Buscar

AV FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA 2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: CEL0302_AV_201404004921 (AG) » ASPECTOS SEMIOLÓGICOS DO DISCURSO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201404004921 - ANA PAULA MICHAELSEN DE MENDONÇA
	Professor:
	HILDA MONETTO FLORES DA SILVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 16/06/2016 08:12:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201404160598)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A intenção está presente em qualquer ato comunicativo e, consequentemente, é preciso conhecer as ferramentas para a realização de análises dos signos presentes nesses atos. Com a expansão dos signos no mundo, a necessidade de ler, dialogar com eles mais profundamente tem sido objeto de estudos semiológicos que coincidem com o processo expansivo das tecnologias das linguagens.
Como se pode identificar a ideologia na charge?
	
	
	
Resposta: A ideologia na charge pode ser identificada através da sua interpretação. Observa-se um homem hipnotizado pela televisão e engolindo sapos enquanto assiste atentamente. É necessário que o leitor conheça o significado da exoressão "engolir sapos" e que consiga relacionar à programação da televisão, que destoa da realidade da grande maioria dos brasileiros. É preciso, também, que o leitor perceba a postura da personagem perante a televisão, estático, com olhos arregaladas e com uma clara desproporcionalidade em seu corpo, dando destaque para as bochechas já cheias e sua posição quieta, sem reação. A crítica pode ser percebida à partir desses pontos, ao relacionar, por conseguinte, a aceitação do homem que, apesar de engolir sapos, permanece sem reação. É uma crítica a televisão e a sociedade.
	
Gabarito: A expansão das tecnologias das linguagens podem de certa maneira provocar mais siêncio do que fala. A charge expõe essa colocação de que diante de tanta tecnologia o homem se cala e se queda diante da televisão, do computador. Desenvolve-se mais o olhar/ouvir do que a falar/escrever.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404256199)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entramos no mundo do pós-moderno que abarca diferentes estilos e linguagens, marcados por tendências diversas: regionalista, urbana, intimista, política, realista-fantástica. Entender certas descontinuidades é um desafio para a leitura e a crítica dessas novas linguagens. Explique a variedade de linguagens presentes num outdoor, por exemplo.
	
	
	
Resposta: Em um outdoor existem várias linguagens. Provavelmente terá uma parte não verbal, que será composta por um produto e pessoas o utilizando e por uma parte verbal, frase de impacto direcionada a seu público alvo. A parte verbal será composta por perguntas que conduzam o público a responder a favor do produto ou será composta de frases com verbo no imperativo, para ordenar ou aconselhar a aquisição de algo. Todas as linguagem presentes no outdoor estão focadas em fazer o público alvo desejar adquirir e conhecer o produto. Em um outdoor podemos perceber a presenção de gírias, de expressões regionais, de cunho político, que mexam com a intimidade e aproximem o leitor ou mesmo frases fantásticas, que conduzam o consumidor a sentir uma realidade muito mais interessante que a vivida. Um bom exemplo é um outdoor de margarina, com uma família unida tomando café da manhã juntos, quem vê esse outdoor imagina que terá a mesma realidade se consumir essa margarina, uma família unida e feliz.
	
Gabarito: Num outdoor encontramos, geralmente a linguagem verbal e a não verbal, promovendo o sentido inacabado que passa pelo interpretante, o que pode gerar conflito de interpretações não provocando o efeito desejado ou um efeito positivo em relação ao produto lançado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404168185)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os termos semiologia e semiótica correspondem às ciências desenvolvidas respectivamente por:
	
	
	
	Peirce e John Locke
	
	Saussure e Roland Barthes
	 
	Saussure e Peirce
	
	Bakhtin e Peirce
	
	Jakobson e Saussure
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404138186)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia com atenção: 
"A intenção está presente em qualquer ato comunicativo e, consequentemente, é preciso conhecer as ferramentas para a realização de análises dos signos presentes nesses atos. Com a expansão dos signos no mundo, a necessidade de ler, dialogar com eles mais profundamente tem sido objeto de estudos semióticos que coincidem com o processo expansivo das tecnologias das linguagens."
Marque a opção que melhor se identifique com o texto:
	
	
	
	Um produto a ser colocado no mercado é um objeto mas não um signo, por isso não interessa à semiótica.
	
	Qualquer coisa que não esteja no plano mental tem a natureza de um signo
	
	Um vídeo institucional é objeto do signo, mas não produz efeito interpretativo.
	 
	Uma manchete no jornal é um signo da notícia, logo é objeto de estudo da semiótica.
.
	
	Um outdoor não é um signo por isso não é objeto de estudo da semiótica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404138179)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Observe o trecho da poesia de Manuel Bandeira:
O vento varria os meses 
E varria os teus sorrisos... 
O vento varria tudo! 
E a minha vida ficava 
Cada vez mais cheia 
De tudo.
Pode-se perceber que o jogo de palavras faz o movimento do ir e vir estar presente. É o processo de tradução das apreensões sensórias para a linguagem verbal.
Nesse caso, identificamos que o que predomina nesse texto do ponto de vista interpretativo é:
	
	
	
	o aborrecimento do poeta
	
	o conflito do vento
	 
	o entrelaçamento entre o tempo e a lógica
	
	o conhecimento da realidade
	 
	a sensibilização do leitor para perceber a sonoridade que cria o significado 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404138190)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 A leitura de uma charge exige de nós um olhar contemplativo. Há fenômenos que precisam ser lidos. Vamos exercitar esse olhar e marcar a opção que melhor explicaria a leitura
 dessa charge:
	
	
	 
	o conhecimento da leitura de mundo.
	
	a falta da "globalização".
	
	a marca da intolerância, 
	
	a desigualdade de direitos
	
	a certeza da impunidade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404136142)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	19/07/2012às 22:15 \ Direto ao Ponto 
A Casa do Espanto expulsou a parte boa
A demissão de Denise Rocha, assessora do senador Ciro Nogueira (PP-PI), deixa claro que até no clube dirigido por Madre Superiora tolerância tem limite. A Casa do Espanto, como o país está cansado de saber, não vê nada de mais em cenas de roubalheira explícita, assaltos a cofres públicos, desvios de verbas do Orçamento, ladroagem hedionda, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha, corrupção ativa ou passiva, atentados ao decoro parlamentar e aos bons costumes, compra e venda de votos, cabides de empregos onde se penduram parentes, amigos, vizinhos, agregados ou desconhecidos de confiança, pagamento das despesas da amante com donativos de empreiteiras, aluguel de partidos, arrendamento de bancadas, funcionários fantasmas, atos secretos, corporativismo endêmico, alianças obscenas, acertos cafajestes e outros atropelamentos do Código Penal.
O texto caracteriza um tipo de:
	
	
	 
	Narrativa causal
	 
	Narrativa com descrição
	
	Narrativa de fábula
	
	Narrativa sucessiva
	
	Narração espacial
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404629849)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia com atenção o texto:
O Brasil é um país de contrastes. Enquanto diplomatas do Itamarati pretendiam explicar aos americanos do Departamento de Estado como funciona a reserva de mercado para fabricantes brasileiros de equipamentos de informática, políticos ilustres __ entre os quais um governador, um ministro de Estado, um prefeito e dois candidatos ao governo de um grande Estado da Federação __ reuniram-se num ato público impressionante: o enterro da Mãe Menininha do Gantois.
Mãe Menininha do Gantois era a mais famosa sacerdotisa de cultos espíritas de origem africana, no Brasil. Sua morte foi pranteada por compositores de rock, romancistas cotados para o Prêmio Nobel, artistas plásticos respeitados, cantores de música popular, boêmios notórios e notáveis do poder das repúblicas Nova e Velha. Seu enterro parou a vida de uma das maiores cidades do País, Salvador, capital da Bahia, ao som dos atabaques e sob os olhares comovidos de milhares de pessoas que se enfileiraram nas calçadas das ruas do centro da cidade, por onde o cortejo passou.(O Estado de S. Paulo __ 17/8/1986)
Ao escrever o texto, o autor sabe que pode contar com o leitor para identificar os significados, pois trabalha com elementos do processo de interação no cotidiano. 
Identifique os contrastes ideológicos usados pelo autor no texto, marcando a opção correta:
	
	
	
	artistas plásticos /diplomatas do Itamarati.
	 
	questão política /questão religiosa.
	
	questão religiosa/ Prêmio Nobel.
	
	diplomatas brasileiros/americanos do departamento de Estado.
	
	questão política /compositores de rock.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404252743)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como vimos em nossas aulas, qualquer enunciação propõe uma réplica, uma reação. Dessa forma, não existe um discurso que já não contenha outro ou a ideia de outro. Podemos dizer com BAKHTIN (1999) que a palavra vai à palavra. Este conceito se aplica:
	
	
	
	à paródia
	
	à informatividade
	 
	à polifonia
	
	à coesão
	 
	à paráfrase
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404168400)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	
Podemos dizer que esta imagem é um exemplo de:
	
	
	
	Sistema que articula discursos de acordo com o espaço
 
	
	Sistema em que a ação do signo desemboca no índice.
	
	sistema que integra o visual com o auditivo e o verbal interligando todos esses meios.
	 
	sistema de signos integrados
 
	
	Sistema de signos que existem de maneira concreta nas relações sociais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando