Buscar

Exercício 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 4
Questão 1/2
Considere a definição do verbete a seguir: 
“O relativismo cultural é um método de se observar sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica da sociedade vigente, ou seja, realizar a observação sem usar nenhum meio ou parâmetro pré-concebido pela cultura ocidental e, assim, realizar um estudo e/ou observação do sistema cultural sem nenhum preconceito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Relativismo_cultural. Acesso em 12 nov. 2015.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a compreensão de cultura, leia as afirmações abaixo e assinale o que for correto em relação à definição de relativismo cultural:
	
	A
	Trata-se de compreender que existe uma relação hierárquica entre as diferentes expressões culturais, indo das mais básicas e singelas às mais elaboradas e sofisticadas.
	
	B
	Diz respeito ao entendimento da diferença entre pessoas cultas e pessoas incultas.
	
	C
	Muitas vezes, expressões culturais que podem ser vistas como “estranhas” representam um universo cultural legítimo.
	
	D
	O relativismo cultural justifica atitudes de preconceito e discriminação em relação às culturas minoritárias.
	
	E
	Relativismo cultural, multiculturalismo e xenofobia são conceitos que servem ao estudo das civilizações antigas.
 
Questão 2/2
Considere a seguinte afirmação: 
No curso da história humana, mudam os interesses e as necessidades; surgem novos contextos com diferentes demandas fazendo com que ocorram mudanças sociais e culturais. Na década de 1960, a condição da mulher era muito mais limitada do que atualmente. Foi devido a movimentos como o feminismo e mudanças de ordem econômico-social que a mulher ganhou mais espeço e reconhecimento.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos socioculturais da educação, como a escola, vista como operadora da cultura, pode contribuir para mudanças culturais mais positivas?
Assinale alternativa correta:
	
	A
	A escola deve ater-se à sua função técnica e operacional. O estudo e aquisição de conhecimentos por si só já possibilitam mudanças culturais.
	
	B
	Inserindo em seu currículo temas que estimulem o debate e a reflexão sobre os processos de construção de papéis e identidades e seus correspondentes em termos de valores, crenças e comportamentos.
	
	C
	Desenvolvendo ações afirmativas de resgate das tradições de defesa da moral e dos bons costumes, reafirmando os ideais ocidentais de civilização, de cultura e de cidadania.
	
	D
	Cabe à escola, educadores, alunos e toda comunidade afirmarem suas identidades, suas trajetórias e demarcarem suas fronteiras culturais de modo a se preservarem das influências de outros grupos. É preciso preservar a pureza cultural de cada grupo.
	
	E
	O papel da educação escolar é o de se preservar, mantendo fora de seus muros as influências externas da sociedade. Essa separação e isolamento é o que garantirá a preservação de sua cultura escolar e a eficiência na formação de seus alunos.

Outros materiais