Buscar

Conceitos de Marxismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os operários que, desprovidos da propriedade das fábricas e dos meios de produção, "vendiam" aos burgueses, donos destes estabelecimentos, o único bem que possuíam, que seria a sua força de trabalho. Assim, neste modo de produção, como afirmava Marx, as principais contradições seriam aquelas existentes entre a burguesia "dona dos meios de produção" e o proletariado, que compreenderia os operários e trabalhadores de um modo geral.
Esta definição se refere ao modo de produção:
		
	
	Feudal
	
	Socialista
	 
	Escravista
	
	Imperial
	 
	Capitalista
	
	
	Um operário numa determinada linha de montagem executa muito bem a sua função de encaixar amortecedores na carroceria do veículo, sem ter a menor ideia sobre o procedimento para construir, de modo completo, um automóvel. Este mecanismo é definido por Marx como:
		
	
	Proletariado
	
	Socialismo
	
	Capitalismo
	
	Mais Valia
	 
	Alienação
	
	
	A Sociologia se divide em duas vertentes. A vertente __________ influenciada pelos estudos de Max Weber (1864 - 1920) que se fundamenta em critérios internos (mentalidades, emoções e reações) e a vertente ___________ influenciada por Durkheim (1858 - 1817) que se fundamenta em maneiras de agir, pensar e sentir ditadas por representações ou consciências exteriores ao indivíduo. Marque a opção correta:
		
	 
	Subjetiva e objetiva
	
	Crítica e materialista
	
	Materialista e dialética
	
	Objetiva e subjetiva
	
	Materialista e crítica
	
	
	No capitalismo, o direito da propriedade das fábricas e demais meios de produção pertence a uma minoria, sendo os trabalhadores obrigados a vender o único bem que possuem, que é a sua força de trabalho. Diferente da escravidão, onde os próprios trabalhadores pertencem aos seus senhores, no modo de produção capitalista predomina o trabalho assalariado. Neste sentido, para Karl Marx, as classes sociais predominantes no modo de produção capitalista seriam:
		
	
	os empresários e os plebeus.
	 
	a burguesia e o proletariado.
	
	os senhores e os servos.
	
	os capitalistas e os escravos.
	
	os ricos e os pobres.
	
	
	Para entender o capitalismo e explicar a sua natureza, Marx desenvolveu a abordagem materialista da história. Segundo este autor, no capitalismo, os trabalhadores viveriam um processo de dupla expropriação, uma vez que teriam perdido a propriedade sobre os meios de produção e, também, o saber relacionado a ela. Segundo Marx, este processo representaria um quadro de:
		
	 
	alienação.
	
	apropriação indébita.
	
	injustiça social.
	
	roubo qualificado.
	
	ilegalidade.
	onforme k. Marx, a prática revolucionária como práxis que transforma a sociedade tem como ponto de partida a crítica à ideia de que o " homem é produto das circunstâncias ou do meio ". Neste sentido a concepção de prática revolucionária abrange as seguintes ideias, EXCETO: Marque a única opção que não faz parte da prática revolucionária de k. Marx.
		
	 
	Os educadores devem ser também educados.
	
	A filosofia enquanto teoria não pode desvincular da prática.
	 
	A transformação da sociedade acarreta a ideia do homem como matéria passiva que se deixa moldar pelo meio e por outros homens.
	
	As circunstâncias que modificam o homem são, ao mesmo tempo, modificadas por ele.
	
	A mudança do meio e da educação são obtidas por meio da atividade prática revolucionária.

Outros materiais