Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Caso 11 )
1 - João adquiriu vidros na loja X, fabricados por Indústria Y, para coloca-los na janela de sua casa. Atendidas as regras técnicas para instalação do referido material, uma semana depois o vidro veio a estilhaçar-se sem uma causalidade externa aparente, tão pouco por conduta do próprio comprador. O evento causou ferimentos no rosto da esposa de João, que necessitou de internação hospitalar por 10 dias. Quem pode pleitear indenização, contra quem, com que fundamento e em que prazo? Resposta fundamentada. 
João e Maria poderão pleitear ação de indenização tanto do Fornecedor quanto do Fabricante, pois no art 12 do CDC dia que : O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, indepedentemente de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem,fórmulas, manipulações, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos. E o prazo estabelecido para pedido de indenização por eventuais danos é de 5 anos.
2 - O estouro de um pneu provocou a capotagem de veículo de Marcos, que ficou totalmente destruído. Marcos também sofreu graves lesões. Tendo em vista que o veículo tinha apenas seis meses de uso, Marcos pretende ser indenizado. Assinale a opção correta:
A) não há direito a qualquer indenização porque o estouro de um pneu caracteriza caso fortuito;
B) Marcos só poderá pleitear indenização do fabricante do pneu;
C) Marcos poderá pleitear indenização do fabricante do automóvel e do pneu;
D) Marcos só poderá pleitear indenização da concessionária que lhe vendeu o veículo;
E) Marcos poderá pleitear a indenização do fabricante do veículo e da concessionária porque há solidariedade entre eles.
Obs : não há direito a qualquer indenização porque o estouro de um pneu caracteriza caso fortuito.

Mais conteúdos dessa disciplina