A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
BDQ Sensoriamento Remoto

Pré-visualização | Página 1 de 10

BDQ Sensoriamento Remoto
Minha prova AV1
Questão 01
Com o desenvolvimento cartográfico até os dias atuais, novas tecnologias e ferramentas foram incorporadas à pesquisa nessa área. A Cartografia pode contar com valiosos recursos, exceto:  
R: Redes Sociais
Questão 02
Homens e mulheres do mundo inteiro já descobriram os benefícios da utilização do GPS acoplados aos veículos automotores, que permitem a localização em tempo real. A sigla GPS significa: 
R: Sistema de Posicionamento Global
Questão 03
Para localizar pontos específicos na superfície terrestre foram criadas ascoordenadas geográficas. Nesse sentido, analise as afirmativas.
I. As linhas imaginárias que servem de base para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre são os paralelos e os meridianos. 
II. Os paralelos indicam a longitude e os meridianos, a latitude. 
III. A longitude varia de 0º a 180º, iniciando na linha do Equador. 
IV. A latitude varia de 0º a 90º e pode ser norte ou sul. 
V. O meridiano de Greenwich é o meridiano principal e divide a terra em dois hemisférios: ocidental e oriental. 
R: Apenas I, IV e V estão corretas.
Questão 04
O termo projeções cartográficas teve o seu nome derivado do processo usado para a elaboração dos mapas, que se baseia na utilização de uma fonte de luz dentro de um globo transparente. Dentre os tipos de projeções cartográficas, analise as afirmativas abaixo: 
I. As projeções azimutais também são conhecidas como planas, tangenciais ou polares e são elaboradas a partir de um plano tangente sobre a esfera terrestre. 
II. As projeções cônicas são usadas principalmente para representar regiões de latitudes médias. 
III. As projeções cilíndricas são muito utilizadas para representar planisférios, os paralelos e os meridianos são projetados sobre um cilindro, que é planificado posteriormente. 
IV. Um bom exemplo de projeção azimutal é a projeção de Mercator 
As afirmativas que realmente representam a explicação dos diferentes tipos de projeções são: 
R: I, II e III
Questão 05
A região do bairro da Cidade Nova, no município de Feira de Santana, é atendida por uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, situada nas dependências do Colégio Estadual Luiz Viana. Em uma determinada noite, a central telefônica do SAMU recebeu uma ligação, informando que havia um idoso necessitando de um atendimento médico de urgência, com suspeita de ter sofrido um mal estar súbito. Antes de prestar o atendimento, a equipe planejou como seria o procedimento, e verificou em um mapa impresso existente em uma das paredes da base, que a partir das informações repassadas, a residência do idoso ficava distante 27,5 cm da base. Sabendo que este mapa está na escala 1:12.500, qual a distância aproximada entre os dois pontos. 
R: 3.438 m
Questão 06
Uma carta topográfica do IBGE em formato digital foi ampliada ao ser impressa. Sua escala original era de 1:50.000. A distância entre duas cidades nessa escala é de 12 cm, mas, na carta impressa, a distância passou a ser de 25 cm. Qual é a escala numérica da carta após a impressão? 
R: 1:24.000
Questão 07
O geoprocessamento é um conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial.  Sendo assim, pode-se afirmar que no geoprocessamento: 
I. O sensoriamento remoto é um tipo de coleta de dados. 
II. O banco de dados é um tipo de armazenamento. 
III. A geoestatística é um tipo de tratamento de dados. 
IV. O sistema de informação geográfico é um tipo de sistema de uso integrado. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
R: I, II, III, IV
Questão 08
O geoprocessamento pode ter várias aplicações.  Sobre aplicações do geoprocessamento para serviços públicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Ordenamento e gestão do território: constituição de uma base cartográfica geoprocessada que servirá às demais aplicações setoriais, que reproduzam a configuração do território do município, identificando logradouros, lotes e glebas, edificações, redes de infraestrutura, propriedades rurais, estradas e acidentes geográficos; 
( ) Localização de equipamentos e serviços públicos: a partir de uma base cartográfica que inclua informações sócio-econômicas e sobre equipamentos públicos, é possível identificar áreas com maior nível de carência e os melhores locais para instalação de equipamentos e serviços públicos; 
( ) Identificação no público-alvo e políticas públicas: à medida que se possua uma base de dados que incorpore dados sócio-econômicos, é possível utilizá-la para desenhar políticas públicas, identificando o candidato eleito em uma eleição municipal; 
( ) Gestão ambiental: o geoprocessamento é útil para monitorar áreas com maior necessidade de proteção ambiental, acompanhar a evolução da poluição da água e do ar, níveis de erosão do solo, disposição irregular de resíduos e para o gerenciamento dos serviços de limpeza pública; 
( ) Gestão da frota municipal: com recursos de geoprocessamento, é possível obter informações sobre os tipos de usos da frota municipal, conhecendo os trajetos mais comuns e sua intensidade. Tais informações possibilitarão a definição de roteiros otimizados para a frota municipal, gerando economia de tempo, combustível e uso de veículos; 
A sequência está correta em: 
R: V, V, F,V,V
Questão 09
Os satélites da serie LANDSAT são bastante conhecidos por causa da série histórica de mais de 30 anos de aquisição de imagens. O LANDSAT TM operava, respectivamente, com
R: 7 bandas espectrais e periodicidade de 16 dias.
Questão 10
Durante o processo de construção das tecnologias de imagear o alvo a distância, uma tentativa inovadora para evitar perigosos balões foi fixar câmaras leves animais. Estas câmaras obtinham fotografias a cada trinta segundos enquanto o pombo batia asas ao longo de um trajetória reta em direção ao seu ninho. Qual o animal mais utilizado?
R: Pombos-correio
Avaliando o aprendizado
Aula 01
Questão 01
O Padrão refere-se à combinação de detalhes ou a forma que são características de muitos grupos de objetos, naturais ou antrópicos.  Observe as imagens abaixo:
 Qual das imagens apresenta o padrão de bacia hidrográfica?
R: Imagem A
Questão 02
Há milhares de anos, os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. Um exemplo é a arte rupestre, composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais e cartogramas) feitas em paredes de cavernas pelos homens da Pré-História. Com a formação das primeiras civilizações, os mapas foram adquirindo cada vez mais importância, deixando de desempenhar apenas uma função prática. 
No Vale do rio do Pó, Itália, há um mapa representando uma organização camponesa, mostrando detalhes de atividades agropastoris que datam de milhares de anos antes de Cristo. Qual o nome do documento antigo de cartografia que visava representar a aldeia na região do Rio Pó, ao norte da Itália?
R: Mapa de Bedolina
Questão 03
A Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Dentre as funções da cartografia NÃO está:
R: Auxiliar na elaboração de expressões matemáticas;
Questão 04
Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Escolha, dentre as opções abaixo, aquela que represente esse momento dos europeus e que muito permitiu o desenvolvimento da cartografia:
R: Grandes Navegações
Questão 05
A ciência cartográfica originou-se com as inquietações que sempre se manifestaram no ser humano. Embora o seu desenvolvimento tenha ocorrido de forma substancial, nos últimos anos (com as novas tecnologias), logo após a Idade Média houve um incremento importante do conhecimento na cartografia. Esse período histórico é conhecido como:
R: Grandes Navegações
Questão 06
A Cartografia apresenta-se como o conjunto

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.