Buscar

ÉTICA NA SAÚDE

Prévia do material em texto

1. O termo ética deriva de éthos, que significa:
 Modo de ser
2. Para Aristóteles, existe uma correlação entre ser e bem. O bem relaciona-se com:
 	a essência de cada coisa
3. Maurício reside em uma cidade muito pobre. Ele tem dificuldades para sustentar sua família. Na última sexta-feira, ele entrou em um supermercado e roubou comida. Roubar, neste contexto é:
 	Imoral
4. A história da ética ganha um novo rumo, entre os séculos XIV e XVI (Renascimento) a partir da valorização do homem nas ciências e nas artes. Este período é marcado pela criação de uma nova sociedade que substitui a ordem feudal da Idade Média, sob uma série de mudanças. No plano econômico, incremento de forças produtivas em relação ao desenvolvimento científico, constituindo a ciência moderna, mediante uma perspectiva científica mais prática (Francis Bacon), e pela importância atribuída à técnica e experiência, inaugurando o método das ciências naturais, com Galileu-Galilei. No plano social, aparecimento de uma nova classe social "a burguesia" inicialmente na França (com a Revolução Francesa, 1789), desenvolvendo-se, no século seguinte, principalmente na Inglaterra. Implantação, assim, de um sistema em que o trabalhador, ao trocar sua força de trabalho por um salário, não é dono dos meios de produção; estes passam ao domínio da classe burguesa que, ao vender as mercadorias produzidas pelos trabalhadores, atribui um sobrevalor ao produzido, obtendo uma mais-valia ou lucro: o capitalismo. No plano espiritual, há a perda do papel de guia atribuído à Igreja Católica, pois a religião deixa de ser a forma ideológica dominante. Dessa forma, é correto afirmar que a dimensão humana:
 	Coloca-se no centro da filosofia, ciência, arte, política, e, também, da moral.
5. A vontade é verdadeiramente moral quando é regida por imperativos categóricos - referem-se a ações objetivamente necessárias, em que suas realizações estejam subordinadas tanto a fins quanto condições. A moralidade kantiana, neste sentido, diz respeito:
 	ao fundamento da bondade dos atos, averiguando em que consiste o bom.
6. Sobre o conceito de ética marque a alternativa que NÃO representa uma alternativa correta.
	Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos, sendo definida através de leis específicas.
8. A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
 	os mais fracos
9. Por uma abordagem mais geral, podemos afirmar que o princípio fundamental da Bioética é:
 	Discutir as questões relativas à vida e à saúde de forma a dar a estas uma perspectiva mais humanista e não estritamente tecnicistas.
10. De acordo com a resolução 196/ 96, um "Sujeito de pesquisa seria:
 	Voluntários que aceitam participar de pesquisas científicas
11. Um conceito crítico em bioética é o de justiça retributiva, que exige que se pague o que é devido. Este conceito exige:
 	punição por violar a lei e obriga aos que roubam retornar o que foi roubado.
12. Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
13. Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:
 	meios extraordinários
14. Ter o cuidado de alertar todos os envolvidos em uma pesquisa de seus riscos e os benefícios esperados é uma prática que visa:
 	Seguir as normas básicas da Bioética e orientações dos Comitês de Ética
15. Quanto ao princípio de precaução, sua lógica sustenta-se no postulado de que:
	Não se pode tomar como inexistente um risco desconhecido.
16. No histórico do controle de pesquisas envolvendo seres humanos, um dos pontos ressaltados pela Declaração de Helsinque é:
	A proporcionalidade entre os riscos e benefícios das pesquisas com seres humanos.
17. Uma universidade está criando um comitê de ética em pesquisa para que seus alunos dos cursos de saúde possam desenvolver pesquisas e ter o respaldo do próprio CEP da universidade. Isso é importante porque:
 	É um espaço para fomentar discussões sobre a bioética e para analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento.
19. Ricardo está desenvolvendo uma pesquisa que utilizará um medicamento experimental em seres humanos, para tal ele vai utilizar uma amostra de mil pessoas. Para que sua pesquisa seja desenvolvida, Ricardo precisa primeiramente:
 	Submeter sua pesquisa a um Comitê de Ética (CEP)
20. Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da Segunda Grande Guerra, houve a necessidade de uma nova concepção ética voltada aos aspectos associados à saúde e às pesquisas científicas que envolvessem seres humanos. A qual nova concepção o enunciado está referindo?
	Bioética
21. Os xenotransplantes, por enquanto, são apenas uma possibilidade teórica. Muitos estudos vêm sendo realizados no sentido de transplantar órgãos e tecidos entre espécies distintas. Os defensores desta técnica ressaltam os argumentos de que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas. A principal delas se refere às rejeições e à possibilidade de transmissão de vírus não humanos para os receptores. Isso significa que:
 	Os xenotransplantes ainda não são aprovados no Brasil.
22. Necessitando de um transplante de fígado Sr. José colocou um anúncio no Jornal oferecendo R$ 10.000,00 para quem se oferecesse como doador. Esta prática é:
 	Ilegal porque existe uma legislação própria que versa sobre transplantes no Brasil. Venda de órgãos é considerado crime.
23. Uma importante questão ética envolvida na doação de órgão por cadáveres foi, por muito tempo,o critério de caracterização de morte. O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução CFM 1480/97, alterou o critério de morte cardiorrespiratória para a morte encefálica, possibilitando grande avanço na viabilidade e efetividade das doações. Assim, neste tipo de doação por cadáver, a questão, hoje, resume-se praticamente à forma de obtenção (de):
	Doação voluntária, consentimento presumido, manifestação compulsória ou abordagem de mercado.
24. Bruno foi fazer um transplante de medula óssea e fez todos os exames pré-operatórios, só que um médico recém-formado esqueceu de verificar a compatibilidade do órgão do doador com a do órgão do receptor. Como o recém-formado era responsável pela verificação, nenhum outro médico que fez a cirurgia verificou também. Bruno faleceu três horas depois. A questão dos transplantes frequentemente tangencia questões éticas relativas à experimentação no corpo humano, às decisões políticas relacionadas com a saúde, e, em sentido mais amplo provocam debates sobre estes direitos fundamentais. Estes debates estão associados:
 	Ao aspecto que vai desde a origem dos órgãos e tecidos, até a forma de obtenção e ao tipo de procedimento realizado para o transplante.
 25. Com relação à doação de órgãos de cadáver no Brasil, é correto afirmar que:
	Quando não há vontade expressa à decisão é de responsabilidade da família
26. Maria decidiu doar um rim para seu filho, que é seu parente de primeiro grau. Ela já fez todos os exames e não há nada que impeça a doação. Ela está exercendo o seu direito à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, que consistem nos:
 	Direitos fundamentais
27. A Igreja Católica possui um extenso documento intitulado ¿Instrução sobre o respeito à vida humana em suas origens e a dignidade da procriação em resposta a determinadas questões da atualidade¿. Neste documento (Donum Vitae) datado de 1987, está descrito:
 	Fica formalmente estabelecido que, pela perspectiva da Igreja, o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação.
 28. No que diz respeito ao Aborto o Brasil autoriza legalmente o mesmo em casos de: I ¿ Estupro II ¿ Risco de vida materno III ¿ Qualquer gravidez indesejada Está correto apenas o que se afirma em:
 	I e II
29. As questões éticas envolvidas nos procedimentos ligados à reprodução humana abarcam uma série de aspectos, mas seu conceito básico é:
 	O objetivo da reprodução é a geração da vida.
29. Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que: 
	É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
30. Uma menina de 15 anos engravidou e sua vida corre risco. De acordo com a legislação brasileira a referida menina:
 	Tem direito a fazer o aborto, pois sua vida está em risco.
31. José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
 	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
32. Na Holanda, um médico optou por um tipo de eutanásia em que injeta-se um coquetel letal de medicamentos no indivíduo que leva ao óbito em poucos segundos. Esse tipo de eutanásia denomina-se:
 	Eutanásia ativa
33. Ricardo reside em um país em que a eutanásia é liberada e solicitou ao seu médico de confiança que, em função de sua doença terminal, realizasse algum procedimento que acarretasse na finalização de sua vida. Diante do exposto, é correto afirmar que:
 	A eutanásia se caracterizaria por: ativa e voluntária.
34. No Brasil se um homem solicita ao médico que lhe dê uma injeção Letal para antecipar sua morte:
	Não é permitido.
	35. Uma mulher está com câncer terminal e decidiu não continuar mais com nenhum tipo de tratamento, suspendendo-os e deixando a doença seguir o seu curso. O tipo de eutanásia envolvido neste caso é:
 	Eutanásia passiva
36. Um paciente com câncer recebeu uma alta dose de morfina para que ele pudesse suportar as dores relacionadas à doença. O paciente veio à óbito após algum tempo. Este é um caso de:
 	Eutanásia de duplo efeito
37. A ortotanásia ou eutanásia passiva consiste em:
 	Retirada de um determinado procedimento ou medicamento, deixando a doença seguir seu curso.
38. Em uma cidade do interior houve um surto de dengue e muitas pessoas foram hospitalizadas em uma ala específica de um hospital geral. Os medicamentos a serem distribuídos para este grupo de pacientes será o mesmo, visto que eles têm a mesma patologia. Levando em consideração a alocação de recursos em situações epidêmicas, é correto afirmar que esta é uma situação em que os medicamentos distribuídos consistem em um recurso homogêneo e divisível, por que:
 	Todos os pacientes deste grupo irão dividir o estoque do mesmo remédio.
39. O zyka vírus, provavelmente relacionado aos casos de microcefalia atuais, pode ser considerado, no Brasil, como:
 	Um surto e uma pandemia.
40. Geraldo é secretário de saúde de um município muito rico e acredita que um importante aspecto ético a ser considerado no caso de epidemias ou pandemias é o da alocação de recursos de saúde, que sempre se tornam escassos em relação à demanda nestas condições. Ele sabe que as instalações sanitárias, equipamentos, medicamentos, recursos humanos especializados, precisam ter seus critérios de distribuição e priorização claramente definidos. Dessa forma torna-se indispensável:
	a conjugação entre critérios individuais e coletivos
41. Marx é um estudioso em ética e não gosta de privilegiar as condições de uma determinada situação sem considerar os sujeitos e suas manifestações de vontade pessoal no entendimento ou análise dos processos históricos. Ele acredita que deve-se sempre levar em conta as condições históricas e temporais inerentes aos sujeitos. Ou seja, precisamos considerar que as possibilidades de atuação são sempre:
 	dependentes das condições do momento da ação.
42. Um político declara: A regra em situações epidêmicas é a de que a manutenção dos direitos individuais fica sempre condicionada à preservação dos direitos coletivos. Vivemos hoje uma epidemia de violência. Há crime em toda parte e ele é contagioso. Isso tem implicado limites nos direitos individuais de pessoas de certos grupos. O parágrafo reflete:
 	A colocação em pauta da questão da violação de direitos fundamentais de certos grupos.
43. Um grupo de pacientes será submetido a um tratamento experimental para câncer de próstata. No tratamento, o mesmo medicamento será administrado por um mês em toda a população de estudo, composta por 150 homens, de 50 a 72 anos. Segundo a classificação de tipologia dos recursos, assinale a alternativa correta:
 	Este medicamento é um recurso homogêneo e divisível
44. Atuam de forma horizontal, ou seja, atuam sobro o foco de suas especialidades, indicando o paciente a outros especialistas para que estes complementem o tratamento.
 	Atuam de forma horizontal, ou seja, não há o comando de um profissional sobre a atuação de outro de diferente especialidade. Cada profissional é o responsável por sua ação e não há subordinação hierárquica entre os especialistas.
45. Fernanda é assistente social de um hospital, mas percebe que os médicos não gostam de trabalhar em equipe. Fernanda acredita que para que o trabalho em equipe funcione de modo ético e eficaz, três fatores devem ser abordados:
	capacitação profissional, interface do trabalho dos profissionais e autonomia dos profissionais.
46. Natália é psicóloga e trabalha em uma clínica com um neurologista, um terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga, uma enfermeira, uma assistente social e um dentista. Ela domina a arte de trabalhar em equipe com todos tendo visões bem diferentes. A base e o principal fundamento de uma atuaçãoem equipe estão:
 	na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas.
47. Sobre as vantagens de uma equipe transdisciplinar sobre uma equipe interdisciplinar pode ser dito que:
 	Ela facilita a circulação do discurso e abertura ao imprevisto entre os membros da equipe.
48. A respeito do tratamento de pacientes psiquiátricos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Paralelamente à internação involuntária, vemos ainda o uso frequente de força física ou aplicação de medicamentos como expedientes utilizados na contenção de comportamentos de agressividade ou ansiedade extrema. II ¿ No Brasil, os pacientes psiquiátricos são sempre bem tratados, com tratamento de ponta e trabalho com equipe interdisciplinar, tendo respeitados seus direitos de autonomia, sem nunca serem internados involuntariamente. III ¿ Na maioria das vezes são pessoas que estão tendo seus direitos e dignidade sendo aviltados à sua revelia, o que por si só justificaria uma atitude de desespero, ou ainda pacientes internados que vivem em condições de ócio e negligência assistencial. Está correto apenas o que se afirma em:
 	I e III
49. Na área da saúde pode-se afirmar acerca do trabalho em equipe: I - A base e o principal fundamento de uma atuação em equipe estão na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas. II - As diferenças das especializações precisam encontrar cada vez mais divergências que possibilitem uma atuação individualizada dos profissionais de saúde. III - Identificar a possibilidade das convergências para atuação em saúde é uma tarefa que se inicia pelo próprio conceito que caracteriza a tipologia da atuação da equipe. Está correto apenas o que se afirma em:
	I e III
50. A legislação americana e a brasileira que, segue a mesma linha, autoriza os casos de internação voluntária quando:
	o paciente apresentar riscos de vida para si ou para outros em grau evidente.
51. A odontologia, no Brasil, tem sido uma honrosa exceção, com um incremento grande de cursos de especialização e uma série de congressos e trabalhos publicados sobre o atendimento a pacientes especiais. De modo geral, os casos mais frequentes de atendimentos especiais se dividem em três grupos:
 	Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES), idosos e pacientes psiquiátricos.
	52. Tem sido constatada uma diminuição no número de casos definidos por ¿atendimentos especiais¿ ou registrados como PNEs, isso se deve a fatores como: I ¿ O avanço tecnológico da medicina, que tem conseguido, através da descoberta de novos medicamentos e tipos de tratamento, reduzir significativamente muitas patologias. II ¿ A evolução biológica que tem gerado pessoas cada vez mais saudáveis e resistentes a patologias. III ¿ O estímulo cada vez maior, da sociedade, em ações de inclusão social, que têm alterado o perfil destas pessoas e de seus familiares, fazendo com que não se vejam como pessoas que precisem de atendimento diferenciado.
 	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
53. Em relação ao público definido como CRIANES, são considerados quatro padrões específicos de demandas especiais de saúde para esta clientela. São elas:
 	Crianças com disfunção neuromuscular; crianças dependentes de aparelhagem tecnológica; crianças fármacos-dependentes e crianças que dependem de modificações e alterações específicas nas AVDs (Atividades da Vida Diária).
54. Bruna nasceu com uma série de complicações de saúde que requerem cuidados médicos permanentes. Ela se encaixa na caracterização de uma clientela específica de hospitais pediátricos que demandavam um tipo especial de cuidados, seja de forma temporária ou permanente, e que apresentavam múltiplos diagnósticos médicos, implicando em uma permanente dependência dos serviços de saúde em diversas especialidades e que recebe a denominação de:
 	CRIANES
55. Na área da saúde, tornam-se mais preocupantes alguns procedimentos e cuidados aplicados a pacientes PNEs. Equipes multidisciplinares de modo geral conhecem melhor as necessidades destas pessoas. Isso significa que:
	As equipes multidisciplinares atuam em aspectos diversos dos portadores de necessidades especiais, oferecendo mais benefícios.
56. Leia o texto a seguir e marque a resposta correta: A violência que é produzida por influência ou interferência negativa, capaz de formar no menor sentimentos autodestrutivos, deformações de caráter ou morais e que se configura através de condutas de rejeição, hostilidade, frieza, agressões verbais, depreciação, discriminação, exigências incompatíveis com a idade ou condições da criança ou adolescente, dentre outros, denomina-se dano:
	Psicológico
57. A valorização da ciência, a partir essencialmente do século XVIII, produziu muitas mudanças nas estruturas sociais e na percepção das pessoas acerca da atuação das instituições de saúde. Dentre as principais mudanças, podemos destacar:
 	O hospital passa a ser um local de estudo, de aprimoramento de meios de diagnóstico e tratamento. Assim, o foco passa a ser a abordagem técnica e científica das doenças e não mais o assistencialismo.
58. A respeito do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I - O ECA define a prática de maus-tratos como sendo toda ação ou omissão que prejudique o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de dignidade e de liberdade. II - A violência doméstica, por sua vez, é concebida como aquela praticada por ato ou omissão dos pais, parentes ou responsáveis, contra a criança ou adolescente que possa vir a promover dano físico, sexual ou psicológico à vítima. III - O Estatuto da Criança e do Adolescente não prevê nenhum tipo de sanção aos pais agressores e não visa proteger a criança de maus-tratos. Está correto apenas o que se afirma em:
	I e II
59. A abordagem contemporânea em saúde altera a postura positivista que se instalou nas instituições de saúde a partir da valorização da ciência ao final do século XVIII. Dentro desta nova concepção de saúde é correto afirmar que:
	Possui uma perspectiva mais holística, entendendo que as patologias não podem ser interpretadas exclusivamente através dos órgãos nos quais os distúrbios se exibem, mas precisam ser analisadas sob uma concepção mais global do ser humano.
61. Hoje valoriza-se muito os direitos humanos e o respeito ao próximo, repugnando-se todas as formas de violência. Nesse sentido, pode-se afirmar que um ato violento:
 	É um comportamento que se opõe à ética.
62. Eugênio é médico de um hospital público. Ele se destaca dos seus colegas de profissão porque tem uma abordagem contemporânea de saúde, impregnada de uma perspectiva mais holística. Ele entende que as patologias não podem ser interpretadas exclusivamente através dos órgãos nos quais os distúrbios se exibem, mas precisam ser analisadas sob uma concepção:
	mais global do ser humano, deixando de lado a percepção dualista e compreendendo a pessoa como uma unidade.

Continue navegando