Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTRUTURADA
DISCILINA: Introdução a Questão Social
ALUNO (A): Talita Souza silva
EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL: Origens, determinantes e propostas alternativas.
DESEMPREGO
O desemprego no Brasil é uma das grandes expressões da questão social. É através do desemprego que se possui outro agravante, que é a migração de pessoas de uma região a outra em busca de oportunidades de trabalho. Isso se observa da região Nordeste para o Sudeste e do interior para as capitais nas regiões Centro-Oeste e Norte. Vale ressaltar também que o desemprego no Brasil é um importante determinante da pobreza e desigualdade. A análise da estrutura do desemprego por sexo, nível educacional, idade, posição no domicílio, setor de atividade, e posição na ocupação, permite uma visão mais profunda da relação entre desemprego, pobreza e desigualdade no Brasil.
Com tudo isso, pode-se observar que o desemprego não é uma questão social e sim uma expressão da questão social, onde é através dele que causa várias outras expressões e que é de grande impacto nas condições de vida da classe trabalhadora, como por exemplo, a falta de moradia digna, uma pessoa desempregada irá viver na miséria, passar a viver com fome, ganhar o desprezo e a indiferença de outras pessoas, e a partir daí começar viver uma vida de violência, de exploração e de preconceito. Tudo isso porque não teve uma oportunidade de ter uma vida digna, pois o emprego dignifica o ser humano e o torna membro da sociedade em que vivemos de forma digna.
Outro fator que tem que ser analisado também são os índices. Segundo o IBGE, no mês de fevereiro de 2016, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,2%.  Foi o maior índice para o mês de maio de 2009. Ainda de acordo com o IBGE, no último trimestre de 2015, 9,08 milhões de brasileiros procuraram emprego, porém não obtiveram sucesso e continuaram desempregados.
Infelizmente o desemprego é o maior dos atuais desafios da nossa Sociedade, uma vez que  o trabalho é o suporte que garante o equilíbrio e a convivência social. Para que esta situação seja amenizada, tem que haver uma reestruturação, ser dada mais oportunidade para aqueles que não têm experiência de trabalho, principalmente para os jovens e que eles desenvolvam a capacidade de estudar por conta própria, pois isso facilitará na vida profissional, ou até mesmo criar um negócio próprio. Tem que haver mais projetos nas áreas das políticas públicas. Estas pessoas desempregadas tem que ter um suporte, tem que serem trabalhadas. O Assistente Social tem que trabalha-las em diversas áreas, saber entender e chegar ao ponto x da questão, para que assim elas possam voltar de uma vida sem ânimo, sem prazer, sem motivação para uma sociedade que as receba de forma igualitária.

Continue navegando