Buscar

Avaliação FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201602433917 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ESTER JUER
	Turma: 9050/AL
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 13/06/2016 20:12:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201603080648)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comtiana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. Tendo como norte esta perspectiva: (i) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade. (ii) Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: (i) Comte definiu a Sociologia ou Filosofia Positiva como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais. (ii) Comte acreditava que a Humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual: o teológico, o metafísico e o positivo. No primeiro estágio, o universo era explicado em termos de deuses, demônios e seres mitológicos. No segundo estágio, a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substância e acidente. No último estágio, explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): não respondeu
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602713424)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Durkheim afirma que as realidades sociais representam maneiras de agir, de pensar e sentir que são essencialmente coletivas e não individuais. Nesse sentido, identifique o fato social presente no texto e justifique se ele é normal ou anômico. "A onda de ataques se espalhou pelo Estado, atingindo municípios da Região Metropolitana e Região dos Lagos. Na última quarta-feira, 26 ações incendiárias em vias diferentes levaram pânico a 16 bairros do Rio e a outros sete municípios do estado. Criminosos destruíram 16 carros, dez ônibus, dois caminhões, três vans e um posto da PM. A última ação ocorreu por volta de 23:30h, quando um ônibus foi incendiando na Penha. O motorista foi baleado. Na Estrada Urucânia, em Paciência, quatro passageiros de uma van escaparam da morte quando o veículo foi incendiado por dois homens. (...). Os dados foram analisados pelo secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame." (Correio do Brasil- 25/11/10)
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O fato social identificado no texto são os ataques incendiários. De acordo com Durkheim, esse fato é anômico por se constituir em quebra de regras ou de normas sociais em que os indivíduos perdem as referências de julgamento da realidade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): não respondeu
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603069247)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os conhecimentos produzidos nas Ciências Sociais são fundamentais para que possamos entender o que acontece na sociedade e para que possamos ter mais condições de lidar de forma ética e responsável com as situações sociais nas quais nos envolvemos. Considerando o ambiente de trabalho, podemos dizer que esses conhecimentos podem nos ajudar a:
		
	
	Entender de forma ampla e profunda quais conflitos de interesses estão em jogo no contexto profissional para que possamos nos posicionar do lado que mais nos interessa do ponto de vista pessoal.
	
	Entender os mecanismos que regem a vida social, econômica e política e que precisam ser considerados para criação de estratégias de confronto.
	 
	Compreender as realidades e interesses dos diversos indivíduos e grupos que interagem dentro das organizações, bem como os fatores legais, culturais, econômicos e políticos que devem ser observados para prevenir ou encaminhar situações de conflito.
	
	Construir dentro das organizações processos de educação e comunicação que possam difundir as ideias que estejam mais de acordo com os interesses da empresa.
	
	Ter consciência dos problemas e conflitos do campo social que, embora não devam ser levados em conta dentro da empresa, causam impactos que precisam ser administrados.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602707251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:
		
	
	As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.
	 
	As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.
	
	As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.
	
	As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.
	
	As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603060683)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e, ao analisar a discriminação de grupo em relação a outro que é considerado inferior por diferenças em hábitos, vestuário ou postura, está utilizando o conceito antropológico denominado de:
		
	
	Universo sociocultural
	
	Diversidade cultural
	 
	Etnocentrismo
	
	Relativismo cultural
	
	Alteridade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602488879)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto abaixo:
"(...) Correspondem naturalmente (...) não apenas a estrutura moderna do Estado e do município, mas também a relação de domínio numa empresa capitalista privada, numa associação com fins utilitários ou numa união de qualquer outra natureza que disponha de um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado. (...)" Extraído de COHN, G.(org); FERNANDES, F.(coord.). Max Weber: Sociologia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.
No texto acima, Weber se refere:
		
	
	ao tipo da dominação carismática.
	 
	à burocarcia.
	
	à ação social.
	
	ao tipo da dominação tradicional.
	 
	ao tipo da dominação legal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602548486)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O lema da bandeira do Brasil, "Ordem e Progresso", indica a influência do positivismo no século XIX sobre as nações em formação no mundo americano. Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema:
		
	
	Negação do Estado como entidade organizadora e responsável pela harmonia coletiva baseada na hierarquia social.
	
	Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios da classe dominante.
	 
	Crença na resolução dos conflitos sociais e harmonia por meio do estímulo à coesão social e ao progresso natural da nação.
	
	Concepção que idealiza a superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas e implantar o igualitarismo social..
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602495253)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p. 45), "todo o sistema de representação que mantém em nós a ideia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade." Conforme a teoria desse autor, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A educação atinge a todos de forma heterogênea por isso promove a individualização
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602712918)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Weber diz que só existe uma ação social quando o indivíduo a faz orientando-se pela ação de outros. Exemplo disto, é comemorar aniversários, seguir os mandamentos de uma religião, seguir a moda, etc..Neste caso, Weber se refere ao tipo de:
		
	 
	ação social tradicional
	
	ação social relativa a fins
	
	ação social instrumental
	
	ação social afetiva
	 
	ação social relativa a valores
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602725128)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como demonstra Miriam Goldenberg em "Novas famílias nas camadas médias urbanas", o final da década de 1960 e início da década de 1970 são marcos fundamentais nas transformações dos papéis femininos e masculinos na sociedade brasileira e, consequentemente, da concepção de família em nosso país.   Segundo a perspectiva sociológica de transformações nos padrões sociais, marque a alternativa correta:
		
	
	não é possível reconhecer socialmente ou juridicamente a união homo-afetiva como família, pois a mesma deve ser composta por um homem e uma mulher, com ou sem filhos.
	
	o reconhecimento jurídico de adoções de crianças por casais socio-afetivos representa um retrocesso moral da sociedade, pois viola a concepção sociológica contemporânea de família
	
	o reconhecimento jurídico de união estável por casais socio-afetivos representa um retrocesso moral da sociedade, pois viola a concepção sociológica contemporânea de família
	
	o reconhecimento jurídico de direitos previdenciários (pensão por morte do INSS) ao companheiro (a) socio-afetivo (a) sobrevivente representa um retrocesso moral da sociedade, pois viola a concepção sociológica contemporânea de família
	 
	a união homo-afetiva, com ou sem adoção de crianças, pode ser reconhecida sociológica e juridicamente como família, conforme as novas dinâmicas morais da sociedade.
	
	
Observação: Estou ciente de que ainda existe(m) 2 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 13/06/2016 20:28:32

Continue navegando