Buscar

PROVA DE INF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0368_AV_201402055145 » INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 201402055145 - URSULA SILVA SANTOS
Professor:	MARIA ADELAIDE MAIO RODRIGUES
Turma: 9010/AE
Nota da Prova: 3,0 Nota de Partic.: 1,5 Av. Parcial 2 Data: 17/06/2016 19:27:40
 Questão número 1.1a Questão (Ref.: 201402178564)	Pontos: 0,0 / 1,0
Comente a frase: "o computador é uma ferramenta cognitiva, ou seja, assim como qualquer material didático é apenas um meio" (SOARES, 2000)
Resposta: De aprendizado onde são oferecidos recursos para lhe permitir a comunicação de ideias.
Gabarito:
O uso do computador não substitui o professor. O computador é apenas um instrumento a mais em sua sala de aula. Uma ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Ou seja: o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse ambiente, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas
Fundamentação do(a) Professor(a): O uso do computador não substitui o professor. O computador é apenas um instrumento a mais em sua sala de aula. Uma ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Ou seja: o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse ambiente, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas.
 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201402307535)	Pontos: 0,0 / 1,0
"As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico". Procure analisar e explicar esta afirmação de Ladislau. 
Resposta: É de transformação onde a tecnologia permite que desenvolvamos consciência de é uma ferramenta poderosa e que devemos trabalhar de maneira
Gabarito: As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista. O educador deve ter uma mente aberta e criativa, além de planejar as suas aulas para utilizar de maneira correta as ferramentas tecnológicas nas atividades propostas.interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação
Fundamentação do(a) Professor(a): As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista. O educador deve ter uma mente aberta e criativa, além de planejar as suas aulas para utilizar de maneira correta as ferramentas tecnológicas nas atividades propostas.interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação.
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 201402168824)	Pontos: 0,0 / 1,0
Tomemos a afirmação de Maria Dias: "A natureza inteligente do homem permite-lhe transformar pela téchne a realidade natural em uma realidade artificial com a finalidade de sua subsistência e proteção", no caso de uma sala de aula de EJA. Lá, a docente se vê obrigada, mesmo sem recursos oferecidos pela escola, a fazer da melhor maneira possível seu trabalho, aproveitando os livros usados dos filhos daqueles alunos. Neste caso, a relação que encontramos entre sua prática e tecnologia (ao buscarmos a origem grega do termo) é, principalmente:
Opção Certa	Pelo fato de que a docente utiliza sua capacidade de criação (criatividade) aproveitando o que possui na realidade que está.
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 201402183929)	Pontos: 1,0 / 1,0
Os aplicativos são programas que possuem a finalidade de auxiliar o usuário. Conforme a citação marque a opção do aplicativo utilizado para que o aluno desenvolva a seguinte atividade: tendo o tema despesas domésticas, elabore um documento discriminando o gasto mensal da família com:
Opção Certa	editor de planilhas
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201402168811)	Pontos: 1,0 / 1,0
O Word possibilita o alinhamento de um texto. O alinhamento pode ser: à esquerda, à direita, centralizado ou, justificado. Assinale a frase INCORRETA:
Opção Certa	Justificado: o alinhamento justificado é quando o texto distribuído no canto superior esquerdo da página.
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201402307097)	Pontos: 0,0 / 1,0
O usuário tem acesso a um programa que permite o tratamento de imagens e a criação de vários desenhos para diversos tipos de trabalho. Uma grande vantagem deste programa, __________________________, é que as pessoas iniciantes no Sistema Operacional podem se aperfeiçoar nas funções básicas de outros programas, tais como: abrir, salvar, desfazer, novo. Assinale a resposta que completa a frase.
Opção Certa	Paint
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201402168789)	Pontos: 0,5 / 0,5
Um software de apresentação é talvez uma das ferramentas mais poderosas no computador ¿ ele permite a comunicação de ideias. Quais seriam as principais vantagens do seu uso como processo de comunicação?
Opção Certa	Promove a circulação da livre expressão do aluno expansão da informação na criação de slides.
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201402187278)	Pontos: 0,0 / 0,5
O conceito ¿sociedade em rede¿ é bastante utilizado em nossa sociedade contemporânea, e foi apresentado em nossas aulas pelos textos de Ladislau Dowbor. Se você tivesse que inserir tão conceito no cotidiano de uma escola onde fosse Gestor(a), seria importante lembrar que:
Opção Certa	Embora receba ênfase a partir da informática, é característica da convivência humana em sociedade, pois são estabelecidas através de ¿relações em rede¿.
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201402712306)	Pontos: 0,0 / 0,5
Sabemos que a Diretriz Nacional do Ensino Médio (Resolução CEB 3/98) define a importância da " Estética da Sensibilidade" como um dos princípios norteadores do ensino. Levando-se em conta que você quer aprofundar a aplicabilidade da legislação junto a seus professores, sabemos também que, sobre este tema, NÃO PODEMOS AFIRMAR que:
Opção Certa	Este princípio é fundamental apenas a alunos normalistas, por ser responsabilidade destes a educação das crianças.
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201402187329)	Pontos: 0,5 / 0,5
¿Em outra época isso poderia levar a uma desarticulação do sistema político mais amplo. Hoje, os novos sistemas de informação e de comunicação permitem que o sistema seja descentralizado e funcione em rede, substituindo em grande parte a hierarquia de mando pela coordenação horizontal...¿ A partir das obras de Caltells e Levy, podemos dizer que o conceito que melhor representa as reflexões acima é:
Opção Certa	Sociedade em rede

Outros materiais