Buscar

AV RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS 2016

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: GST0527_AV_201408456877 » RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201408456877 - PAULO ALEXANDRE DE SOUZA BATISTA
	Professor:
	CLAUDIA ABBASS CORREA DIAS
	Turma: 9007/AG
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 11:33:46
	
	 1a Questão (Ref.: 201408576397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que é confederação ?
		
	
Resposta: É uma organização sem fins lucrativos que tem sua sede em Brasília e é formada por três federações.
	
Gabarito: R: É o conjunto de federações, que atua no âmbito nacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408526697)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A greve dos bancários teve a duração de 15 dias. Foi considerada legal, já que não houve abusividade, pois  o serviço de compensação durante todo o período de greve foi mantido. Ao firmarem as cláusulas da convenção coletiva, ficou estabelecida a porcentagem do reajuste, bem como a forma de pagamento do mesmo. Entretanto, nada ficou acordado acerca do pagamento dos dias parados. Os bancários retornaram ao serviço, mas o pagamento dos dias de paralisação não foi efetuado.
Tendo por base o caso acima, a Lei de Greve, os ditames constitucionais, a suspensão e a interrupção do contrato de trabalho  e o entendimento jurisprudencial , responda justificadamente:  
a) Os bancários fazem jus ao pagamento dos dias paralisados?
 
b) Caso houvesse, na convenção coletiva,  cláusula assecuratória do pagamento dos dias paralisados , os bancários poderiam sofrer o desconto dos respectivos dias em seu pagamento? 
		
	
Resposta: A. Os bancários não fazem jus ao pagamento dos dias da paralisação, pois durante a greve o contrato de trabalho é suspenso, e na suspensão do contrato de trabalho o empregado não trabalha e também não recebe. B. Se na cláusula da convenção coletiva de trabalho,
	
Gabarito:
a) O direito de greve é um direito social garantido constitucionalmente, o que não significa que seja um direito absoluto. O art. 7º da Lei de Greve estabelece que durante a greve ocorre a suspensão do contrato de trabalho, e nas hipóteses de suspensão, como não há prestação do serviço, não há a contraprestação. O entendimento jurisprudencial é de que,  não havendo previsão de pagamento dos dias paralisados no acordo ou convenção coletiva , está-se diante da suspensão do contrato de trabalho. Dessa forma, como nada ficou acordado acerca do pagamento dos dias de paralisação, os bancários não fazem jus ao pagamento, podendo o desconto ser efetuado.
 
b) Nessa hipótese haverá o pagamento, pois embora o art. 7º da Lei de Greve traga a previsão de que o contrato de trabalho fica suspenso durante a greve, estabelece, por outro lado, que as relações obrigacionais serão regidas pelo acordo, convenção ou decisão judicial. Assim, se ficou estabelecido que o pagamento dos dias paralisados seria mantido, implica dizer que o que ocorreu foi a interrupção no contrato laboral, não podendo ser efetuado o desconto dos respectivos dias.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409233776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a revolução industrial marque a opção correta:
		
	
	As fábricas e oficinas do século XVII  apresentavam condições de trabalho de trabalho maravilhosas e várias legislações protecionistas para o trabalhador.
	
	Durante a revolução industrial os salários eram altos e todos os trabalhadores eram muito felizes e satisfeitos com as condições oferecidas.
	
	Para aumentar a força de trabalho nas fábricas e oficinas durante a Revolução Industrial nunca se empregavam mulheres e menores de idade, sendo sempre respeitadas as normas de proteção ao trabalhador.
	 
	A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e foi favorecida pelo fato de o País possuir grandes reservas de carvão mineral. Com o advento da energia a vapor, o carvão mineral tornou-se o grande combustível do século XVII , permitindo, então, o avanço das máquinas movidas a vapor
	
	Durante a revolução industrial os trabalhadores exerciam seu labor com enorme satisfação, tendo em vista que os empregadores se preocupavam em cumprir a legislação trabalhista protecionista da época.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409271158)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São considerados princípios específicos de Direito Coletivo do Trabalho, EXCETO:
		
	
	Pluralismo Jurídico
	
	Autonomia privada coletiva
	 
	Desnível dos contratantes coletivo
	
	Equivalência dos contratantes coletivos
	
	Liberdade sindical
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409142784)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, prevalece o princípio do sindicato único, por categoria e base territorial; e desta forma a estrutura do Sistema Legal Brasileiro, é:
		
	
	Feita em um sistema confederativo, ou seja, em três níveis, com a confederação em sua base, à federação em seu grau intermediário e o sindicato em grau superior aos demais;
	
	Feita em um sistema confederativo, ou seja, em três níveis, com a federação em sua base, à confederação em seu grau intermediário e o sindicato em grau superior aos demais
	
	As alternativas acima apresentadas estão incorretas
	
	Feita em um sistema confederativo, ou seja, em três níveis, com o sindicato em sua base, à confederação em seu grau intermediário e o federação em grau superior aos demais
	 
	Feita em um sistema confederativo, ou seja, em três níveis, com o sindicato em sua base, à federação em seu grau intermediário e a confederação em grau superior aos demais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409233852)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analisando o estudo das prerrogativas dos sindicatos marque a opção correta:
		
	
	Os sindicatos são entidades públicas que asseguram os interesses apenas os empresários em nosso país.
	 
	O Brasil não é signatário de nenhum diploma internacional que estabelece a proteção dos trabalhadores.
	 
	Além das prerrogativas tratadas pela legislação nacional, é importante mencionar as garantias oriundas de normas internacionais e fixadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) foram ratificadas pelo Brasil.
	
	Os sindicatos não tem função de representar suas bases trabalhistas.
	
	No Brasil vigora o sistema da pluralidade sindical e a representatividade deles é apenas para as entidades governamentais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409272034)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o artigo 11, da Constituição Federal, nas empresas de mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de um__________________ com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Marque a opção que preenche corretamente a lacuna da questão:
		
	
	Vice-presidente do sindicato.
	
	Presidente de sindicato.
	
	Presidente do conselho fiscal.
	
	Delegado sindical.
	 
	Representante.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409233871)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Consolidação das Leis do Trabalho criada em 1943 trouxe alguns direitos importantes para os trabalhadores. Analisando as alternativas abaixo marque a opção que não foi esta inserida dentro da legislação trabalhista.
		
	 
	Não estabeleceu as condições de trabalho dos menores na indústria
	
	Trouxe como novidade a Carteira Profissional
	
	Definiu e regulamentou os horários de trabalho na indústria e no comércio
	
	Definiu que as férias devem ser remuneradas
	
	Instituiu as comissões mistas de conciliação
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408746668)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os sindicatos trabalham, teoricamente, em função das relações entre empregados e empresas, e tem o intuito de expor as necessidades de cada indivíduo e de reivindicar direitos empregatícios equivalentes a todos os participantes das empresas. Na política de relações sindicais vamos encontrar aquela caracterizadapela força que o sindicato dispõe sobre a organização. Nesse caso, reivindicações coletivas e até mesmo privativas de líderes sindicais são concedidas pelas organizações. Podemos chamar essa política de:
		
	
	Autocrática
	 
	Reciprocidade
	
	Contemporânea
	 
	Paternalista
	
	Participativa
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201409175512)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o processo de robotização nas empresas marque a opção correta:
		
	 
	Se visitarmos uma empresa de alimentos, constataremos que o número de trabalhadores em contato direto com a produção é extremamente reduzido.
	
	Se visitarmos uma empresa de alimentos, constataremos que o número de trabalhadores em contato direto com a produção foi extremamente ampliado.
	
	Se visitarmos uma empresa de alimentos, constataremos que todo o sistema de produção é conduzido através de mão de obra humana, e, não há terminais eletrônicos.
	
	Se visitarmos uma empresa de alimentos, constataremos que os insumos, por sua vez, não são definidos em relação direta à quantidade produzida, havendo, sempre desperdício.
	
	Se visitarmos uma empresa de alimentos, constataremos que não existe processo de robotização.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.
Parte inferior do formulário

Continue navegando