Buscar

apl 3 Estado e Politica Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Leia a citação a seguir, com atenção:
 “Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos”
 
(CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o Longo Caminho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2008)
 
Dada a concepção de cidadania composta pelo conjunto de direitos civis, políticos e sociais, assinale, a seguir, a alternativa correta sobre o assunto:
	
	A
	Direitos civis são aqueles fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade e a igualdade perante a lei. 
Você acertou!
Correto de acordo com o conteúdo estudado e quanto à definição de direitos civis. 
	
	B
	Direitos políticos desdobram-se em direito a ir e vir e de escolher seu trabalho. 
	
	C
	São exemplos de direitos sociais, a inviolabilidade do lar e de correspondência. 
	
	D
	Direitos sociais compreendem o direito a votar e ser votado. 
Questão 2/5
Analise a questão e responda a alternativa correta. No Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels em 1848, as classes sociais na sociedade capitalista são caracterrizadas por:
	
	A
	Manter a igualdade de condições entre todos. 
	
	B
	Duas classes dicotômicas e antagônicas. 
Você acertou!
Está correta pois no Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels em 1848, as classes sociais na sociedade capitalista são caracterrizadas por duas classes dicotômicas e antagônicas, pois divergem com relação aos seus interesses. As demais afirmativas tratam de classes que pretendem manter a igualdade entre todos.
	
	C
	Três classes colaborativas que se complementam: A, B e C. 
	
	D
	Quatro classes que não se contrapõem entre si. 
Questão 3/5
Leia com atenção o texto a seguir:
“Esta nova configuração do contexto social, econômica e políticas, originada com o processo de globalização da esfera econômica, impôs elementos novos na relação entre Estado e sociedade civil. Neste caso, torna-se impossível considerar que a formulação de políticas públicas é pensada unicamente a partir de uma denominação jurídica, fundamentada em lei, como se o Estado fosse uma instituição neutra, como querem os funcionalistas. (...). Não se pode mais pensar, tampouco, que as políticas públicas são formuladas unicamente a partir dos interesses específicos de uma classe, como se fosse o Estado uma instituição a serviço da classe dominante.”
 
(BONETI, L.W. Políticas públicas por dentro. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006 )
 
Tendo em vista o texto acima citado, analise cada afirmativa a seguir. Assinale a alternativa que apresenta adequada interpretação sobre as políticas públicas, segundo a lógica do texto de Boneti (2006), conforme citado:
	
	A
	Políticas públicas são formuladas pelo poder público, representado pelos governos e pelas leis, que são elementos neutros a favor do bem público.
	
	B
	Políticas públicas são instrumentos utilizados pelos governos para assegurar o interesse da classe dominante.
	
	C
	Política públicas são produto de contínua tensão entre interesses de diferentes grupos sociais, compreendendo interesses dos governos e da sociedade civil. 
Você acertou!
Está correta esta alternativa, sendo que as demais apresentam interpretações equivocadas do texto citado.
	
	D
	Políticas públicas, em tempo de globalização, são expressões de interesses coletivos, cuja neutralidade promove a superação de interesses individuais ou grupais. 
Questão 4/5
Analise a questão e responda a alternativa correta. Conforme Karl Marx (1818-1883), de acordo com a propriedade as três grandes classes da era moderna, fundada no regime capitalista de produção são:
	
	A
	A classe média, a classe alta e a classe baixa. 
	
	B
	O clero, Nobreza e o Senhor Feudal. 
	
	C
	A classe trabalhadora e a classe capitalista da qual fazem parte também os proprietários de terras. 
Você acertou!
A única alternativa que contém resposta correta é esta, pois as demais alternativas não estão relacionadas temporalmente ao regime capitalista de produção no qual vivenciaram Marx e Engels. 
 
	
	D
	A igreja, o Rei e o povo.
Questão 5/5
Leia com atenção ao seguinte conceito de políticas sociais:
 “políticas sociais se referem a ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.”
(HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos cedes. Ano XXI, n. 55, novembro. 2001)
 
Höfling (2001), apresenta um conceito que envolve a história das políticas sociais:
Dado o conceito acima, assinale, a seguir, a alternativa que traz uma correta caracterização sobre as políticas sociais e sua origem:
	
	A
	As políticas sociais resultam de constantes conflitos de interesses, contando com a pressão de diferentes atores políticos, dos governos e da sociedade civil. 
Você acertou!
Está correta esta alternativa, sendo que as demais apresentam distorções ao conceito de políticas sociais.
	
	B
	As políticas sociais são estratégias dos governos para construir progressivamente uma estrutura política e produtiva de caráter socialista. 
	
	C
	As políticas sociais são ações obrigatórias dos governos, determinadas pelas leis, efetivadas de forma independente dos interesses políticos de grupos ou indivíduos. 
	
	D
	As políticas sociais caracterizam uma resposta às desigualdades do capitalismo, a partir da qual se extinguem as relações de exploração do trabalho pelo capital.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando