prova ojetiva metodologia cientifica
3 pág.

prova ojetiva metodologia cientifica


DisciplinaMetodologia Científica28.062 materiais782.511 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A bibliografia selecionada para o trabalho, cujas informações completas devem ser cuidadosamente anotadas nas fichas de leitura, vai ser apresentada ao leitor como forma de demonstrar quais os principais autores e fontes que serviram de suporte teórico-empirico para a elaboração de toda a pesquisa. As referências também apresentam oportunidades de continuidade e aprofundamento dos estudos.
TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE, 2010. (p. 127)
 
Tomando como ponto de partida que todas as referências precisam seguir as normas da ABNT, conforme conteúdo apresentado nas aulas e o livro-base da disciplina, responda: Qual, entre as alternativas a seguir, refere-se à uma referência de um artigo publicado em periódico?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

	
	B
	MARANDINO, M. Educação em museus de História Natural: possibilidades e desafios de um programa de pesquisa.Enseñanza de lasCiencias, n. extra, VII Congresso, 2005, p. 1-4 CARVALHO NETA, R. N. F. O professor de Arte e a formação do olhar. In: CARVALHO NETA, R. N. F. (Org.). Arte Maranhense: produção & ensino. São Luís: R. Fortes, 2005. p. 260-266

	
	C
	ALVIM, Davis Moreira. O rio e a rocha: resistência em Gilles Deleuze e Michel Foucault. Revista Intuitio, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 78-90nov. 2009.
Você acertou!
SOBRENOME DO AUTOR, prenome ou iniciais. Título do artigo ou da matéria. Título do periódico, Local, volume e/ou ano, número, paginação inicial e final do artigo ou matéria, data. (p. 83)

	
	D
	BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 165-196.

	
	E
	BARBOSA, Maicon; LOPES, Kleber Jean Matos. Desventuras de um forasteiro numa cidade que se faz corpo. In: ADAD, Shara Jane Holanda Costa; JÚNIOR, Francisco de Oliveira Barros (Org.). Corpografia: Multiplicidades em fusão. Fortaleza: UFC, 2012.

Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A coleta de dados, levando em conta a pesquisa que se pretende, pode ser realizada de forma bastante variada, isto é, pela utilização de diferentes técnicas e instrumentos de pesquisa, segundo os critérios estabelecidos pelo pesquisador e segundo as condições, objetivos e práticas de sua realização.
TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE, 2010.  (p. 46)
 
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base da disciplina, a respeito das técnicas de coleta de dados conhecidas como questionário e entrevistas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I \u2013 (  ) As questões formuladas para o questionário são do tipo fechadas ou duplas, apenas, enquanto as questões das entrevistas são caracterizadas como abertas.
II \u2013 (  ) Na elaboração de um questionário é importante que o pesquisador tenha em mente que todas as perguntas devem relacionar-se com os objetivos da pesquisa.
III \u2013 (  ) A entrevista estruturada deve ser pensada com antecedência pelo pesquisador, já não estruturada permite ao entrevistado maior liberdade de expressão.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 F \u2013 F.

	
	B
	F \u2013 F \u2013 V.

	
	C
	V \u2013 V \u2013 F.

	
	D
	F \u2013 V \u2013 V.
Você acertou!
A afirmativa I é FALSA: Tanto os questionários como os formulários são fundamentados em uma série de questões ordenadas sucessivamente e relacionadas com o objetivo do estudo, isto é, o pesquisador elabora esses instrumentos visando atingir os objetivos e resolver os problemas propostos no projeto de pesquisa.
As questões presentes nesses instrumentos podem ser abertas, fechadas ou duplas. As questões abertas são aquelas que permitem ao pesquisado discorrer sobre o que está sendo perguntado. (p. 150)
A afirmativa II é VERDADEIRA: Tanto os questionários como os formulários são fundamentados em uma série de questões ordenadas sucessivamente e relacionadas com o objetivo do estudo, isto é, o pesquisador elabora esses instrumentos visando atingir os objetivos e resolver os problemas propostos no projeto de pesquisa. (p. 150)
A afirmativa III é VERDADEIRA: A entrevista estruturada, ou padronizada, é orientada por um roteiro montado anteriormente pelo pesquisador, permitindo esclarecimentos dentro de limites.
A não estruturada, ou despadronizada, por sua vez, atribui ao respondente ampla liberdade para que se expresse a seu modo. Conforme Lima (2004, p. 95), a prática desse tipo de entrevista pode assumir várias modalidades, das quais se destaca aqui a focalizada. (p. 153)

	
	E
	F \u2013 V \u2013 F.

Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

      Ainda que sujeitas a críticas e discordâncias, são essas normas o parâmetro oficial obrigatório, no Brasil, para todos os envolvidos em atividades científicas, técnicas ou acadêmicas. Elas são internacionais, e estão em vigor nos meios técnicos, científicos e acadêmicos de todos os países do mundo e não há como ignorá-las, mesmo discordando ou criticando as falhas existentes em sua elaboração.

       A NBR 6023, de agosto de 2000:

fixa a ordem dos elementos das referências bibliográficas;
estabelece convenções para a transcrição e apresentação dos elementos das referências bibliográficas.

 RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002. (p. 151) Conforme consta no livro-base da disciplina, na elaboração de referências existem alguns elementos que são essenciais, enquanto outros são complementares. No contexto dos elementos essenciais, analise a referência a seguir:

A referência apresentada está incompleta.. Qual, é o elemento essencial que está faltando? 

Assinale a alternativa correta:

	
	A
	Autor.

	
	B
	Título.

	
	C
	Editora.
Você acertou!
Os ELEMENTOS ESSENCIAIS consistem nas informações indispensáveis à identificação do material. São eles: autor(es), título, edição. local, editora e data de publicação.

Exemplo:

DEMO, P. Metodologia da investigação em educação. 20. ed. Curitiba: Ibpex, 2005.

	
	D
	Local.

	
	E
	Ano.

Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O pré-texto engloba as \u201cinformações que ajudam na identificação e utilização do trabalho\u201d. Os elementos pré-textuais são capa, errata, página de rosto, dedicatória, agradecimentos, resumo e sumário.
No entanto, nem todos os trabalhos contêm todas essas partes. Em uma tese, por exemplo, todas elas são incluídas, enquanto em um trabalho acadêmico destinado a universitários é optativa a inclusão de certos itens [...]
 
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2003. (p. 159)
 
De acordo com o livro-base da disciplina, o sumário é um elemento pré-textual obrigatório na maior parte dos trabalhos acadêmicos. 
A respeito do sumário, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I \u2013 (  ) O sumário tem como característica essencial fornecer uma visão geral do trabalho acadêmico, facilitando a localização de partes específicas dentro do texto.
II \u2013 (  ) Comumente os trabalhos acadêmicos trazem a palavra sumário para identificar das divisões e seções do texto, porém, esse título pode ser substituído por índice.
III \u2013  (  ) No que diz respeito à formatação do trabalho acadêmico, o título \u201csumário\u201d deve vir sempre em letras maiúsculas, alinhado de forma centralizada e em negrito.
Alternativas :
	
	A
	V \u2013 V \u2013 F.

	
	B
	F \u2013 F \u2013 V.

	
	C
	V \u2013 F \u2013 F.

	
	D
	V \u2013 F \u2013 V.
Você acertou!
A afirmativa I é VERDADEIRA: De acordo com a NBR 6027, o sumário é um elemento obrigatório de trabalhos acadêmicos, caracterizado pela enumeração das principais divisões, seções e demais partes de um trabalho acadêmico, acompanhadas dos respectivos
Renata
Renata fez um comentário
????☺
0 aprovações
Carregar mais