde o mês passado, um desconhecido grupo rebelde albanês, que se auto- intitula Exército de Libertação Nacional, ataca as forças governamentais no norte do país. Mas os choques em Tetovo motivaram uma ampla ofensiva de Exercito e alarmaram a comunidade internacional. A região do novo conflito é explosiva.
Os rebeldes agem perto da fronteira com Kosovo, província do Servia - republica que forma, com Montenegro, a atual Iugoslávia. Desde 1999, Kosovo está ocupada por tropas do Tratado do Atlântico Norte (Otan), parte de uma missão de paz das Nações Unidas. A aliança militar liderada pelos Estados Unidos bombardeou as forças sérvias na província para deter o massacre de albaneses. Membros da antiga guerrilha albanesa de Kosovo, já extinta, ajudam os rebeldes na Macedônia. A Otan procura deter a passagem de armas pela fronteira, mas não quer se envolver em combates.

Outros materiais