Buscar

aula 6 tecido conjuntivo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTOLOGIA HUMANA
A diferenciação celular que ocorre durante o desenvolvimento embrionário gera os inúmeros tecidos do nosso corpo.
Eles atuam de modo integrado na realização das diferentes funções que nos mantém vivos.
TECIDOS 
Objeto de estudo da histologia
TECIDOS CONJUNTIVOS
 Caracterizam-se morfologicamente por apresentar diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular ou matriz, que é sintetizado pelas próprias células do tecido.
 A substância extracelular é constituída por uma parte não-estruturada, chamada substância fundamental amorfa (SFA) ou simplesmente substância fundamental, e uma parte fibrosa, de natureza proteica, que são as fibras do conjunto.
TECIDOS CONJUNTIVOS
Os diferentes tipos de tecido conjuntivo estão amplamente distribuídos pelo corpo, podendo desempenhar diferentes funcões:
Preenchimento de espaço entre órgãos;
 Sustentação;
 Defesa;
 Nutrição
CLASSIFICAÇÃO DOS TECIDOS CONJUNTIVOS
De acordo com a composição de suas células e na proporção relativa entre os elementos da matriz extracelular
 Tecidos conjuntivos propriamente ditos – frouxo ou areolar, denso modelado e denso não-modelado;
 Tecidos conjuntivos de propriedades especiais – adiposo, reticular ou hemocitopoiético;
 Tecidos conjuntivos de consistência rígida – cartilaginoso e ósseo.
TECIDOS CONJUNTIVOS
Tecidos conjuntivos propriamente ditos
 São os tecidos de maior distribuição no corpo humano;
Tecido conjuntivo frouxo
 preenche espaços não ocupados por outros tecidos
 apoia e nutre células epiteliais
 envolve nervos, músculos e vasos sanguíneos e linfáticos
 faz parte da estrutura de muitos órgãos e desempenha importante papel em processo de cicatrização
Tecido conjuntivo denso não-modelado
 é representado pela derme, que paz parte da pele, o maior órgão de nosso corpo
Tecido conjuntivo denso modelado
 é rico em fibras colágenas dispostas em feixes com orientação fixa, dando ao tecido características de maior resistência à tensão do a dos tecidos não-modelado e frouxo;
 ocorre nos tendões;
 a substância fundamental desses tecidos é viscosa; e muito hidratada. Essa viscosidade representa, de certa forma, uma barreira contra a penetração de elementos estranhos no tecido.
As fibras do tecido conjuntivo podem ser de três tipos:
 Elásticas
 Reticulares
 Colágenas
Fibras colágenas
mastócito
Fibras elásticas
TIPOS DE FIBRAS DO TECIDO CONJUNTIVO
14
TIPOS DE FIBRAS DO TECIDO CONJUNTIVO
• Fibras colágenas – conferem força e resistência às trações e garantem a flexibilidade aos tecidos. São encontradas nos ossos, nas cartilagens, nos tendões e ligamentos. São constituídas de proteína colágeno.
• Fibras elásticas – são resistentes e capazes de distender-se, retornando, em seguida, à sua forma original. Dão elasticidade à pele, à parede dos vasos sanguíneos e aos pulmões. São formadas de glicoproteínas e pela proteína elastina.
TIPOS DE FIBRAS DO TECIDO CONJUNTIVO
• Fibras reticulares – formadas por um tipo especial de colágeno e são mais finas que as outras fibras. Elas são ramificadas e formam um trançado firme, o estroma, tecido de sustentação de muitos órgãos. Recebem esse nome porque se entrelaçam como se fosse um retículo.
Os principais tipos celulares do tecido conjuntivo
Fibroblastos – são as células que produzem as fibras e a substância fundamental e, ao terem a sua atividade reduzida, passam a ser chamadas de fibrócitos.
Os fibroblastos são as células jovens, em plena atividade produtiva. Já os fibrócitos são as células velhas, que já terminaram seu trabalho de fabricação dos fibroblastos. 
fibroblasto
fibrócito
Os fibroblastos são as células mais comuns do tecido conjuntivo. Caracterizam-se por serem células grandes, contendo um núcleo oval bem evidente e citoplasma rico em ergastoplasma e em prolongamentos citoplasmáticos. Os fibroblastos têm a função de sintetizar fibras do tecido conjuntivo e as proteoglicanas e glicoproteínas da matriz. 
Os fibrócitos apresentam pouco citoplasma e são pobres em ergastoplasma, além de possuírem um núcleo menor e alongado. Havendo um estímulo, como ocorre nos processos de cicatrização, o fibrócito pode voltar a sintetizar fibras, reassumindo a forma de fibroblasto.
Mastócito
 Os mastócitos são células altamente nutritivas, grandes, globosas, com o citoplasma repleto de grânulos e com núcleo esférico central. Eles têm a função de produzir e armazenar mediadores químicos do processo inflamatório. A liberação desses mediadores químicos, como histamina e fator quimiotático dos eosinófilos, promove reações alérgicas, as chamadas reações de sensibilidade imediata.
Macrofágos – são células de grande capacidade de fagocitose, que capturam e digerem bactérias e outros elementos estranhos ao tecido

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais