Buscar

bauman e a politica brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO- MT
DEPARTAMENTO DE DIREITO
DISCENTES: LÁZARA BARBARA E VALLÉRIA DUARTE
FILOSOFIA DO DIREITO: RELAÇÃO ENTRE BAUMAN E A POLÍTICA BRASILEIRA
Zygmunt Bauman nasceu no dia 19 de novembro de 1925, em Poznán. Nos anos 40 e 50 foi militante entusiasmado do Partido Comunista Polaco, até se desligar da organização devido ao fracasso da experiência socialistas no leste europeu.Se graduou em sociologia na URSS e, por seu status de combatente, conseguiu ascender socialmente: saiu da condição modesta que seus pais lhe propiciaram durante a juventude e tornou-se professor universitário. Emigrou então da Polônia, por motivo de perseguições antissemitas, e na Grã-Bretanha tornou-se professor titular da Universidade de Leeds. Hoje é professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.
A política brasileira, encontra-se em um caos, originário de suas raízes no período colonial. Entretanto, a transformação no espaço social hodierna, definida por Bauman como: Modernidade liquida, piora de maneira notória os problemas conhecidos há tempos. 
A priori, individuo busca sua afirmação no espaço social e esquece totalmente da solidariedade coletiva a qual deveria pensar no seu próximo. Com isso, os candidatos aos cargos políticos fazem uma campanha intensa apelando para diversos meios para conquistar votos. E depois de já eleitos, esquecem de seus eleitores ao visar somente os benefícios e riqueza que a sua posição pode lhe nutrir, voltando à lembrar somente alguns meses antes da nova campanha. Ademais, nesse ambiente de incertezas que é a política brasileira, acabam querendo garantir suas vidas, participando direta ou indiretamente de corrupções. 
A posteriori, o autor comenta o fim do planejamento a longo prazo. Enquanto nossos ancestrais viveram voltados para o futuro, estabelecendo virtudes e realizações que beneficiariam as próximas gerações conjuntamente a isso, nos tornamos mais ignorantes,egoístas e negligentes, e isso reflete na política de forma efetiva quando se vê casos como o da Petrobras, o qual roubaram de maneira palpável e agrediram também a economia do Brasil, deixando-nos em uma situação critica. 
 Mais à frente, Bauman reforça a separação do poder da política. Os poderes são livres do controle político e a política sofre o déficit de poder, isso é causado pela construção da democracia que conhecemos onde se investe em parlamentos e nos partidos, e toda essa situação acaba por deixar os cidadãos cheios de incertezas e desconfiança em relação às instituições políticas e cumprimento de promessas. Ademais, as multinacionais aproveitando das entranhas do Brasil de país explorado, tomaram o poder e a aplicabilidade de leis para si, o medo do Estado de perder os beneficios ilusórios da presença dessas empresas às tornam superiores diante de qualquer outra coisa, até do próprio presidente, que tem que se curvar,pois uma boa parte do crescimento economico brasileiro foi decorrente do estabelecimento dessas multinacionais no território brasileiro, e apesar do fato de que o dinheiro não permanece aqui, a ilusão é primordial perante a necessidade de crédito com os eleitores.

Outros materiais

Outros materiais