Buscar

AV2 DIREITO AMBIENTAL 2016.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202530982)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Direito Ambiental é caracterizado como um direito autônomo em relação às outras áreas de conhecimento e não em relação aos outros ramos do direito? Justifique sua resposta diante em razão dos conteúdos trabalhados em nossas aulas.
		
	
Resposta: Em algumas partes sim (em se trantando de suas normas, leis, decretos..). Mas na sua maioria acaba migrando para os outros ramos do "direito convencional", pois sempre estará interligado a pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas.
	
Gabarito: O Direito Ambiental é autônomo, interdisciplinar em relação a outras áreas de conhecimento, pelo fato de possuir seu próprio regime jurídico, objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos próprios. Mas é transversal em relação aos outros ramos do direito.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202532218)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Ministério Público do Estado ofereceu denúncia contra a Madeireira Corte Certo, empresa que se dedica às atividades de serraria, beneficiamento, desdobramento e comércio de madeiras de reflorestamento na cidade YY e a seu sócio gerente, o Sr. José XX. imputando-lhes os crimes descritos nos Artigos 60 e 54, caput, § 2º, I, II e V, combinados com o Artigo 3º e 15, II, alíneas a, c, f e i da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), cujas penas podem chegar a 4 anos de reclusão e multa. A empresa em questão funciona há aproximadamente 02 (dois) anos, sem licença ambiental do órgão competente, causando poluição atmosférica e sonora, em níveis tais que vem resultando danos à saúde da população, tornando a área urbana imprópria para a ocupação humana. Responda de forma justificada: a pessoa jurídica, poderá ser responsabilizada administrativa, civil e penalmente, conforme o disposto na Lei 9.605/98 por toda e qualquer infração ambiental?
		
	
Resposta: As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil, e penalmente conforme o disposto na lei regente, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu orgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.
	
Gabarito: As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto na lei 9.605/98, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202619189)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Está previsto na Declaração do Rio 92 o princípio 16 com a seguinte orientação: " As autoridades nacionais devem procurar promover a internacionalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo da poluição, com a devida atenção ao interesse público e sem provocar distorções no comércio e nos investimentos internacionais". O texto apresentado fundamenta um dos princípios estudados em nossas aula 2. Assinale este princípio
		
	
	princípio da prevenção;
	
	princípio da precaução;
	 
	princípio do poluidor-pagador;
	
	princípio do usuário-pagador;
	
	princípio da participação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202439258)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Referindo-se à relevância das florestas na preservação ambiental, a Constituição Federal estabelece:
		
	
	a competência concorrente da União, dos estados, do DF e dos municípios para gerenciarem o manejo sustentável das florestas, da fauna e da flora silvícolas, bem como para legislar, independentemente, sobre elas.
	
	a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para, exclusivamente, sobre elas legislar.
	 
	a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora.
	
	a competência exclusiva da União para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para legislar sobre elas.
	
	a competência solidária da União, dos estados, do DF e dos municípios para a exploração sustentável das florestas de preservação permanente, da fauna, da flora, dos recursos minerais, hídricos e genéticos bem como para legislar, isoladamente, sobre ela.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202549392)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa CORRETA sobre as Licenças Ambientais previstas na Resolução CONAMA 237
		
	 
	A Licença de Instalação deverá ser concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação
	 
	Licença Prévia, (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação
	
	A Licença de Operação deverá ser concedida na fase operacional do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos, caso haja necessidade.
	
	A Licença Prévia autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos e programas, a serem aprovados, não incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
	
	Uma das modalidades de licença ambiental é a Licença de Operação, que é concedida após a apresentação dos documentos referentes a determinado empreendimento e de seu projeto de implementação e antes da licença de instalação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202439032)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São Unidades de Conservação de Uso Sustentável, todas as alternativas, exceto:
		
	
	Reservas de desenvolvimento sustentável.
	 
	Monumentos Naturais.
	
	Reservas Particulares do patrimônio Natural.
	
	Reservas extrativistas.
	
	Áreas de proteção ambiental.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202524404)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa Correta em razão dos conteúdos estudados sobre poluição visual e poluição sonora.
		
	
	A propaganda eleitoral, de acordo com o Código Eleitoral, não prejudica a estética urbana, nem causa poluição sonora, e devem ser sempre toleradas, pois o direito dos candidatos está respaldado por lei.
	
	A terminologia, poluição estética, faz referência aos ruídos quando estes passam a ser um ¿contaminante¿, ou seja, um som que incomoda e que pode produzir efeitos fisiológicos e psicológicos nocivos para uma pessoa ou grupo de pessoas.
	
	Dentre as diretrizes gerais do Estatuto da Cidade sobre a ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar a deterioração das áreas urbanizadas e a degradação ambiental, não está previsto o controle da poluição, pois a poluição seja sonora ou a visual é matéria legislada pelo poder legislativo federal.
	 
	É considerado crime causar poluição, seja sonora, visual ou de qualquer outra natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana e ao meio ambiente.
	
	Entende-se por poluição sonora o ruído proveniente de uma determinada fonte manifestada, ao mesmo tempo, em vários ambientes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201203000079)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dispondo sobre o ônus da prova nas ações ambientais, marque a alternativa correta:
		
	
	O ônus da prova nas ações ambientais é da parte autora, que se diz vítima do dano ambiental, porque a responsabilidade sobre os danos causados é subjetiva, exigindo a comprovação dano, sua extensão e valoração, nexo de causalidade e a culpa do agente.O ônus da prova nas ações ambientais em regra é do poluidor. Além disso, a responsabilidade sobre os danos causados é objetiva, sendo certo também que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado tem a natureza jurídica de bem difuso, pertencente a todos de forma indistinta.
	
	O ônus da prova nas ações ambientais é do réu somente quando se tratar de Ação Civil Pública, pois nas demais demandas ambientais a prova sempre caberá ao autor.
	
	O ônus da prova nas ações ambientais é da parte autora, seja poluidora ou vítima do dano ambiental, em razão da regra do Código de Processo Civil que estabelece caber ao autor a prova dos fatos constitutivos de seu direito, valendo lembrar a máxima de que a prova cabe a quem alega.
	
	O ônus da prova nas ações ambientais não depende da inversão ope legis com base em normas de inversão legal, mas sim ope judicis, sujeita à inversão judicial.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201203114964)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Constituição Federal de 1988 as infrações penais ambientais podem ser praticadas:
		
	
	somente por pessoa formal
	
	somente por pessoa jurídica
	
	somente por incapaz
	
	somente por pessoa física
	 
	por pessoa física ou jurídica
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201203000088)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De que forma a sentença da Ação Civil Pública poderá condenar o causador do dano ambiental?
		
	
	A sentença da ação civil pública poderá condenar restritivamente à obrigação de fazer ou não fazer, aplicando multa para compelir ao seu cumprimento.
	
	A sentença da ação civil pública não poderá condenar ao pagamento em dinheiro, devendo determinar a obrigação de fazer ou não fazer, sem a condenação em multa cominatória e sem prever a conversão da obrigação em perdas e danos, devendo assim, determinar tutela específica ou a obtenção do resultado prático correspondente.
	
	A sentença da ação civil pública poderá condenar ao pagamento em dinheiro e à obrigação de fazer ou não fazer, não podendo condenar em multa para compelir ao seu cumprimento, podendo, no entanto, prever a conversão da obrigação em perdas e danos caso impossível a tutela específica ou a obtenção do resultado prático correspondente.
	
	A sentença da ação civil pública poderá condenar restritivamente à obrigação de fazer ou não fazer, não condenará à multa cominatória para compelir ao seu cumprimento, podendo prever a conversão da obrigação em perdas e danos caso impossível a tutela específica ou a obtenção do resultado prático correspondente.
	 
	A sentença da ação civil pública poderá condenar ao pagamento em dinheiro ou o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, aplicando-se multa cominatória para compelir a efetivação da obrigação.

Outros materiais