Buscar

Apol fundamentos filosóficos da educação e Ética e Educação

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Com base no artigo A formação humana na perspectiva histórico-ontológica, a filosofia é a forma mais elaborada do grau mais elevado de compreensão do homem atingido pelo próprio homem.  
No que diz respeito à filosofia, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I.A filosofia é uma especialidade que interessa a todos os homens.
II.A filosofia trata daquilo que é compreensão humana por excelência.
III. Todos os homens são filósofos, porque todos pensam, elaboram os próprios pensamentos e expressam a compreensão que têm de si mesmos e das coisas.
IV.Se todos os homens são filósofos, todos devem exercer, na sociedade, a função de filosofar.
	
	A
	As proposições I e III estão corretas. 
Você acertou!
Gramsci (1978, p. 34-35) dizia que a filosofia é uma especialidade que interessa a todos os homens. Enquanto as especialidades, de modo geral – veja-se o exemplo da entomologia –, interessa a uma pequena parcela de homens, a filosofia trata daquilo que é a qualidade humana por excelência, isto é, o pensamento, razão pela qual ela interessa a todos os homens. Por isso ele entendia que “todos os homens são filósofos”, porque todos pensam, elaboram os próprios pensamentos e expressam a compreensão que têm de si mesmos e das coisas. Esclarecia, entretanto, que, se todos os homens são filósofos, nem todos exercem, na sociedade, a função de filosofar (p. 2).
	
	B
	As proposições II e IV estão corretas.   
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.  
	
	D
	As proposições I, II e IV estão corretas.   
Questão 2/10
Segundo Saviani e Duarte (2010), “a objetivação, que é a única forma do ser humano se efetivar, se desenvolver, torna-se uma objetivação alienante”.
 
Nessa perspectiva, qual elemento transforma aquilo que seria humanização em seu oposto? Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
 
	
	A
	As relações dos sujeitos com os resultados.   
	
	B
	As relações sociais capitalistas
Você acertou!
A objetivação, que é a única forma de o ser humano se efetivar, se desenvolver, torna-se uma objetivação alienante. Mas isso não significa, de forma alguma, que necessariamente a objetivação produza alienação e exteriorização. As relações sociais capitalistas é que transformam aquilo que seria humanização em seu oposto, ou seja, em alienação (p. 6).
	
	C
	As relações do sujeito consigo mesmo.  
	
	D
	As relações dos sujeitos com os outros sujeitos.  
Questão 3/10
Segundo Marx, citado no artigo A formação humana na perspectiva histórico-ontológica, a superação positiva da propriedade privada não significaria a abolição do trabalho, nem mesmo o abandono da riqueza material e espiritual produzida pelo trabalho alienado, mas sim a superação dessa forma histórica da atividade humana que é o trabalho alienado pela sua transformação em autoatividade.
 
No que diz respeito aos aspectos da atividade humana, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I.O sujeito relaciona-se com os resultados da atividade humana.
II.O sujeito relaciona-se com as atividades realizadas pelo outro.
III. O sujeito relaciona-se consigo mesmo como ser genérico.
IV. O sujeito se relaciona com os outros sujeitos. 
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.   
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.  
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.
Você acertou!
Isso significa uma mudança de quatro aspectos da atividade humana - a relação do sujeito com os resultados da atividade humana, a relação do sujeito com sua própria atividade, a relação do sujeito consigo mesmo como ser genérico, isto é, representante do gênero humano, e a relação do sujeito com os outros sujeitos (p. 6).
 
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.   
Questão 4/10
De acordo com o artigo A formação humana na perspectiva histórico-ontológica, a análise do aspecto intelectual, isto é, da consciência, revela que o homem não se mantém preso às suas condições situacionais e pessoais.
Quais argumentos justificam a análise mencionada acima?
Analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
(  ) A análise do aspecto pessoal mostrava o homem como um ser que se revelava incapaz de intervir no seu processo de transformação. 
 
(  ) O homem é capaz de transcender a situação, assim como as opções e os pontos de vista pessoais, para colocar-se na perspectiva universal. 
 
(  ) Enquanto ser livre, o homem se mostrava incapaz de tomar decisões por conta própria. 
 
(  ) O homem, sendo livre e capaz de intervir em situações, pode intervir na vida das novas gerações para educá-las. 
	
	A
	F – V – F – V 
Você acertou!
A análise do aspecto pessoal, isto é, da liberdade, mostrava o homem como um ser que, embora situado, se revelava capaz de intervir pessoalmente na situação para aceitar, rejeitar ou transformar. Enquanto ser livre, ele mostrava-se capaz de optar e tomar decisões. Esse aspecto já permitia responder positivamente à questão da possibilidade da educação. Se o homem é livre e capaz de intervir na situação, então ele pode intervir na vida das novas gerações para educá-las. O homem é capaz de transcender a situação, assim como as opções e os pontos de vista pessoais, para colocar-se na perspectiva universal (p. 1 - 2).
	
	B
	V – V – V – F  
	
	C
	F – F – F – V   
	
	D
	V – F – V – F  
Questão 5/10
Segundo o artigo A formação humana na perspectiva histórico-ontológica, a metafísica dos tempos antigos e medievais, isto é, a metafísica aristotélica, era uma metafísica do objeto (ou subjetiva).
Com relação à afirmativa anterior, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A metafísica é, e deve ser considerada um pensamento substantivador, que atribui às suas ideias centrais o caráter de substância.  
	
	B
	Em contrapartida à visão dos tempos antigos e medievais, a metafísica da modernidade é uma metafísica do sujeito (ou subjetiva).
Você acertou!
A metafísica dos tempos antigos e medievais, isto é, a metafísica aristotélica, era uma metafísica do objeto (ou objetivista). Em contrapartida, a metafísica da modernidade era uma metafísica do sujeito (ou subjetivista). Entretanto, não procede a afirmação de que a metafísica é um pensamento substantivador, isto é, que atribui às suas ideias centrais o caráter de substância, ou seja, de uma coisa que se sustenta em si e por si. Esse entendimento tem levado a se considerar que a metafísica da modernidade, por ser uma metafísica do sujeito, consideraria o sujeito como uma substância, como algo que subsiste em si e por si (p. 3).
	
	C
	A metafísica é algo insubsistente em si e por si.  
	
	D
	A metafísica considera o sujeito como um método, com forma acabada.   
Questão 6/10
Considerando os seus estudos sobre ética e educação, relacione a coluna A com a coluna B e, após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna B de cima para baixo.
	COLUNA  A 
 
	COLUNA  B 
 
	I. Ética Pedagógica 
  
 
 II. Educação e ética 
 
III. Ética da comunidade dos educadores
	(   ) Auxilia o educando a se constituir um ser ético.
 
(   ) Volta-se para questões éticas envolvendo os educadores em projetos.
 
(   ) O educador deve considerar a rede de pertencimento das pessoas do educando.
 
(   ) Enfatiza indagações éticas que envolvem as ações do educador. 
 
 
	
	A
	III - II - I - II   
	
	B
	I - II - II - III   
	
	C
	II - III - III - I 
Você acertou!
I - Ética pedagógica: Enfatiza indagações éticas que envolvem as ações do educador. II - Educação e ética: Auxilia o educando a se constituir um ser ético. III - Ética da comunidade dos educadores: Volta-se para questões éticas envolvendo oseducadores em projetos e ressalta que o educador deve considerar a rede de pessoas de pertencimento do educando (p. 2). 
	
	D
	II - III - I - II   
Questão 7/10
Segundo Saviani e Duarte (2010), “a perspectiva histórico-ontológica da formação humana se faz presente ao longo de toda a obra de Karl Marx”.
Com relação à formação humana abordada nos Manuscritos econômico-filosóficos de 1844, de Marx (1985), analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I.A formação humana é analisada na relação entre o processo histórico de objetivação do gênero humano e a vida do indivíduo como um ser social.
II.O que faz do indivíduo um ser genérico é a atividade vital, a qual é definida por Marx como aquela que assegura a vida de uma espécie.
 
III. No caso dos seres humanos, sua atividade vital, que é a relação social, se aproxima daquelas de outras espécies vivas por ser uma atividade inconsciente que se objetiva em produtos que passam a ter funções definidas pela prática. 
 
IV. Por meio do trabalho o ser humano incorpora, de forma historicamente universalizadora, a natureza ao campo dos fenômenos sociais.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.   
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Nos Manuscritos, a formação humana é analisada na relação entre o processo histórico de objetivação do gênero humano e a vida do indivíduo como um ser social. O que faz do indivíduo um ser genérico, isto é, um representante do gênero humano, é a atividade vital, a qual é definida por Marx como aquela que assegura a vida de uma espécie. No caso dos seres humanos, sua atividade vital, que é o trabalho, distingue-se daquelas de outras espécies vivas por ser uma atividade consciente que se objetiva em produtos que passam a ter funções definidas pela prática social. Por meio do trabalho o ser humano incorpora, de forma historicamente universalizadora, a natureza ao campo dos fenômenos sociais. Nesse processo, as necessidades humanas ampliam-se, ultrapassando o nível das necessidades de sobrevivência e surgindo necessidades propriamente sociais (p. 5).
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.  
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.   
Questão 8/10
Leia o caso abaixo:
 
Tatiana, que é mãe de Sofia, participou juntamente com outros pais da escola “Caminhos do saber” do projeto pedagógico “Diálogo: partida e encontro para as respostas aos jovens educandos”, organizado pelos professores. 
Durante a análise dos resultados do projeto, muitas questões acerca da ética e dos valores foram ressaltadas pelos participantes e entrevistados. 
 
Com base na leitura e compreensão do artigo de Röhr (2010), qual aspecto ressalta o caso ocorrido na escola de Sofia?
 
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A educação por valores;   
	
	B
	A ética da comunidade dos educadores
Você acertou!
Para Röhr, a ética da comunidade dos educadores ressalta a situação descrita, pois este aspecto trata das questões sobre a ética envolvendo a colaboração dos educadores em projetos pedagógicos (p. 1).
	
	C
	A ética pedagógica;   
	
	D
	A educação ética filosófica.   
Questão 9/10
De acordo com Saviani e Duarte (2010), “para que a relação do ser humano com seu trabalho mude radicalmente numa sociedade comunista, é necessário que a atividade deixe de ser um meio para a satisfação de necessidades externas a ela e passe a ser ela mesma um processo no qual o sujeito se desenvolve e se realiza como um ser humano”.
Com relação à superação do trabalho alienado, analise as afirmações abaixo e marque V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da marcação.
 
(  ) Superar essas condições significa transformar a atividade em autoatividade. 
 
(  ) A superação do trabalho ocorre principalmente pela negação do trabalho e pela busca de uma suposta essência reprimida no interior do indivíduo. 
 
(  ) Se dá pela transformação da atividade em relação consciente com o mundo resultante da objetivação histórica e social do gênero humano. 
 
(  ) A relação de exterioridade está intrinsecamente ligada à atividade de trabalho.
	
	A
	F – V – F – V   
	
	B
	V – F – V – F
Você acertou!
A relação de exterioridade não é intrínseca à atividade de trabalho, ela acontece nas condições de alienação. Superar essas condições significa transformar a atividade em autoatividade, ou seja, em atividade autorrealizadora. A atividade vital como atividade autorrealizadora é a única forma de o indivíduo se efetivar como um ser genérico, isto é, um ser conscientemente representativo do desenvolvimento alcançado pelo gênero humano. A superação do trabalho alienado não se dá pela negação do trabalho ou pela busca de uma suposta essência reprimida no interior do indivíduo, mas sim pela transformação da atividade em relação consciente com o mundo resultante da objetivação histórica e social do gênero humano (p. 7 - 8).
	
	C
	V – V – F – F  
	
	D
	F – F – V – V   
Questão 10/10
O artigo Ética e Educação – caminhos buberianos, de Röhr (2010) traz uma discussão sobre três aspectos relevantes da ética. Após os seus estudos, identifique quais são estes três aspectos.
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A postura do professor em sala, os valores familiares e a filosofia da escola.  
	
	B
	Os valores familiares dos alunos, as regras do convívio escolar e os direitos e deveres institucionais.   
	
	C
	A educação ética, a ética pedagógica e a ética da comunidade.
 D A valorização ética familiar, os costumes tradicionais da escola e a educação pedagógica.

Continue navegando