Buscar

RESUMO CEMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA ORAL- UFPE 2016.1 
HISTOLOGIA ORAL
PERIODONTO
CEMENTO
É um tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular, tendo como principal função a inserção de fibras do ligamento periodontal na raiz do dente. O cemento não é uma estrutura dentaria. 
O cemento é muito semelhante ao tecido ósseo e tem aproximadamente:
-60% mineral;
- Matriz orgânica constituída de Colágeno tipo I e de um grupo de proteínas não colágenas ( osteopontina e sialoproteinas);
- Cementoblastos e cementocitos;
- O cemento é um tecido avascular que depende do ligamento periodontal para se nutrir por difusão;
- A espessura do cemento varia de acordo com a região: Tem cerca de 30 a 50 micrometro no terço cervical e vai aumentando gradualmente em direção ao ápice, chegando a 180 a 200 micrometro.
TIPOS DE CEMENTO
CEMENTO ACELULAR: - Encontrado no terço cervical de todos os dentes, tem matriz bastante fibrosa, constituída por grossos feixes colágenos produzidos pelos fibroblastos do ligamento periodontal durante o desenvolvimento do periodonto de inserção. 
-Nas preparações tem um aspecto vítreo, homogêneo quase transparente. 
-Nos cortes descalcificados é observada sua típica aparência de feixes colágenos regularmente dispostos. Essas fibras do ligamento periodontal que ficaram inseridas no cemento, é denominado fibras de Sharpey, sofrem um processo de mineralização, dai o aspecto homogêneo do cemento acelular.
-Podem ser observadas nesse tipo de cemento linhas incrementais, em razão da existência de períodos de repouso.
-Na borda do cemento mineralizado existe uma camada pouco distinta de matriz orgânica não mineralizada, denomina cementóide.
CEMENTO CELULAR (Fibras mistas)
- Mineralização incompleta das fibras de Sharpey. Por esse motivo, nas preparações descalcificadas é possível ver as fibras extrínsecas, mas numerosas nas camadas superficiais que nas profundas. - Apresenta cementóide, que é recoberto por cementoblasto.
-CEMENTO CELULAR (fibras intrínsecas): Esse tipo de cemento não se forma durante o desenvolvimento do dente.
-Esse tipo de cemento celular de fibras intrínsecas só se forma em caso de reparação, geralmente após reabsorção cementárias ou na compensação dos desgastes oclusais funcionais.
Células:
Cementoblastos: Responsáveis pela formação da matriz intrínseca do cemento. Apresentam forma arredondada, com citoplasma basófilo, assemelhando-se aos osteoblastos. 
Cementócitos: São os cementocitos que ficaram aprisionados na matriz do cemento durane sua formação. Os cementocitos tem numerosos prolongamentos que estabelecem comunicações com os da células adjacentes pelos canalículos. Os cementocitos tem pouca atividade metabólica.
LIMITE AMELOCEMENTÁRIO
Seu limite com esmalte determina a separação entre coroa e a raiz do dente. Essas duas estruturas podem se relacionar de três maneiras:
1- Borda a borda: 30% dos dentes se encostam, quando aparentemente não houve nenhuma alteração durante seu desenvolvimento.
2- Em 60% dos casos o cemento recobre parte do esmalte. Isso ocorre pois durante a fase de erupção do dente, parte do epitélio reduzido do esmalte se rompe, expondo uma porção do esmalte próxima á região cervical, possibilitando que Cementoblastos formem uma fina camada de cemento sobre o esmalte.
3- Em 10% dos dentes, os dois tecidos não se encontram, deixando uma faixa exposta de dentina radicular. Isso ocorre devido a uma não fragmentação da bainha de Hertwig, que permanece cobrindo a dentina dessa zona, impedindo a formação do cemento acelular.

Outros materiais