Buscar

2015-1-Exercicios-padro771_es-de-heranc807_a

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA
DISCIPLINA BIO 07 769- GENÉTICA PARA ZOOTECNIA
Exercícios Padrões de Herança e interações alélicas- 2015/1
1- O pelo curto dos coelhos é governado pelo gene dominante (L) e o pelo longo por seu alelomorfo recessivo (l). O pelo preto resulta da ação do genótipo dominante (B) e os de cor marrom do genótipo recessivo (bb). (a) Nos cruzamentos entre coelhos diíbridos de pelos curtos e pretos e coelhos homozigotos de pelos curtos e marrons que proporções genotípica e fenotípica poderemos esperar entre os descendentes? (b) Determine as proporções genotípicas e fenotípicas entre os descendentes do cruzamento entre diíbridos e homozigotos recessivos.
2- As informações genéticas para as oito partes seguintes são encontradas no problema anterior. (a) Qual a proporção fenotípica esperada na progênie dos cruzamentos de LlBb x LlBb? (b) Que porcentagem dos genótipos F1 na parte (a) será pura (i.e., qual a porcentagem de genótipos homozigotos)? (c) Que porcentagem dos genótipos de F1 é heterozigota para somente um par de genes? (d) Que porcentagem dos genótipos de F1 é heterozigota para ambos os loci? (e) Que porcentagem genotípica de F1 poderia ser utilizada para cruzamentos-testes (i.e., homozigotos recessivos duplos)? (f) Que porcentagem de F1 poderia ser utilizada para cruzamentos-testes do locus B (i.e., homozigoto recessivo bb)? (g) Que porcentagem entre todos os indivíduos de pelos curtos de F1 seriam marrons? (h) Que porcentagem entre todos os indivíduos pretos de F1 serão puros para pelos curtos e pretos?
3- Entre os galináceos, a presença de crista é produzida pelo gene dominante C e a ausência por seu alelomorfo recessivo c. A cor preta das penas R- é dominante sobre a cor vermelha rr. Uma ave homozigota de penas pretas, sem crista, é cruzada com uma homozigota de penas vermelhas, com crista. Que proporções fenotípicas e genotípicas poderíamos esperar do cruzamento-teste envolvendo somente aves de F2 pretas e com crista? Lembre-se de computar as frequências relativas dos diferentes genótipos desta classe fenotípica.
4) Em Labrador a cor de pêlo preta é dominante sobre a cor marrom. Dois cachorros pretos cruzaram e tiveram 2 filhotes pretos (Juca e Linda) e 1 marrom. Um dos filhotes pretos (Juca) cruzou com uma cadela marrom (Lili) de outro canil. Qual a probabilidade de que Juca e Lili tenham prole marrom?
5) A SCID (Síndrome da imunodeficiência Grave combinada) é uma doença autossômica recessiva, que ocorre em cavalos árabes e raças relacionadas. Essa doença leva a morte em poucos meses. Um criador quer saber a probabilidade de nascer prole afetada se ele cruzar sua égua (que irmã de um afetado) com os seguintes garanhões:
a) Garanhão A: que já teve prole afetada.
b) Garanhão B: que tem um irmão afetado.
6) A hemofilia B é uma doença recessiva ligada ao X. A hemofilia B é causada pela deficiência do fator IX da coagulação, indivíduos normais têm em média 100% de fator IX. A hemofilia é classificada de acordo com o nível de fator IX:(grave: FIX <1%, moderada FIX 1-5%, benigna FIX 5-40%). Uma cadela normal cruzou com um macho normal e teve 2 filhotes machos com hemofilia grave. 
a) Numa nova cruza com um macho normal qual a probabilidade de nascer um filhote com hemofilia? 
b) Nesta ninhada nasceram também 3 fêmeas (A, B, e C), uma das fêmeas (B) apresentou sinais clínicos leves de hemofilia e fator IX de 30%. Como podemos explicar este fato?
c) Se a fêmea A cruzar com um macho normal, qual a probabilidade de nascer um filhote afetado?
7) Qual o padrão de herança mais provável das 4 características abaixo? Considere que são características raras e que os indivíduos não desenhados não apresentam estas características.
�
�
�

Outros materiais