Buscar

Administração estratégica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3ª Questão:
Produtos surgem a partir das necessidades do ambiente externo. Assim, a área funcional de marketing fica sendo aquela responsável por definir quais mercados e clientes atender, que tipo de produtos lançar, por qual preço, e através de que canal de distribuição.
A área funcional de marketing é responsável por pesquisar informações sobre ameaças e oportunidades no mercado. O marketing deve traduzir a estratégia global em uma estratégia de marketing.
Segundo Richers (2000, p.5) o marketing ultrapassou os limites da atuação comercial das empresas para se tornar atividade-irmã das funções sociais e culturais, em apoio a todas as ações humanas que, no meio ambiente, procuram formas de ampliar e fortalecer suas estruturas, as quais podem, por conseguinte, ser usadas como promotoras de um produto, de uma marca ou de uma organização.
Todas essas definições da estratégia de marketing convergem em um ponto: o desejo por parte de alguém de conseguir de outra pessoa uma reação ou ação; atenção, interesse, desejo, compra. A partir das informações citadas, pode-se fazer uma relação com a cena em que o presidente cobra uma solução do Joe Bowers para a solução do lixo também. Como foi percebido ao longo do filme o marketing agressivo utilizado para promover o produto Browndo, foi capaz de substituir totalmente a água pelo isotônico. Um marketing agressivo também poderia contribuir para mudar a situação do acúmulo de lixo, incentivando as pessoas a fazerem a coleta seletiva, a reciclagem e evitar o desperdício. O Joe Bowers poderia usar da “inteligência” e usar da influência que tinha sobre as pessoas para convencê-las a cuidar do lixo e em contrapartida, oferecer e emprego, gerando renda e desenvolvimento para a sociedade.
A questão do incentivo à leitura também foi abordada. Para que a população se tornasse mais culta assumindo o poder de análise e discernimento para as coisas que realmente importavam e o que não seria tão importante assim, pois com a falta de informação e censo crítico por parte da população como um todo, tornava-se fácil a manipulação das pessoas através de um marketing agressivo, onde por todo lado se via nome e anúncios do isotônico. 
Assim como foi feito com o isotônico, Joe Bowers poderia adotar o marketing agressivo para incentivo a leitura, como mostra no final do filme algumas pessoas praticando a leitura.

Continue navegando

Outros materiais