Buscar

exercicio cont. publica 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE PÚBLICA Lupa
Exercício: GDU0052_EX_A4_201101587181  Matrícula: 201101587181
Aluno(a): ROSINEIDE QUEIROZ DE OLIVEIRA Data: 05/07/2016 23:48:07 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201102267679) Fórum de Dúvidas (0) Saiba  (0)
O artigo 35, da Lei nº 4.320/64, consagra o regime contábil MISTO, ao estabelecer que: Art. 35 - Pertencem ao exercício financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; II - as despesas nele legalmente empenhadas. Este regime se aplica:
Ao patrimônio público e ao orçamento público 
Apenas ao orçamento público 
Apenas ao patrimônio público da União 
Ao patrimônio público dos estados e dos municípios
Apenas ao patrimônio público 
2a Questão (Ref.: 201101884932) Fórum de Dúvidas (0) Saiba  (0)
Segundo a Lei 4.320/64, que consagra o regime misto, em seu Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro: I. As receitas nele arrecadadas II. As despesas legalmente arrecadadas III. As receitas legalmente empenhadas IV. As despesas nele legalmente empenhadas Estão corretas: 
I e IV 
I e III 
II e III 
II e IV 
III e IV 
Gabarito Comentado
3a Questão (Ref.: 201101865210) Fórum de Dúvidas (0) Saiba  (0)
Sob o enfoque orçamentário entende-se que o regime contábil é _______________ e sob o enfoque patrimonial o regime contábil é _________________.
caixa; competência
misto; competência
misto; caixa
competência, caixa
competência; misto
Gabarito Comentado
4a Questão (Ref.: 201101773198) Fórum de Dúvidas (0) Saiba  (0)
A respeito dos princípios fundamentais de contabilidade e a sua aplicação no setor público, é correto afirmar que:
a aplicação do princípio contábil do registro pelo valor original não se verifica possível em razão de não existir determinação legal para a contabilização da depreciação. 
Nenhuma das alternativas está correta
a aplicação de qualquer princípio fundamental da contabilidade se torna inviável no setor público em razão da existência de determinações legais a respeito da contabilidade que inviabilizam tal aplicação,
o principio contábil da continuidade no setor público se vincula ao cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar a sua finalidade. 
o princípio contábil da oportunidade tem aplicação restrita no setor público em razão de ser uma das finalidades do Estado a de prestar serviços à sociedade de forma geral e impessoal. 
Gabarito Comentado
5a Questão (Ref.: 201102471563) Fórum de Dúvidas (0) Saiba  (0)
Segundo o CFC, são seis os Princípios de contabilidade. Entre as opções abaixo, assinale aquela que NÃO representa um Princípio de Contabilidade: 
Anualidade. 
Competência.
Continuidade. 
Entidade. 
Oportunidade. 
6a Questão (Ref.: 201102471541) Fórum de Dúvidas (0) Saiba  (0)
As entidades abrangidas pelo campo de aplicação da Contabilidade Pública que devem observar integralmente as normas e aplicar as técnicas próprias desse segmento são: 
Todas aquelas da Administração Direta e da Administração Indireta. 
Todas aquelas da Administração indireta. 
As autarquias, as fundações públicas e todas as sociedades de economia mista. 
Apenas as autarquias e as fundações públicas. 
Todas as da Administração Direta.
7a Questão (Ref.: 201102425763) Fórum de Dúvidas (0) Saiba  (0)
Quanto ao conceito, campo de aplicação e objeto da Contabilidade Pública, conforme NBC T 16 (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público), marque a alternativa CORRETA. 
Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se o seguinte escopo: parcialmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais e integralmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.
O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o orçamento público.
O campo de aplicação é o espaço de atuação do profissional de contabilidade que demanda estudo, interpretação, identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação de fenômenos contábeis decorrentes de variações financeiras em entidades da Administração Direta e Indireta, excetuando-se somente as Sociedades de Economia Mista.
O campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público abrange todas as entidades do setor público, exceto as entidades da Administração Indireta.
Gabarito Comentado
8a Questão (Ref.: 201102471509) Fórum de Dúvidas (0) Saiba  (0)
Tendo em vista as normas de contabilidade expedidas pela Secretaria do Tesouro Nacional e o estabelecido na NBCT 16.1, assinale a opção que indica a afirmativa verdadeira, no que se refere ao campo de aplicação da Contabilidade Pública. 
As entidades cuja maior parte do capital votante pertence ao Estado estão obrigadas a aplicar as regras de contabilidade pública. 
As regras de contabilidade a que estão submetidos os órgãos da administração indireta autárquica não alcançam aquelas operações típicas do setor privado. 
As entidades cuja alguma parte do capital votante pertence ao Estado estão obrigadas a aplicar as regras de contabilidade pública.
Estão obrigados a aplicar as regras de contabilidade pública os órgãos e entidades que recebem recursos do orçamento fiscal ou do orçamento da seguridade social, incluídas as empresas estatais dependentes. 
Embora não sejam entidades públicas na sua essência, as entidades filantrópicas são alcançadas por regras de contabilidade pública quando desempenham papel típico do Estado. 
Fechar

Outros materiais