Buscar

Exercício Discursiva: Simulado CORPORAÇÕES E CONTEXTO EMPREENDEDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado
Corporações e Contexto Empreendedor
Questão 1/5
O empreendedor gestor
A ação de empreender constantemente não pode ser confundida com o ato de “pular” de empreendimento a empreendimento. Não se trata de uma ação momentânea, descompromissada e sem direção. Para tanto, o empreendedor precisa ter delineado um mapa, ou seja, um Plano que lhe conceda direção, propósito e metas, a fim de que possa agir de acordo com o que foi sonhado, planejado, almejado. Além disso, o empreendedor se prepara e mantém seu aprendizado em constante atualização, pois sabe que sua sabedoria e equilíbrio pessoal são decisivos para o sucesso de seu maior empreendimento: a própria vida.
Para garantir o sucesso da caminhada empreendedora, é preciso que sejam incorporados traços do comportamento gerencial ao empreendedor, os quais delineiam as características de gestor.
Fonte: Schneider, E. Castelo Branco, H. Caminhada Empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade, Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 24
Após a leitura do texto, responda:
Apresente e conceitue as características de gestor que o empreendedor necessita ter para alcançar o sucesso em sua caminhada empreendedora:
Resposta:
 Planejamento: Preparar para a ação e a medição de resultados.
Criatividade: Buscar o novo, a solução para os problemas, as alternativas de combinações de produtos e serviços inovadores.
Inovação: Criar novos produtos, processos e formas de negociar.
Perseverança: Não desistir diante dos obstáculos.
Otimismo: Acreditar no seu próprio negócio.
Entusiasmo: Saber que, no início, os erros serão maiores que os acertos, entretanto aqueles resultam em experiência e conhecimento.
Ação: Fazer acontecer.
Questão 2/5
Vários autores abordam a criatividade com diferentes enfoques, relacionando-a tanto à questão pessoal quanto profissional.
Osho (1999, p. 13) faz uma abordagem mais filosófica, dizendo que “a criatividade é divina e está na essência do homem. Além de ser natural, é a própria saúde da pessoa. Sem ela a pessoa não está verdadeiramente viva”. De acordo com o autor, a criatividade exige um bom grau de autoconhecimento, pois o caminho criativo é individual e cheio de obstáculos, deve-se voltar a ser criança (o ser mais criativo que existe), estar sempre aprendendo algo novo (ser curioso, atento e estudioso), aprender a experimentar momentos simples de felicidade e sonhar.
Fonte: Schneider, E. Castelo Branco, H. Caminhada Empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade, Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 46
Diante do exposto:
Conceitue o que é criatividade?
Qual a importância para o empreendedor possuir tal característica?
Como ela – a criatividade – pode se apresentar na prática, no dia a dia do empreendedor?
Respostas:
 1. Criatividade é pensar em algo novo, único; Ver oportunidade onde outros não veem; Ter ideias diferentes para a solução dos problemas.
2. A criatividade deve ser vista como uma ferramenta que traz exclusividade para seu negócio, fazendo-o destacar dentre os demais.
3. Pensando em algo novo: Um novo produto, novo processo, nova maneira para resolver um problema.
Questão 3/5
De onde vêm as oportunidades?
Em termos de negócios, pode-se dizer que se torna uma oportunidade aquilo que possa ser útil, necessário e/ou interessante. Isso quer dizer que só é oportuno o que é percebido pelas pessoas e, nesse contexto, o que mais as pessoas veem é aquilo que elas estão precisando, o que desejam ou sonham. Portanto, se é necessário partir em busca de oportunidades, é importante lembrar que elas geralmente têm como berço as necessidades humanas. Conhecendo mais sobre as necessidades das pessoas, pode-se encontrar brechas, nichos e focos pouco explorados.
No âmbito do pensamento administrativo, muito já se estudou sobre necessidades, motivações e ambições, mas nem por isso se pode afirmar que esses estudos já estão prontos, acabados e que novas análises não possam ser feitas.
O estudo da hierarquia das necessidades, proposto por Maslow, muito tem contribuído para o entendimento da motivação humana, principalmente no que se refere ao surgimento de novos produtos e serviços. A teoria de Maslow apresenta a motivação sob a forma de uma pirâmide de necessidades, dispostas em níveis (conforme figura abaixo), numa hierarquia de importância e de influência – uma nova necessidade somente poderia ser alcançada quando uma necessidade de base estivesse satisfeita.
Fonte: Schneider, E. Castelo Branco, H. Caminhada Empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade, Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 62
Fonte: http://site.suamente.com.br/a-piramide-de-maslow/ acesso em 11/06/2015 às 14h53min
Diante do exposto apresente seus argumentos em relação aos seguintes questionamentos:
Qual o papel e a importância do empreendedor conhecer a hierarquia das necessidades de Maslow e como pode utilizá-la na identificação de oportunidades de negócios?
Cite para cada nível um tipo ou ramo de empresa que poderia ser planejada e estruturada para atender a cada necessidade. Cite o nível da necessidade e o tipo de empresa que poderia ser aberta.
Resposta: 
1. A importância do empreendedor conhecer a hierarquia das necessidades de Maslow é que é considerada uma das principais formas de entender como funciona a motivação humana, partindo das necessidades básicas, os indivíduos precisam satisfazer pelo menos parcialmente aquelas do nível baixo para avançar para os do nível acima. O que determinará as necessidades das pessoas são as experiências vivenciadas a todo momento.
2. Auto realização: empreendimento que saia dos padrões, conferem mais do que conforto, segurança e acomodação e se difere dos demais por conta dos detalhes.
Autoestima: Empreendimentos com qualidade máxima em serviços, que conferem status e estima.
Sociais: Empreendimentos que além de serviços básicos, forneçam interação social.
Segurança: Hotéis de permanência curta que ofereçam poucos serviços supérfluos e de localização estratégica.
Fisiológicas: Empreendimentos cujo serviços se limitam à hospedagem e à alimentação.
Questão 4/5
Empresas que valorizam o desenvolvimento de intraempreendedores não são muitas no mercado, porém, elas são reconhecidas por possuírem algumas características ou práticas de gestão que levam seus colaboradores a quererem oferecer o que tem de melhor à organização.
Apresente 5 características que podem ser encontradas e observadas em empresas que valorizam e procuram desenvolver intraempreendedores.
Resposta:
Incentivam os colaboradores a criar dentro da organização.
Valorizam as ideias.
Incentivam a participação dos colaboradores nas reuniões, para ouvir suas ideias e sugestões.
Incentivam o aperfeiçoamento da capacitação profissional do colaborador através de cursos, workshops e capacitações.
A alta administração abre mão da rigidez e do conservadorismo nos processos de tomadas de decisões.
Questão 5/5
Os stakeholders são compostos por vários atores sociais, eles tem grande importância nas decisões das empresas que atuam de forma socialmente responsável.
Apresente 3 tipos de stakeholders que existem e explique como eles podem influenciar as decisões organizacionais.
Respostas:
Fornecedores: O fornecedor deve ser trazido para dentro da organização de modo que ele comece a ter uma grande participação nos negócios internos da empresa, fazendo com que ele se sinta parceiro de verdade.
Cliente: Um cliente totalmente satisfeito permanece mais tempo, compra mais, fala bem dos produtos e custa menos para ser atendido do que novos clientes.
Meio ambiente: O cliente final buscará um produto que tenha, além da qualidade, sustentabilidade.

Continue navegando