Buscar

TÓPICOS ESPECIAIS EM SEGURANÇA PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

���1a Questão (Ref.: 262164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Policiais Corruptos e Milícias
 
A corrupção de policiais e os grupos de milícias são outro problema que enfrentamos no Rio. Ironicamente, os policiais corruptos têm geralmente as mesmas razões que um traficante para entrar na vida ilegal: uma fraca educação, a falta de dinheiro e a falta de perspectivas para o futuro.
 
Muitos dos policiais da cidade, principalmente os militares, procedem de setores menos favorecidos da sociedade. Eles costumam ter pouco acesso à educação e poucas alternativas profissionais. Grande parte é mal remunerada, mal equipada e mal treinada, mas, mesmo assim, precisam enfrentar altos riscos diariamente. Tudo isso faz com que alguns policiais sintam-se atraídos por formas alternativas de conseguir dinheiro, cedendo à corrupção.
 
Fonte:
http://soulbrasileiro.com.br/main/rio-de-janeiro/problemas-sociais/policiais-corruptos-e-milicias/policiais-corruptos-e-milicias/
 
Diante do exposto no texto acima disserte sobre o Poder de Polícia e a Legalidade.
	
	
Resposta: O poder de policia é um elemento usando pelos profissionais de segurança pública, concedido pelo Estado, para exercícios das suas funções. E para poder exercê-la, o agente de seguraça pública deve está pautado na legalidade de suas ações, sempre agindo de forma que lei permiti, e não se deixando influênciar por situação que possam sair desse campo.
	
Gabarito:
Os atos de polícia devem estar dentro dos limites legais e devem ser executados nos moldes estabelecidos pela lei. Na esfera do poder de polícia, verifica-se claramente a tensão entre autoridade e liberdade. Sendo assim, por se tratar de restrição a atividades privadas, o poder ordenador deve se submeter à legalidade.
	
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 266889)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pistorius acusa polícia de alterar cena do crime durante julgamento
Segundo o acusado, ele tinha se levantado para buscar o ventilador, que colocou junto à varanda, quando escutou ruídos no banheiro da suíte da casa. Para Pistorius, tratava-se de um possível intruso, mas, na realidade, era sua namorada. Alarmado pelos sons, após fechar as cortinas, ele voltou para pegar uma arma que tinha junto à cama, sem perceber se Reeva estava ou não no quarto, já que, segundo ele, o quarto estava escuro.
Fonte: http://virgula.uol.com.br/esporte/olimpicos/pistorius-acusa-policia-de-alterar-cena-do-crime-durante-julgamento
Diante do exposto no trecho do artigo acima defina exponha os critérios e procedimentos aplicados à perícia.
	
	
Resposta: O profissional de segurança pública que primeiro chegar na cena do crime deve observar se exitem vítimas, e se essas vítmas ainda está com vida, estando, deve providênciar o socorro, caso existam apenas vítimas fatais, ele deverá tomar todo as precauções nessárias para o isolamento correto. O Perito deverá, no circunstância de vítimas a serem socorridas, permiti que seja feito o socorro, mas de forma quenão afete a cena do crime ou que os afetossejam minimos. Caso só tinham vitimas fatais, o périto deverá tirar todas as pessoas não envolvidada na ocorrência, a fim de, não prejudicar o colhimento de provas.
	
Gabarito:
Dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e a conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais.
Aprender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos criminais. Os exames de corpo de delito e as outras perícias serão feitos por dois peritos oficiais.
O laudo pericial será elaborado no prazo máximo de 10 dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.
Os cadáveres serão sempre fotografados na posição em que forem encontrados, bem como, na medida do possível, todas as lesões externas e vestígios deixados no local do crime.
	
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 262152)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas a seguir referentes à legalidade:
 
I. Os atos de polícia devem estar dentro dos limites legais e devem ser executados nos moldes estabelecidos pela lei.
 
Porque:
 
II. Na esfera do poder de polícia, verifica-se claramente a tensão entre autoridade e liberdade. Sendo assim, por se tratar de restrição a atividades privadas, o poder ordenador deve se submeter à legalidade.
 
Após analisar a relação entre ambas as frases, assinale a opção CORRETA:
	
	 
	Se as duas são verdadeiras, a segunda justifica a primeira.
	
	Se as duas são verdadeiras, a segunda não justifica a primeira.
	
	Se a primeira é verdadeira, a segunda é falsa.
	
	Se a primeira é falsa, a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmativas são falsas.
	 Gabarito Comentado.�
 Gabarito Comentado.�
 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 263093)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Para se proteger da fúria do companheiro, que empunhava um facão para marcar o seu rosto, Z. pôs o braço esquerdo na frente e, num único golpe, o agressor arrancou seu antebraço. Ela sobreviveu e, felizmente, não engrossou as estatísticas do número de mulheres assassinadas por maridos, companheiros ou namorados. Segundo o Mapa da Violência do Ministério da Justiça, em 2012, no município do Rio, ocorreram 5,2 assassinatos para cada grupo de 100 mil mulheres. A capital ocupa o 19º lugar no ranking da violência contra o sexo feminino. A média nacional é de 4,4 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres". (Jornal o Globo, 08/03/2013)
Diante do exposto qual dispositivo legal específico pode ser aplicado neste caso?
	
	
	Lei nº 7.853/1989
	 
	Lei nº 11.340/2006
	
	Lei nº 1.0216/2001
	
	Lei nº 9.605/1998
	
	Lei nº 5.97/1967
	
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 263112)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A literatura nos conta que na época dos grandes reis, a.C., quando seus exércitos ganhavam a guerra os despojos passavam a ser do exército vencedor.
Assim sendo, o exército vencedor levava consigo toda a riqueza que o exército perdedor possuía, sejam os animais, as mulheres, as crianças, os metais preciosos ou algo que julgassem ter grande valor.  
Geralmente, o povo do exército perdedor tornava-se escravo do novo rei. Todo este espólio passava a ter um novo proprietário. A autoridade da época, o rei, possuía suas leis e nada poderia impedir sua vontade.  
A palavra da maior autoridade existente era cumprida, o edito do rei era erga omnes, isto é, alcançava todos os que moravam no reinado".
 
Vivemos em um Estado Democrático de Direito, ou seja, podemos afirmar que atitudes como as que eram tomadas pelos reis hoje seriam análogas a que tipo de crime?
	
	
	A atitude seria análoga ao crime de desacato.
	
	A atitude seria análoga ao crime de desobediência.
	 
	A atitude seria análoga ao crime de abuso de autoridade.
	
	A atitude seria análoga ao crime de resistência ativa.
	
	A atitude seria análoga ao crime de resistência passiva.
	
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 263480)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"As Guardas Municipais têm assumido atribuições importantes para a vida de um município ao atuar na proteção de bens, serviços e instalações municipais, segurança de eventos, autoridades e do público, como auxílio ao público, ronda escolar, patrulhamento ostensivo e de vias públicas". (Patrício, 2008)
Diante do exposto acima o que podemos afirmar?
	
	
	Que as guardas municipais não são reconhecidas pela sociedade.
	
	Que o papel das guardas municipais e a proteção patrimonial.
	
	Que as guardas municipais não são reconhecidas legalmente.
	 
	Que a participação das prefeituras tem aumentado na área de segurança pública.
	
	Que a consolidação da segurança pública municipal é algo impossível.
	
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 264017)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Veículos dos Correios são alvo de 150 assaltos por mêsem Minas
Mais uma modalidade criminosa desafia as autoridades policiais em Minas. Por dia, de três a cinco carros usados pelos Correios, para entregas de cartas e outras encomendas, são alvo de assaltantes no Estado. Com os veículos de carga da empresa sofrendo até 150 ataques por mês, funcionários da estatal, aterrorizados com a violência, têm solicitado afastamento das funções por problemas psicológicos.( www.hojeemdia.com.br)
Devido a tipicidade do caso exposto no trecho da reportagem acima podemos afiram que sua investigação cabe a que instancia de segurança pública menciona no Artigo 144 da Constituição Federal?
	
	
	Estadual
	 
	Federal
	
	Internacional
	
	Municipal
	
	Regional
	
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 265708)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Ekmatollah Ghorbani é diplomata do Irã, tem 51 anos de idade, e é acusado de ter assediado sexualmente crianças e adolescentes cujas idades variam de 9 a 14 anos. O assédio teria acontecido na piscina de um clube situado em área nobre da capital federal, onde as meninas teriam chamado um salva-vidas para relatar que estavam sendo acariciadas pelo diplomata. Foi feito um boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia Civil e o acusado foi ouvido e posteriormente liberado, deixando o país às pressas".
 
Fonte: http://atualidadesdodireito.com.br
 
Qual prerrogativa o Sr. Ekmatollah Ghorbaniusou usou para sair do país sem responder pelo crime que cometeu?
 
	
	
	Imunidade parlamentar
	
	Persona non grata
	
	Direito nacional
	
	Habeas Corpus
	 
	Imunidade diplomática
	
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 269851)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"As tecnologias não letais têm aplicação consagrada pelas forças policiais no controle de distúrbios, em operações especiais, no controle de rebeliões e modernamente no policiamento ostensivo, na proteção do patrimônio e mais recentemente nas áreas de segurança privada e proteção do patrimônio público e privado".
Fonte: http://www.condornaoletal.com.br/institucional.php
Diante do exposto sobre as tecnologias não letais podemos inferir que:
	
	 
	Armas não letais são projetadas para degradar a capacidade do pessoal ou do material.
	
	Aumentam o índice de baixas.
	
	Comprometem o meio ambiente.
	
	Causam danos indesejáveis à propriedade.
	
	Promovem ferimentos permanentes no pessoal.
	
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 269867)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Complete a frase abaixo fundamentado no conteúdo do curso:
"Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de ______________, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória".
	
	
	considerar costume
	
	considerar cultura
	
	considerar tradição
	 
	considerar crime
	
	considerar licitude

Outros materiais