Buscar

cd 3.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
SAÚDE DO RECÉM NASCIDO
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
*
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
CRESCIMENTO: 
É o aumento do corpo como um todo ou em suas partes. Aumento do tamanho e da quantidade de células, tecidos, órgãos e sistemas. O crescimento pode ser medido em termos de centímetros (tamanho) ou gramas (peso).
*
AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO FÍSICO
PESO: é considerado o melhor indicador de crescimento da criança por expressar todas as mudanças que ocorrem no corpo, além de ser de fácil obtenção. O peso corporal pode refletir diversos fenômenos – aumento do tecido adiposo ou muscular, crescimento ósseo ou retenção hídrica.
ESTATURA/ALTURA: é uma medida estável e extremamente valiosa. É afetada quando a deficiência nutricional é prolongada ou muito intensa.
*
COMO AVALIAR O CRESCIMENTO FÍSICO
O crescimento físico é avaliado através do gráfico peso-idade.
Essa avaliação é feita também através do sistema de percentil (classificação de um indivíduo em relação a uma distribuição normal da população de referência).
A linha horizontal do gráfico mostra a idade em meses, começando do 0 (zero), que corresponde ao nascimento, até 60 meses, que equivale a 5 anos de idade.
*
COMO AVALIAR O CRESCIMENTO FÍSICO
A linha vertical mostra o peso em quilos, iniciando com 2 kg e aumentando de 1 em 1.
Dentro do gráfico existem 4 linhas, onde 3 são contínuas e 1 é pontilhada. A linha contínua superior é o percentil – 97, a pontilhada é o percentil – 10, a linha abaixo da pontilhada é o percentil – 03 e a linha vermelha é o percentil – 0,13.
*
COMO AVALIAR O CRESCIMENTO FÍSICO
*
*
Percentil
Acima do percentil 97: Classificar como sobre peso
Entre os percentis 97 e 3: faixa de normalidade nutricional
Entre os percentis 10 e 3: classificar como risco nutricional
Entre os percentis 3 e 0,1: classificar como peso baixo
Abaixo do percentil 0,1: classificar como peso muito baixo
*
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO: 
Refere-se a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva. É uma aquisição cronológica de aspecto cognitivo ou mental, linguagem, emocional, social e neuromotor.
*
CLASSIFICAÇÃO
DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL:
 É o processo de humanização, através do qual a criança vai adquirindo maior capacidade para se mover, coordenar seus movimentos e ações, sentir, pensar e interagir com os outros e com o meio que a rodeia. Resulta da relação entre aspectos biológicos, psíquicos, cognitivos, ambientais, socioeconômicos e culturais.
*
CLASSIFICAÇÃO
DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO: 
Maturação das estruturas que compõem o sistema nervoso. A maturação ocorre na direção da cabeça para os pés e do centro do corpo para as extremidades. Ex: O bebê sustenta primeiro a cabeça, depois o tronco e, por último, as pernas.
*
CLASSIFICAÇÃO
DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO:
 É a percepção que a criança tem de si mesma. É formado a partir das trocas que ela faz com os outros durante a sua vida. A partir das trocas com os pais e com as outras pessoas, a criança vai construindo seu modo de ser, sua auto-imagem e a maneira como se vê como pessoa. Portanto, atenção, carinho, amor, brincadeiras criam oportunidades para a criança crescer e desenvolver suas potencialidades.
*
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
Período Pré-Natal (da concepção ao nascimento) : período de transmissão de características físicas dos pais. A interação mãe-filho é a mais íntima possível, de modo que doenças maternas, nutrição, hábitos e situações emocionais podem interferir no crescimento e no desenvolvimento da criança).
*
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
Período Neonatal (0 a 28 dias): a postura e os movimentos do RN podem ser observados, flete membros, dorme bem, tem percepções maternas e sonoras, atenção materna voltada exclusivamente para o filho, formação de laços familiares, mãe e pai são fundamentais no desenvolvimento psíquico do RN.
*
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
Primeira Infância (29 dias a 2 anos): ocorre maiores e mais rápidas transformações no desenvolvimento, estabelecimento de ritmos de sono, alimentação e excreções, diferencia voz materna de outras vozes, socialização com pais, irmãos e familiares. A criança aos 2 anos, pode atingir a metade da altura que terá na fase adulta 
*
FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO
Fatores biológicos: 
Todos os eventos pré, peri e pós-natais que resultem em danos que aumentem a probabilidade de prejuízos no desenvolvimento. 
EX: malformações congênitas, síndrome de down e outras síndromes, prematuridade, hipóxia, meningites, etc.
*
FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO
Fatores ambientais: 
Deficiência de: cuidados prestados, carinho, alimentação, lazer, condições precárias de saúde, falta de recursos sociais e econômicos, pouca educação materna, estresses intrafamiliares (violência, abuso, maus-tratos e problemas de saúde mental da mãe).
*
MONITORAR E PROMOVER O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO 
Iniciar a monitorização logo após o nascimento;
Incentivar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses;
Orientar adequadamente o desmame;
Acompanhar mensalmente a criança, avaliando peso, estatura e desenvolvimento (reflexos e postura).
*
MONITORAR E PROMOVER O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO
Preencher corretamente o cartão da criança traçando a curva de crescimento.
Tomar providências de acordo com os resultados encontrados.
Promover ações educativas que visem orientar pais, familiares e comunidade a respeito de hábitos saudáveis de vida (alimentação, higiene e lazer).
*
PRIMEIROS DIAS DE VIDA
Observando, cuidando e conhecendo
No início da vida, o bebê dorme bastante;
Nos primeiros, dias o bebê pode perder um pouco de peso, mas, por volta do 10º dia, já recupera seu peso de nascimento;
*
PRIMEIROS DIAS DE VIDA
O coto do umbigo costuma cair até o fim da 2ª semana de vida. Se apresentar pus ou vermelhidão ao redor do umbigo isto sugere infecção;
Para limpar a região do umbigo, só use álcool a 70;
*
PRIMEIROS DIAS DE VIDA
A presença da cor amarelada na pele significa icterícia.Quando ela aparece nas primeiras 24hs de vida, quando o tom amarelado se torna muito intenso, ou, ainda, quando ele se espalha por todo o corpo, o profissional deve avaliar.
*
Dúvidas!!????
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando