Buscar

REVISÃO V3 BIOLOGIA CELULAR

Prévia do material em texto

O citoesqueleto
É uma estrutura altamente dinâmica que se reorganiza continuamente sempre que a célula altera a sua forma, se divide ou responde ao ambiente. 
Funções:
Aquisição da forma; 
Movimentação celular; 
Transporte de organelas e outras estruturas
Composto por:
Microtúbulos; 
Filamentos intermediários; 
Microfilamentos. 
Gogma central da biologia
Replicação: DNA duplifica o material genético .
Trascrição: Aparti da informação genética do DNA é transcrita em uma molécula de RNA.
Tradução: Formação de (PROTEINAS) a parti da informação traduzida pelo RNA.
Sistema endomebranas funções organelas
Conjunto de organelas membranosas funcionalmente interconectadas. Retículo Rugoso, Liso, Complexo de Golgi, Vesículas secretórias ou transportadoras Lisossomos Peroxissomos.
Retículo Endoplasmático Rugoso (RER) Funções: Síntese de proteínas ,Segregação de proteínas para o exterior da célula; Incorporação ao interior de diversos compartimentos intracelulares; Integração às membranas.
Retículo Endoplasmático Liso (REL) Funções: Síntese de lipídios, Síntese de esteróides, Desintoxicação; Mobilização de glicose Armazenamento e liberação de cálcio 
Complexo de Golgi: Conjunto de pilhas de sáculos membranosos achatados, 
Funções: Síntese e processamento de polissacarídeos e glicoproteínas. 
Secreção (Vesículas secretoras).
Membrana
*Seus componentes mais abundantes são fosfolipídios, colesterol e proteínas. É por isso que se costumam dizer que as membranas plasmáticas têm constituição lipoprotéica.
Proteínas periféricas:, estão inteiramente fora da membrana, mas são ligadas a ela por forças moleculares fracas.
Proteínas integrais, são encaixadas na bicamada lipídica. Muitas delas estão estendidas dum lado ao outro da membrana
Proteínas transmembrana: estão são anfipáticas e ultrapassam a bicamada lipídica, uma única vez (proteína transmembrana de passagem única).
Fluidez de membrana: é o movimento realizado pela membrana com os lipídeos, pois membrana plasmática deve permitir a passagem seletiva de substâncias e a ancoragem de proteínas por ela para que a célula não fique isolada do meio externo e possa ter movimentos. 
Núcleo
Esta estrutura abriga os genes, o material genético que codifica a síntese de proteínas e “programa” a atividade celular. E é responsável por todas as funções celulares. Principalmente o controle das reações químicas celulares
Estrutura do Núcleo Celular: Envoltório Nuclear ,Nucleoplasma, Cromatina, Nucléolos 
Nucléolos - Organela nuclear formada por proteínas, RNA e pequena quantidade de DNA; 
Células tronco
São células encontradas em embriões, no cordão umbilical e em tecidos adultos, como o sangue, a medula óssea e o trato intestinal, por exemplo. Ao contrário das demais células do organismo, as células-tronco possuem grande capacidade de transformação celular, e por isso podem dar origem a diferentes tecidos no organismo. Além disso, as células-tronco têm a capacidade de auto-replicação, ou seja, de gerar cópias idênticas de si mesmas.
Podem ser encontrados em clínicas de reprodução assistida ou podem ser produzidos através da clonagem para fins terapêuticos.
Totipotentes: Aquelas Celulas que são capazes de se diferenciar em todos os 216 tecidos do corpo humano , incluindo a placenta e anexos embrionários.
Pluripotentes ou Multipotentes , surgem quando o embrião atinge a fase de blastocisto ( a partir de 32 – 64 células , aproximadamente a partir do 5° dia de vida) – As células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto ás celulas da membrana externa do blastocisto destinam-se a produzir a placenta e suas células embrionárias 
Oligopotentes , são celulas que que se diferenciam em poucos tecidos. Ainda estão em fase de pesquisa.
Meio: Hipotônico,Hipetonico, Isotônico:
Hipertônico: quando a concentração de soluto é maior que a consentração de solvente.
Hipotônico: quando a concentração de soluto é menor que a concentração de solvente.
Isotônico: quando a concentração de soluto é igual a consentração de solvente.

Continue navegando

Outros materiais