A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol 2 Comunicação Empresarial e Ética Empresarial   Ana Carla Nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Disciplina(s):
Ética Empresarial
Comunicação Empresarial APOL 2
Questão 1/5
O filósofo Thomas Donaldson, citado por Alencastro (2010), utiliza a analogia do contrato social para avaliar as obrigações das empresas. Da mesma forma que o contrato político proposto por Hobbes, Locke e Rousseau, é possível pensar em um contrato nos negócios a ser estabelecido entre a empresa e a sociedade.
 
Dentre as alternativas apresentadas abaixo, assinale aquela que constitui uma afirmação verdadeira em relação ao contrato social.
	
	A
	Define a sociedade como um produto de uma dissensão entre os homens e, historicamente marca o fim da reflexão política moderna no século XVIII.
	
	B
	Define a sociedade como um produto de uma convenção entre os homens e, historicamente marca o fim da reflexão política moderna no século XVIII.
	
	C
	Define a sociedade como um produto de uma convenção entre os homens e, historicamente marca o nascimento da reflexão política moderna do século XVIII.
	
	D
	Define a sociedade como um produto de uma dissensão entre os homens e, historicamente marca o nascimento da reflexão política moderna do século XVIII.
Questão 2/5
Leia o texto abaixo: 
 “A prevenção do câncer de intestino é muito precária entre nós. Grande número de mulheres e homens só chega ao diagnóstico quando os tumores já se encontram em fase avançada de crescimento ou estão disseminados para o fígado e os pulmões”. Fonte: Varella (2012a).
 Assinale a alternativa correta que apresenta o procedimento introdutório escolhido pelo autor.
	
	A
	Narração, descrição ou referência a acontecimentos e ações.
	
	B
	Conceituação ou definição de uma ideia ou situação.
	
	C
	Comparação entre realidades geográficas, sociais e culturais diferentes.
	
	D
	Interrogação ou sequência de interrogações.
Questão 3/5
 
Pelo Direito do Trabalho, caso o assédio seja praticado por um colega de trabalho, o assediador poderá ser demitido por justa causa. Porém, se o assédio é praticado pelo superior hierárquico, o empregado poderá pedir rescisão indireta do seu contrato de trabalho e postular indenização por danos morais. O grande problema é que comprovar o assédio sexual é muito difícil, já que ele acontece normalmente a portas fechadas, longe dos olhares do restante dos colegas que poderiam servir de testemunhas. A vítima deverá estar bem embasada em provas para que não venha a responder uma ação de indenização por danos morais pela falsa acusação de calúnia. O que a empresa pode fazer para evitar o assédio sexual? Analise as sentenças abaixo enquanto possíveis respostas para essa pergunta.
 I. Cabe ao empregador deixar claro que não tolera esse tipo de prática e informar aos seus empregados o direito que eles têm.
II. A empresa deve ter uma política definida para abordar a questão, inclusive mantendo canais formais para a comunicação desse tipo de problema.
III. Um treinamento preventivo pode ser útil e também proporcionar subsídio na orientação jurídica caso o assédio venha a acontecer.
IV. O ambiente de trabalho não pode ser permissivo à literatura pornográfica e brincadeiras de mau gosto sobre sexo. 
Assinale a alternativa que indica corretamente quais das sentenças acima expostas podem ser consideradas como respostas coerentes para o intuito de se evitar assédio sexual em uma contexto empresarial.
	
	A
	I, II, III e IV
	
	B
	Apenas I, II e III
	
	C
	Apenas I e II
	
	D
	Apenas I
Questão 4/5
Leia o texto abaixo:   
Depois […] [da tragédia que] aconteceu no Japão, aumentou a preocupação do governo brasileiro com a segurança das usinas nucleares. […] Das 54 usinas […] [japonesas], 14 estão localizadas na região afetada pela catástrofe […] [e] foram projetadas para resistir a esforços provocados por uma aceleração correspondente a 0,3 vezes a aceleração da gravidade, o que corresponderia a um terremoto de 8,2 na Escala Richter e a uma onda tsunami de 5,7 metros. No entanto, essas usinas sofreram os efeitos de um terremoto de 9 graus seguido de um tsunami de […] 10 metros de altura, muito superior àqueles eventos naturais severos considerados no projeto. Apesar disso, dez dessas 14 usinas resistiram adequadamente. A primeira lição já aprendida […] é que as usinas nucleares são as construções humanas mais […] [bem preparadas para resistir a esse tipo de catástrofe]. […] Outra lição é que os critérios dos projetos para usinas nucleares localizadas em áreas de alto risco sísmico, especialmente aquelas em zonas costeiras, devem ser reavaliados (AMORIM, 2011, p. 36).
 Assinale a alternativa correta que apresenta o modelo de argumentação escolhido pelo autor.
	
	A
	Argumentação por exemplificação ou ilustração.
	
	B
	Argumentação por comprovação.
	
	C
	Argumentação por raciocínio lógico.
	
	D
	Argumentação por causa e consequência.
Questão 5/5
A empresa tem uma série de obrigações morais e legais para com seus empregados, que se materializam nas tomadas de decisão em relação a ações relacionadas ao recrutamento e seleção, contratação, promoção e remuneração, rescisão de contrato etc. Para tanto, ela deve, além de cumprir a lei, garantir a liberdade de seus empregados, não permitir abusos e assédios (moral e sexual), garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e não permitir que preconceitos ou discriminações possam interferir no dia a dia organizacional. Nash, citado por Alencastro (2010), em seus dilemas éticos, apresenta outras situações para a discussão dos deveres para com os empregados. Analise as sentenças apresentadas em sequência:
 I.   O sacrifício do inocente e do mais fraco para que as coisas sejam feitas.
II.   A humilhação das pessoas no trabalho por meio de estereótipos.
III.  A mentira aos empregados pelo “bem” da empresa.
IV.  A não cooperação com as outras áreas.
V.   A concordância com fantasias corporativas que desperdiçam tempo e dinheiro.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente as sentenças possíveis de serem selecionadas como exemplos de situações para a discussão dos deveres para com os empregados.
	
	A
	Apenas I e II
	
	B
	Apenas I, II e III
	
	C
	Apenas I, II, III e IV
	
	D
	I, II, III, IV e V