Buscar

FHC Sociologo Escritor Politico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fernando Henrique Cardoso : 
Nascido em 18 de Junho de 1931, Ex-Presidente da República, Ex-ministro das relações exteriores, Ex-ministro da fazenda, Foi Senador Suplente, Sociólogo, Professor Universitário inclusive no exterior, Escritor é Político, Ajudou a fundar o PSdB,
http://educacao.uol.com.br/biografias/fernando-henrique-cardoso.htm
O Brasil é um país em mudança dentro de um mundo em mudança. Hoje nós temos uma escolha a fazer. Podemos nos deixar levar pelas mudanças como numa enxurrada, ou podemos nos organizar melhor e confiar na nossa capacidade de construir o futuro com as próprias mãos, para sermos donos do nosso nariz e do nosso futuro, temos que ser capazes de definir com clareza o que queremos ser como sociedade, como nação e como democracia, e como vamos realizar o que queremos. 
Queremos uma sociedade solidária e mais justa, livre das inseguranças econômicas e sociais que a têm infelicitado, queremos uma nação unida para trabalhar, crescer e eliminar as brutais desigualdades sociais e regionais, com cidadãos aptos a resolver seus próprios problemas e ajudar a resolver os do país; queremos uma nação soberana, com fronteiras seguras e uma política externa competente para defender os interesses do Brasil em benefício de seu povo. Queremos uma democracia consolidada, em que todos os brasileiros exerçam plenamente sua cidadania, sem tutela do Estado sobre a sociedade, com dirigentes e partidos capazes de exercer com firmeza e probidade a vontade política de que forem investidos. 
Mas não basta querer e dizer, nada disso se faz num dia. É preciso lucidez para diagnosticar, competência política para fazer e convicção para perseverar. O projeto de desenvolvimento que apresentamos aqui é a nossa resposta a esse desafio, não uma resposta tecnocrática, fria e acabada, mas sim, o resultado aberto a novas contribuições – de um esforço coletivo de repensar o Brasil de um ângulo democrático e social, ouvindo a sociedade e procurando responder aos seus anseios. Agradeço às centenas de profissionais e lideranças da sociedade que participaram desse esforço.
Trechos do Livro,
 MÃOS A OBRA: BRASIL, PROPOSTA DE GOVERNO
Fernando Henrique Cardoso

Outros materiais