Buscar

Mineralogia Descritiva - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mineralogia Descritiva – Prova I – Resumo
NESOSSILICATOS/ISOSSILICATOS (ISOLADOS): Não se polimerizam; compõe menos de 1% da crosta; importantes para determinações da petrogênese da rocha; Olivina, Granada Zircão.
SOROSSILICATOS (DUPLOS): Pouco polimerizado; compartilha apenas 1 O; Epídoto.
CICLOSSILICATOS (ANEL): Polimerização um pouco maior compartilhando 2 O; Turmalina, Berilo.
INOSSILICATOS (CADEIA): Compartilhamento de 2 O em cadeia.
	CADEIA SIMPLES: Tetraedros indefinidamente; Piroxênio.
	CADEIA DUPLA: Compartilhamento de 3 O; Anfibólio.
FILOSSILICATOS: Em folha; 3 O na mesma direção; Biotita, Talco.
TECTOSSILICATOS: Estrutura mais complexa em 3D; compõe 75% da crosta; Quartzo, Feldspato.
FÉLSICO: d<2,8g/cm³. Coincidentemente a maioria dos minerais é clara. Usados pra classificação das rochas.
MÁFICO: d>2,8g/cm³. Maioria dos minerais é escura. Determina índice de cor, densidade, ambiente de formação da rocha.
QUARTZO: Estrutura mais fechada, mineral mais polimeralizado, 25% da crosta. Fórmula SiO2. Quartzo mais estável (não se altera com intemperismo) é o (mais de 90% na natureza). O (alta temperatura) surge em rochas vulcânicas de resfriamento rápido. ( e são polimorfos, ou seja, possuem a mesma composição química, mas estrutura diferenciada). Se o quartzo sofrer o aumento de temperatura superior ao , irá se transformar em tridimita ( e , também). Caso seja submetido a temperaturas ainda mais altas, irá se transformar em cristobalita. Usado para atividade óptica, fabricação de vidros, construção civil.
FELDSPATOS: Cerca de 60% da crosta, possui ampla distribuição principalmente das rochas ígneas estando ausente apenas em algumas rochas ultramáficas e raríssimas alcalinas. Há a presença abundante de Al (aluminossilicatos) dando origem a uma estrutura com excesso de carga negativa exigindo a entrada de mais cátions para a neutralização originando os feldspatos. Utilizado na indústria de cerâmica e há variedades semipreciosas. A estabilidade do feldspato depende da temperatura. Útil para indicar temperatura de formação da rocha. Grupo dos Feldspatos Potássicos e Sódicos: solução sólida de parcial a total em ambientes de alta T e baixas a médias pressões. Grupo dos Plagioclásios: Quantidades de Ca e Na subordinadas a K.
FELDSPATÓIDE: Semelhante aos feldspatos, porém com teor inferior de sílica (insaturados), possuem grande quantidade de Al2O3 e estruturas espaçosas. Devido ao espaçamento possuem ânions raros (Cl, CO3). Não é possível encontrar feldspatóides e quartzo no mesmo mineral porque quando a temperatura de cristalização do quartzo é atingida o feldspatóide se desestabiliza e forma um feldspato. Possui hábito de subédrico a euédrico por ter mais tempo para cristalizar-se. Sua clivagem não é tão boa quando a de um feldspato. Não há feldspatóides em rochas metamórficas porque eles se transformam em fedspatos.
ZEÓLITAS: Aluminossilicatos hidratados (hidrotermalismo) de metais alcalinos e alcalino-terrosos. São minerais secundários (alteração) e em metamosfismos encontram-se em cavidades e veios em rochas ígneas básicas (interior de amígdalas de basalto). Usado como agentes despoluidores e inibidores de amadurecimento de frutas. Possui hábito fibroso.

Outros materiais