Buscar

AV2 DE ÉTICA NA SAÚDE 2016.1


Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0083_AV2_201201603773 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201603773 - MÔNICA CAVALCANTI RODRIGUES
	Professor:
	BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 02/06/2016 16:28:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201202431316)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quais são os três princípios básicos da ética, norteadores da pesquisa biomédica com seres humanos?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Os três princípios básicos são usados como norteadores: a beneficência, o respeito à pessoa e a justiça. Na área de saúde, esta avaliação está baseada na qualificação da equipe que desenvolverá o projeto, bem como no próprio projeto; na avaliação do risco-benefício; na utilização do consentimento livre e esclarecido e na avaliação e aprovação anterior à execução do projeto por um Comitê de Ética.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): em branco
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201844382)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (Children with Special Health Care Needs), ou CRIANES, surgiu pela primeira vez em 1998 nos EUA para caracterizar uma clientela específica de hospitais pediátricos que demandavam um tipo especial de cuidados. Cite e explique um padrão específico de demandas especiais de saúde para esta clientela.
		
	
Resposta: CRIANES, são crianças especiais que necessitam de cuidados especiais. Se um paciente CRIANES, com dificuldade na fala, no andar ou qualquer outro paramêtro que mostre que ele é especial, necessita de um atendimento especial.
	
Gabarito: É aceita uma das respostas abaixo: Crianças com disfunção neuromuscular (requerem reabilitação psicomotora e social); Crianças dependentes de aparelhagem tecnológica (cateter semi-implantável, bolsas de colostomia, ureterostomia, cânula de traqueostomia etc.); Crianças fármaco-dependentes (antirretrovirais, cardiotônicos, neurolépticos, etc.); Crianças que dependem de modificações na forma habitual de cuidar, incluindo aquelas que necessitam de alterações específicas nas AVDs (Atividades da Vida Diária).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202341236)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando as bases filosóficas da bioética começaram a ser mais bem definidas?
		
	
	Na época da Santa Inquisição pela Igreja Católica
	
	Antes da Primeira Guerra Mundial
	 
	Após a Segunda Guerra Mundial
	
	Entre a Primeira e a segunda Guerra Mundial
	
	Antes da Segunda Guerra Mundial
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201837510)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os xenotransplantes, por enquanto, são apenas uma possibilidade teórica. Muitos estudos vêm sendo realizados no sentido de transplantar órgãos e tecidos entre espécies distintas. Os defensores desta técnica ressaltam os argumentos de que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas. A principal delas se refere às rejeições e à possibilidade de transmissão de vírus não humanos para os receptores. Isso significa que:
		
	 
	Os xenotransplantes ainda não são aprovados no Brasil.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com mais de 35 anos.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com câncer.
	
	Os xenotransplantes já são aprovados no Brasil.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para casos muito graves.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201750207)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Recentemente foi divulgado que nasceu uma criança através do método de reprodução assistida cujo pai já havia falecido. Sua mãe entrou na justiça para ter uma liberação a fim de utilizar os embriões fecundos antes do referido pai falecer. Isso se deu porque:
		
	
	A lei permite utilização de materiais criopreservados post mortem independente de autorização do falecido.
	
	A mãe se negou a fazer inseminação durante o período em que seu marido estava vivo.
	
	O pai não possuía material biológico preservado e foi necessária uma exumação do corpo.
	 
	O pai não havia deixado autorização prévia específica para o uso do material biológico criopreservado.
	
	A família do falecido pai se negou à autorizar a fecundação sem a vontade do mesmo evidenciada.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202351621)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ortotanásia ou eutanásia passiva consiste em:
		
	
	O médico dar uma injeção letal no paciente.
	
	Manter o paciente em estado vegetativo vivo por aparelhos indeterminadamente.
	
	O profissional de saúde fornecer um medicamento que antecipe a morte.
	
	O médico atender ao pedido do paciente que deseja morrer e desligar todos os aparelhos que o mantém vivo.
	 
	Retirada de um determinado procedimento ou medicamento, deixando a doença seguir seu curso.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202357105)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre os critérios de priorização para a utilização de recursos, podemos destacar o critério da Igualdade de Acesso, que defende:
		
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, deverá ser ofertado por sorteio.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, devem ser priorizados os casos mais graves.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, devem ser priorizados pacientes que já contribuíram ou possam contribuir para com a sociedade.
	 
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, não pode ser ofertado a ninguém.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, não pode deixar de ser ofertado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202358035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito do tratamento de pacientes psiquiátricos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Paralelamente à internação involuntária, vemos ainda o uso frequente de força física ou aplicação de medicamentos como expedientes utilizados na contenção de comportamentos de agressividade ou ansiedade extrema. II ¿ No Brasil, os pacientes psiquiátricos são sempre bem tratados, com tratamento de ponta e trabalho com equipe interdisciplinar, tendo respeitados seus direitos de autonomia, sem nunca serem internados involuntariamente. III ¿ Na maioria das vezes são pessoas que estão tendo seus direitos e dignidade sendo aviltados à sua revelia, o que por si só justificaria uma atitude de desespero, ou ainda pacientes internados que vivem em condições de ócio e negligência assistencial. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e III
	
	I e II
	
	I, II e III
	
	II e III
	
	II
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202282579)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação aos idosos e a sua condição decisória que leva a intermediação por parte da família é correto o que se afirma em:
		
	
	A intermediação da família pode ocorrer quando a família deseja contato com o profissional de saúde para auxiliar na condução do paciente.
	
	A intermediação da família só pode ser aceita com o consentimento do idoso de sua incapacidade em lidar com o profissional de saúde.
	
	A intermediação da família pode ser aceita quando a família deseja poupar o idoso com relação aos aspectos negativos de sua doença.
	 
	A intermediação da família só pode ser aceita mediante comprovação da incapacidade do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	A intermediação da família pode ser aceita para poupar o idoso de ansiedades com relação a relação com o profissional de saúde.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202229945)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A legislação brasileira já possui uma série de dispositivos de amparo ao idoso. A ConstituiçãoFederal assegura o impedimento de qualquer forma de discriminação por idade e garante ao idoso o amparo obrigatório pela família e pelo Estado. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, dentre muitas garantias constitucionais, estabelece em seu Artigo 19 que:
		
	 
	É obrigatória a comunicação, por parte dos profissionais de saúde, dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra o idoso, à autoridade policial e ao Ministério Público, assim como aos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional do Idoso.
	
	O idoso tem direito irrevogável a se defender de agressões ou ameaças com os meios e possibilidades que estiver ao seu alcance, o que o isenta de qualquer responsabilidade prevista pelo código penal nestas circunstâncias.
	
	O profissional de saúde é totalmente responsável pelo idoso que estiver aos seus cuidados, cabendo ao profissional tomar as decisões e por elas se responsabilizar em termos de consequências e danos.
	 
	Os profissionais de saúde têm por obrigação legal intervir diretamente em casos de confirmação de maus tratos contra o idoso de modo a garantir a integridade física e moral destes.
	
	O idoso é protegido pelo Estado e, como tal, tem direito a acessar todos os serviços de saúde de modo privilegiado sem que necessite qualquer forma de agendamento prévio, processo de triagem ou pagamento na rede pública ou privada de saúde.