Buscar

Aval. ap. 10 de Fundamentos sociantropológicos

Prévia do material em texto

SDE0283_EX_A10_201308044021
	   » de 48 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno:HÉRICA
	Matrícula: 
	Disciplina: SDE0283 - FUND.SOCIOANTRP.SAÚD 
	Período Acad.: 2016.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		"O indivíduo que se sente em pecado perde o controle sobre sua vida e sobre suas escolhas, podendo, no limite, entregar-se à morte, tal é a força das regras morais, elaboradas socialmente". Lançamos mão do repertório sociocultural para entender o porquê do fenômeno, visto que o conceito de saúde estar atrelado
	
	
	
	
	
	à conseqüência de acesso a bens de consumo e lazer.
	
	 
	ao resultado de uma produção social expressa pela qualidade de vida individual ou coletiva.
	
	 
	às várias expressões de felicidade e prazer constantes que frustradas desencadeiam o quadro.
	
	
	ao auto-financiamento e a responsabilidade individual de cada um.
	
	
	às condições de existência das pessoas no seu aspecto individual.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Em relação à a dor e à doença podemos dizer que são
	
	
	
	
	 
	são fenômenos relativos e contextualizados.
	
	
	são fenômenos puramente objetivos.
	
	
	são fenômenos objetivos e contextualizados.
	
	 
	são fenômenos essencialmente subjetivos.
	
	
	são fenômenos mentais e psicológicos somente.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		ANOREXIA: MODELO ALERTA SOBRE A DOENÇA Por Jessica Moraes, http://www.vilamulher.com.br/ Muito já foi discutido sobre os momentos nada glamurosos das modelos que sofrem de anorexia. O caso de Georgina Wilkin, por exemplo, é de chocar. A jovem era mais uma dessas garotas em busca pelo seu espaço na carreira. Na época ela passava dias sem comer, chegando ao ponto de quase desmaiar. Seu agente chegou a dizer certa vez: "Georgina, o que você está fazendo para ficar assim? Continue fazendo isso". Aquelas palavras motivaram Georgina a emagrecer ainda mais. A modelo ficou tão magra que seu coração e seus rins quase pararam. "Meus lábios e dedos eram azuis porque eu estava tão magra que o meu coração estava lutando para bombear o sangue", declarou Georgina ao jornal "Daily Mail". ---- Vimos ao longo das aulas como fatores culturais e sociais contribuem para o surgimento, agravamento, proteção ou resolução de problemas no campo da saúde. A notícia acima corresponde a qual fator sócio-cultural?
	
	
	
	
	
	Fatores econômicos
	
	
	Papéis de gênero
	
	 
	Imagem corporal
	
	
	Religião
	
	
	Higiene
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Considerando a importância para o profissional de saúde da relação entre dor e cultura, assinale a alternativa que NÃO APRESENTA uma conclusão adequada:
	
	
	
	
	
	O profissional de saúde deve estar atento para os sentidos sociais expressados no evento da dor.
	
	 
	Mais do que atentar para as disfunções orgânicas para as quais aponta o fenômeno da dor, o profissional de saúde deve igualmente estar atento às significações que os usuários expressam sobre estes estados.
	
	
	Deve-se olhar para além de uma lógica puramente organicista (de recuperação física) e considerar os sentidos simbólicos ou subjetivos que orientam a busca por atenção em saúde.
	
	
	A dor é significada social e culturalmente e isto importa muito ao profissional de saúde, uma vez que deverá buscar compreender seu paciente para além de suas disfunções orgânicas.
	
	 
	Sendo a dor sempre um indicativo de desarmonia fisiológica, o profissional de saúde deve procurar descobrir o que se esconde atrás dos relatos dos pacientes sobre seus estados de dor e sofrimento. Exames e outros procedimentos técnicos devem presidir o trabalho em saúde.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		As medicinas tradicionais indígenas obedecem a níveis de causalidade e itinerários terapêuticos distintos do modelo biomédico ocidental, e procuram restabelecer o equilíbrio entre o indivíduo e o mundo. (...) A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas aprovada em 2007 afirma que "os povos indígenas têm direito a suas próprias medicinas tradicionais e a manter suas práticas de saúde, bem como desfrutar do nível mais alto possível de saúde, e os Estados devem tomar as medidas necessárias para atingir progressivamente a plena realização deste direito (artigo 24)". CIMI, 2013 - A Política de Atenção à Saúde Indígena no Brasil. Em relação às medicinas tradicionais indígenas é correto afirmar:
	
	
	
	
	
	As medicinas tradicionais não têm a mesma base científica que a medicina ocidental e não devem estar presentes em trabalho de saúde com povos de culturas diferenciadas.
	
	
	As medicinas tradicionais não são medicina de verdade pois ainda partem de crenças mágicas e pajelanças exóticas, por isso não devem estar presentes em nenhum trabalho de saúde com povos indígenas.
	
	
	As medicinas tradicionais são diferentes, mas são menos importantes do que a medicina ocidental, e devem estar presentes apenas em trabalho de saúde com povos de culturas muito primitiva.
	
	 
	As medicinas tradicionais são diferentes, mas não menos importantes do que a medicina ocidental, e devem estar presentes em qualquer trabalho de saúde com povos de culturas diferenciadas.
	
	
	As medicinas tradicionais usam o mesmo modelo biomédico da medicina ocidental e devem estar sempre presentes em qualquer trabalho de saúde com povos de culturas diferenciadas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		"O poeta é um fingidor / Finge tão completamente / Que chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente. " (Fernando Pessoa) A dor é um fenômeno sempre presente na vida cotidiana e aponta para transformações no corpo ou no "espírito". Dizemos que a dor é um sintoma, aspecto invisível ou subjetivo que indica a presença de processos de mudanças físicas ou psicológicas em operação na vida dos homens. Lembramos que estes homens vivem em sociedade. Considerando os fatores sociais, psicológicos e culturais associados ao fenômeno da dor é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	Todos os grupos sociais e culturais reagem à dor da mesma forma.
	
	
	A maneira como as pessoas comunicam a dor aos profissionais de saúde não é influenciada por fatores sociais e culturais.
	
	 
	Os poetas não sentem dor, apenas fingem que sentem.
	
	
	A dor é um fenômeno puramente objetivo e passível de intervenções técnicas universais.
	
	 
	A maneira como as pessoas percebem e reagem à dor, tanto em si como em outras pessoas, pode ser influenciada pela sua origem e formação cultural e social.

Continue navegando