Buscar

Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Atente para a seguinte citação: 
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm, desse modo, a intenção de provocar debates a respeito da função da escola e reflexões sobre o que, quando, como e para que ensinar e aprender, que envolvam não apenas as escolas, mas também pais, governo e sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 8. Site: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em 14 abr. 2016.
A autora de nosso livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa escreve acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas de acordo com os PCN:
I. ( ) A escola deve considerar os conhecimentos anteriores dos alunos em relação ao que se pretende ensinar.
II. ( ) A escola não precisa considerar até que ponto os conteúdos ensinados anteriormente foram aprendidos.
III. ( ) A escola deve considerar o nível de complexidade dos diferentes conteúdos como definidor do grau de autonomia possível aos alunos na realização das atividades, nos diferentes ciclos.
IV. ( ) A escola deve considerar o nível possível de aprofundamento de cada conteúdo em função da possibilidade de compreensão dos alunos nos diferentes momentos do seu processo de aprendizagem.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V 
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V 
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – F – V - V
Leia o excerto de texto a seguir:
“Considerando os diferentes níveis de conhecimento prévio, cabe à escola promover a sua ampliação de forma que, progressivamente, durante os oito anos do ensino fundamental, cada aluno se torne capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 21. Site: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em 15 abr. 2016.
 
Nesta disciplina foram discutidas as estratégias de leitura para ativar o conhecimento prévio e despertar o interesse do discente. Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa em relação a tal assunto, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Deve-se considerar exclusivamente o texto, desprezando os elementos extratextuais.
II. ( ) Deve-se procurar sempre identificar o tema.
III. ( ) Devem-se preparar sempre atividades antes, durante, e/ou após a leitura, exceto se o objetivo for ler pelo prazer de ler.
IV. ( ) A leitura diária é uma sugestão dos PCN e tem como um dos objetivos formar leitores.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V 
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V 
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – F – V – F

Outros materiais