Buscar

Resumo Cap. Partidos Políticos - Ciência Politica, Bonavides

Prévia do material em texto

Revisão Ciência Política - dia 31/05 – 19 Democracia / Partidos Políticos
Tipos de poder
Unitário (Surge na monarquia absolutista)
	Núcleo decisório, detém o poder político, é tão simples que chega a ser impraticável.
OBS: Ex: Brasília, tudo seria representado lá e dos outros estados e municípios precisariam ir até Brasília para lá administrar para os estados e municípios, ex: montar uma creche em Marília, seria preciso ir até Brasília para lá eles fazerem isso. 
	Estado Centralizado ou Unitário
	Todos os poderes emanam de um único centro de decisão, sendo as determinações originarias dos centros periféricos apenas meras delegações do poder unitário. 
	“Das formas de Estado, a forma unitária é a mais simples, a mais logica e a mais homogênea. A ordem jurídica, a origem política e a ordem administrativa se acham ai conjugadas em perfeita unidade orgânica, referidas a um só povo, um só território, um só titular do poder político”. Bonavides, pg 249.
 	Coletividades inferiores são os Estados Federados.
	Federativa 
Junção dos Estados Federados que não são soberanos, uma junção indissolúvel, um estado não pode querer sair da federação e montar um novo Estado, os estados possuem soberania e autonomia nos seus estados, desde que dentro da Constituição Federal. 
Não indica centralização porque a legislação teve participação popular. 
Lei da participação
Mediante a lei da participação, tornam-se os estados membros parte no processo de elaboração da vontade política válida para toda a organização federal, interna com voz ativa nas deliberações de um conjunto, são parte tanto na criação como no exercício da soberania.
Lei da autonomia
“As unidades federadas podem livremente estatuir uma ordem constitucional própria, estabelecer a competência dos três poderes e exercer todos aqueles poderem da natureza do sistema federativo, desde que tudo se faça na estrita observância dos princípios básicos da Constituição Federal”. Bonavides, pg 182.

Continue navegando