Buscar

Avaliando o aprendizado - Ciências Sociais 03

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	Simulado: CCJ0001_SM_201602648174 V.1 
	Aluno(a): VITOR DE BONA ZIMMERMANN
	Matrícula: 201602648174
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 09/06/2016 23:03:24 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603489212)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Émile Durkheim é considerado o responsável pela conquista da autonomia da sociologia em relação às demais ciências porque estabeleceu o fato social como objeto específico dos estudos sociológicos. Segundo Durkheim (1974: 1 a 3), há em toda sociedade um grupo determinado de fenômenos com caracteres nítidos que se distingue daqueles estudados pelas ciências da natureza. Assim, quando uma pessoa desempenha seus deveres de cidadão, de esposo ou de irmão ou quando se desincumbe de encargos que contraiu, essa pessoa pratica deveres que estão definidos no direito. Esse direito, entretanto, não foi a pessoa que o criou, portanto, existe fora dela. Assim também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa, portanto, essas coisas existem fora dele. O mesmo ocorre com o sistema de sinais que a pessoa utiliza para exprimir seus pensamentos, o sistema de moeda que emprega para pagar as dívidas, os instrumentos de crédito que utiliza nas relações comerciais, as práticas a seguir na profissão, enfim, todas essas coisas funcionam independentemente do uso que a pessoa delas faça. (ASSIS & KUMPEL: 2009) O fato social, portanto:
		
	
	é exterior às consciências individuais; exerce uma força emancipatória sobre os indivíduos; apresenta generalidade no meio do grupo; constitui o objeto de estudo da sociologia.
	 
	é exterior às consciências individuais; exerce coerção sobre os indivíduos; apresenta generalidade no meio do grupo; constitui o objeto de estudo da sociologia.
	
	é exterior às consciências coletivas; exerce coerção sobre os indivíduos; apresenta generalidade no meio do grupo; constitui o objeto de estudo da sociologia.
	
	é exterior às consciências individuais; não exerce coerção sobre os indivíduos; apresenta generalidade no meio do grupo; constitui o objeto de estudo da sociologia.
	
	é exterior às consciências individuais; exerce coerção sobre os indivíduos; não apresenta generalidade no meio do grupo; constitui o objeto de estudo da sociologia.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201603284599)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Embora todos tenham valores individuais, no interior de qualquer grupo ou sociedade existem formas padronizadas de conduta e pensamento. Esse conjunto de ações que definem a moral vigente é a chamada por Émile Durkheim de:
		
	 
	Consciência coletiva.
	
	Ideologia dominante.
	
	Superestrutura ideológica
	
	Imaginário social.
	
	Determinismo social.
	
	 4a Questão (Ref.: 201603543021)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Por socialização se entende o processo pelo qua:
		
	
	Um indivíduo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, criam uma nova organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente.
	
	Um indivíduo se torna popular no meio social em que vive.
	
	Um indivíduo se decide a praticar uma ação em particular.
	
	Um indivíduo compartilha bens materiais dentro do grupo em que vive.
	 
	Um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria tornando possível a perpetuação da sociedade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603543076)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as ciências sociais é incorreto afirmar que:
		
	
	Busca comprovar os conhecimentos que são adquiridos através de pesquisas;
	
	É uma área do conhecimento que busca compreender a realidade social em uma perspectiva cientifica;
	
	Denomina-se Ciências Sociais a antropologia, sociologia e ciência política;
	 
	Podemos considerar que estudam objetos simples;
	
	Segue os princípios de outras ciências como metodologia, analise sistemática dos fatos, construção de conceitos desenvolvimento de pesquisas entre outros;

Continue navegando