Buscar

Simulado 4 Fisioterapia aquática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontos: 0,0  / 0,1
	O método Halliwick foi criado por James McMillan em 1946 na Suíça, com objetivo de ensinar natação para as meninas. De acordo com o método Halliwick, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo:
	 
	Apresenta 10 pontos que precisam ser trabalhados na sequência, para que o tratamento seja efetivo.
	 
	Faz uso de Flutuadores e promove uma maior dependência dos pacientes (na água)
	 
	A fase de adaptação mental envolve o reconhecimento de duas forças atuando sobre o corpo: gravidade e empuxo.
	 
	Promove a reorganização cerebral, melhorando movimentos voluntários, equilíbrio e inibindo padrões inadequados de movimento.
	 
	A fase de Inibição é a capacidade de criar um movimento mentalmente desejado e fisicamente controlado (nadar)
	 2a Questão (Ref.: 201301303198)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente com lesão músculo-esquelética necessitando de um tratamento fisioterápico que contemple vasoconstrição para reduzir o risco de dor, edema e hematomas deverá ser submetido a:
	 
	Turbilhão frio e massoterapia
	
	banho de parafina
	
	Turbilhão quente e massoterapia
	 
	Crioterapia
	
	ultrassom
	 3a Questão (Ref.: 201301302917)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A hierarquia do progresso dos exercícios de resistência é a seguinte: I. Exercícios isométricos submáximos com ângulos múltiplos, executados em vários ângulos de amplitude. II. Exercícios isométricos submáximos, com ângulos únicos, executados na posição neutra. III. Exercícios isométricos máximos com ângulos múltiplos. IV. Exercícios isotônicos submáximos com arcos pequenos. V. Exercícios isotônicos submáximos com amplitude de movimento funcional. VI. Exercícios isotônicos submáximos com amplitude de movimento completa. Está correto o contido em:
	
	III, I, II, VI e IV e V.
	 
	I, II, III, IV, V e VI.
	 
	II, I, III, IV, VI e V.
	
	II, III, I, IV, V e VI
	 
	VI, II, I, IV, V e III.
	 4a Questão (Ref.: 201301284190)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os efeitos terapêuticos e fisiológicos da água são espantosamente amplos. Essa circunstância é resultado de uma notável série de efeitos relacionados as forças físicas atuando sobre o organismo dentro do água. Ao longo do tempo, foram sendo realizados estudos no campo da hidroterapia, e dessa forma desenvolvidos métodos de aplicação terapêutica da água. O método Halliwick é familiar para a maioria dos profissionais de reabilitação aquática que durante algum tempo estiveram envolvidos em aquática. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I ¿ O Método Halliwick é dividido em 4 fases: adaptação, restauração do equilíbrio, inibição e facilitação dos movimentos. II ¿ O Método Halliwick foi desenvolvido por James MacMillan (engenheiro) que em 1949 iniciou seu trabalho com pessoas portadoras de deficiência física na piscina. III ¿ No Método Halliwick são utilizados flutuadores artificiais para o aprendizado de habilidades como submergir, rolar e controlar o equilíbrio. IV ¿ O Método Halliwick foi criado para ensinar os indivíduos com incapacidade de nadar e dois elementos foram claramente definidos: Natação e Terapia. V ¿ Os jogos e/ou atividades aquáticas do Método Halliwick contêm princípios de ensino do programa de dez pontos. É correto apenas o que se afirma em:
	
	I, II, III e IV.
	
	I, III, IV e V.
	 
	I, II, IV e V.
	 
	II, III, IV e V.
	
	I, II, III e V.
	 5a Questão (Ref.: 201301306892)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Nas situações abaixo, diga se o trabalho esperado, em piscina, é de força muscular (FÇ), resistência à fadiga (RF) ou flexibilidade (FL) e em seguida marque a alternativa que reflete sua análise. I. flexão de ombro no final da amplitude mantendo por 20 seg. II. flexo-extensão do joelho, sem flutuador, por 2 minutos III. caminhada livre por 10 minutos IV. abdução de quadril em maior velocidade, por 10 repetições V. dorsi/planti-flexão de tornozelo com pé de pato em 15 repetições
	
	RF, FO, FO, RF e FL.
	
	FL, FL, RF, FO e RF.
	 
	RF, FL, FO, RF e RF.
	 
	FL, RF, FL,FO e FO.
	
	FO, FL, RF, FL e RF.

Outros materiais