Buscar

AV1 E AV2 PRINCIPIOS DA CIêNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS 2016

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0291_AV1_201301814075 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 201301814075 - DIOGO SANTANA FALCÃO 
	Professor:
	CARLOS ALBERTO MARTINS FERREIRA
	Turma: 9025/AY
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 19/05/2016 10:54:11 
	
	 1a Questão (Ref.: 201302515419)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
		
	
	Idades da Rocha/Ferro/Ouro/Ferro
	
	Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
	
	Idades do Cobre/Bronze/Ferro
	
	Idades da Pedra/Ferro/Bronze/Cobre
	
	Idades da Pedra/Bronze/Ferro 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302515418)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Idade do Bronze representou uma fase de avanço tecnológico, uma vez que este material passou a substituir o cobre. A técnica empregada na metalurgia dos bronzes contemplavam com a matéria-prima as ligas de Cu com vários outros elementos, incluindo o Sn, Al, Si e Ni. Na época, pode-se afirmar que uma das propriedades importantes do bronze era: 
		
	
	a Idade do Cobre antecede a do Bronze
	
	ser de dificil o processo extrativo
	
	na composição das ligas de cobre só continha o Sn
	
	não ser utilizado como feramenta de corte, arma e na arte
	
	ter maior dureza do que o Cu, bem como boa resistência à oxidação
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302477321)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O sódio cristaliza numa estrutura em que o número de coordenação é 8. Qual é a estrutura que melhor descreve o cristal ?
		
	
	cúbica simples
	
	CFC
	
	CCC
	
	HC
	
	Hexagonal Simples
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302051552)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Muitas vezes, uma substância assume diferentes estruturas cristalinas, dependendo da temperatura e da pressão. Este fenômeno é conhecido como alotropia. Um dos mais famosos é o caso do Estanho branco e do Estanho cinza. O primeiro é tetragonal de corpo centrado a temperatura ambiente, enquanto o segundo possui uma estrutura cúbica semelhante ao do diamante, que passa a predominar a partir de 13,2oC. Quando ocorre a alteração, também ocorre a variação dimensional da substância e o seu esfacelamento. Porém, esta transformação não é preocupante, uma vez que sua cinética é muito lenta, havendo tempo para remediá-la.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	A hexagonal possui em um padrão cúbico seis átomos compartilhados com os oito vértices do cubo.
	
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico apenas átomos situados nos oito vértices.
	
	A célula cúbica simples possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro de cada face do cubo.
	
	A célula cúbica de face centrada possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302141913)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Utilizando a difração por raio-X, podemos diferenciar um material cristalino de um material amorfo, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do material de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material, revelando a natureza do material cristalino; já o material amorfo não apresenta os picos.
Entre os materiais listados nas respostas a seguir, qual apresenta padrão cristalino EM TODA A SUA ESTRUTURA.
		
	
	Aço.
	
	Poliestireno. 
	
	Água. 
	
	Madeira.
	
	Borracha. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302141910)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A ordem cristalina a nível atômico pode ser observada em diversos materiais, até mesmo naqueles que são predominantemente amorfos, como os polímeros, podemos obter através de tratamentos físico-químicos adequados, pequenos nichos de cristalinidade. 
Ao se observar a estrutura cristalina de dois polímeros, A e B, constata-se que os átomos de apresentam-se ordenados em alguns volumes do material, enquanto na observação de B, todo o material encontra-se desordenando.
Considerando o contexto anteriormente exposto, assinale a opção CORRETA.
		
	
	O material "B" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto A é amorfo. 
	
	O material "A" apresenta não padrão cristalino em sua microestrura, assim como B. 
	
	O material "A" apresenta não padrão amorfo em sua microestrura, assim como B. 
	
	O material "A" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto B é amorfo.
	
	Tanto o material A como o material B não estão associados aos conceitos de cristalinidade. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302610342)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A capacidade de uma dada fase em dissolver um elemento de liga ou impureza tem limite. Uma vez excedido este limite, precipita-se uma nova fase, mais rica nos elementos de liga ou impurezas que não foram dissolvidos. Qual o nome deste limite?
		
	
	limite de Van Loon
	
	limite tolerante
	
	limite fásico
	
	limite de solubilidade
	
	limite de saturação
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302517757)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nos Sistemas Binários a transformação imediata de fase líquida em fase sólida é denominada de: 
		
	
	Reação Eutética
	
	Reação de Equilíbrio
	
	Reação Polóide
	
	Reação Mista
	
	Reação Sintética
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302141982)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar: 
		
	
	Alteração da rugosidade superfícial do aço.
	
	Diminuição do volume.
	
	Remoção de tensões.
	
	Alteração da cor do aço.
	
	Diminuição da espessura.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301955741)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual a diferença entre deformação elástica e deformação plástica?
		
	
	A deformação elástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas não seguem a lei de Hooke.
	
	A deformação plástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação elástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas seguem a lei de Hooke.
	
	Avaliação: CCE0291_AV2_201301814075 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201301814075 - DIOGO SANTANA FALCÃO 
	Professor:
	CARLOS ALBERTO MARTINS FERREIRA
	Turma: 9025/AY
	Nota da Prova: 7,2 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 30/05/2016 21:01:58 
	
	 1a Questão (Ref.: 201302607932)
	Pontos: 0,2  / 1,0 
	O Tratamento Térmico Recozimento temo como fatorimportante o processo de aquecimento da peça até uma temperatura onde haja recristalização e/ou transformação em uma nova fase. Observa-se que quando da aplicação nos aços, o fato de manter a temperatura constante em um patamar por um determinado tempo controlado favorecerá a adequada homogeneização da microestrutura austenita e deve ser seguido de resfriamento lento. Cite quatro principais objetivos a serem alcançados por este tratamento. 
		
	
Resposta: Tempera. Durabilidade, resitência mecânica do aço.
	
Gabarito: Reduzir a dureza do metal, Melhorar a Usinabilidade, Remover o encruamento, Aliviar tensões internas e homogeneizar a microestrutura de peça
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302133321)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Na fase de obtenção dos polímeros é possível formar uma rede cristalina com os mesmos. No entanto, devido à complexidade das moléculas, raramente o material será totalmente cristalino, ocasionando apenas o surgimento de regiões cristalinas que estarão dispersas dentro da parte amorfa do material. Vale ressaltar que, polímeros lineares cristalizam com mais facilidade. Neste contexto, cite 03 tipos de fatores importantes que possam influenciar no grau de cristalinidade deste material. 
		
	
Resposta: metais em altos fornos, onde também podemos controlar sua pureza a dicionar outros elementos,originando ligas.
	
Gabarito: - Taxa de resfriamento na solidificação - Complexidade química - Configuração da macromolécula 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302051386)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas. 
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302472361)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Diagramas de fase são gráficos muito utilizados em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, nos permitindo determinar quais fases e composições são as mais adequadas aos projetos de Engenharia. Com relação aos diagramas de fase, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de: 
		
	
	Os diagramas de fase são aplicáveis quando o resfriamento do material em questão é lento e contínuo - equilíbrio estável.
	
	A determinação de um diagrama de fase é feita experimentalmente através dos seguintes métodos: análise térmica, dilatometria, resistência elétrica, metalografia, difração de raios X.
	
	Na elaboração de um diagrama de fase, devemos considerar que com relação aos metais puros, a fusão se dá numa temperatura bem definida e em ligas, numa faixa de temperatura onde se distingue o início e o término da fusão. 
	
	Nos diagramas de fase encontram-se as fases dos materiais presentes em diversas temperaturas, não dependendo da taxa de resfriamento para a sua ocorrência.
	
	Os que são utilizados em metalurgia apresentam as fases em equilíbrio a uma dada temperatura e à pressão atmosférica normal.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302607949)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No Tratamento Térmico o fator tempo é primordial, uma vez que a obtenção de resultado desejável dependerá muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Observa-se que quanto maior o período de tempo utilizado no tratamento, será viável obter-se melhor segurança para atingimento da fase com a completa dissolução da mesma e para a obtenção da microestrutura específica. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. O tratamento que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio está correto na opção: 
		
	
	Normalização
	
	Recozimento 
	
	Forjamento 
	
	Têmpera 
	
	Laminação 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302518798)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O enxofre é uma das impurezas mais prejudiciais as ligas de aço e ferro fundido, que se presente na composição de 2% à 3% torna o material: 
		
	
	não deixa o aço quebradiço 
	
	não pode ser absorvido da composição 
	
	menos resistência a forjabilidade 
	
	todas as opções estão corretas
	
	aumenta a resistência 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302052858)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Aços de alta liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração superiores a 5,0%. 
	
	Os aços com concentração de carbono entre 0 e 2,11%, com impurezas normais desta liga, são considerados aços carbono comuns. 
	
	Aços de baixa liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração inferiores a 5,0%. 
	
	O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços. 
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302052879)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Uma das formas de se alcançarem as propriedades necessárias a um aço para que o mesmo possa ser utilizado em uma aplicação específica, como por exemplo alta resistência a corrosão, é o acréscimo de elementos de liga, como o Cr, Ni, V, Mo, W, Co e Cu. Com relação a atuação destes elementos, não podemos afirma que:
		
	
	Deslocam as curvas TTT para a direita. 
	
	Podem alterar a resistência e a dureza das ligas. 
	
	Não alteram o tamanho de grão.
	
	Podem conferir propriedades especiais como a estabilidade a baixas e médias temperaturas. 
	
	Podem modificar as propriedades elétrica e magnéticas. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301922404)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é: 
		
	
	aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado 
	
	promover a esferadização da cementita
	
	evitar as trincas de têmpera
	
	diminuir a dureza dos aços após a têmpera
	
	aumentar a resistência tração
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301957531)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Muitos materiais metálicos necessitam da adição de elementos de liga para sua utilização. Sendo assim, o que são os elementos de liga nos materiais metálicos?
		
	
	Nenhuma das afirmações anteriores está correta; 
	
	São elementos metálicos adicionados à liga com a função de alterar uma ou mais propriedades do material; 
	
	É quaisquer elementos adicionados a liga, porém não causam mudanças significativas nas propriedades do material. 
	
	É quaisquer elementos adicionados a liga com a função de alterar determinadas propriedades do material; 
	
	São elementos metálicos adicionados à liga que não causam mudanças significativas nas propriedades do material;

Continue navegando