Buscar

O Sistema Reprodutor da Hienas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Sistema Reprodutor da Hienas
Trabalho Avaliativo de biologia
Prof - Beatrice
Introdução
No mundo animal ninguém é igual, cada animal tem suas peculiaridades que acabam os tornando únicos. 
Neste trabalho iremos falar sobre as hienas, que possuem uma maneira bem estranha e complicada de se reproduzir.
Sistema Reprodutor
Reprodução sexuada é o processo pelo qual ocorre a fusão de duas células gaméticas, com junção de seus núcleos produzindo descendências variadas. As Hienas são como todos os outros mamíferos exceto por um detalhe.
O que difere as Hienas dos outros mamíferos é o fato dela possuir um Clitóris com formato de um pênis que pode medir até 18 centímetros. Isso pode ser explicado pela grande formação de testosterona no corpo da fêmea durante a gravidez, isso ocorre porque há uma necessidade de seu filhote nascer forte e disposto a brigar pela comida. 
Relação Sexual
O acasalamento não é nem um pouco fácil pois a genitália da fêmea se encontra dentro do Clitóris que possui cerca de 2,5 centímetros de diâmetro, em outras palavras é como enfiar um canudo dentro de outro canudo. 
Como o órgão genital masculino é todo coberto por espinhos, as fêmeas passam por uma situação de extremo desconforto e dor durante a cópula. Geralmente nascem 2 filhotes de uma vez, na hora do parto as pequenas hienas tem de passar pela Clitóris para saírem de suas mães, é como se elas dessem a luz pelo pênis. Isso é tão horrível que cerca de 20% das mães morrem no parto por rupturas no Clitóris.
Curiosidades 
A grande produção de hormônios masculinos na época de gravidez faz com as hienas fêmeas sejam mais agressivas e que estejam no topo da hierarquia do bando. Além de ser o sexo dominante, a fêmea possui o corpo maior que o do macho, com mais de seis quilos a mais.  
A base de sua alimentação é composta de carcaças que encontram ou roubam de outros animais. Atacam presas de menor tamanho, principalmente filhotes.  
As hienas são canibais, isso geralmente acontece por uma competição de espaço e alimento. Elas usam o mau cheiro para marcar seu território, elas fazem isso depositando uma substância de cheiro forte produzida em suas glândulas anais.
Conclusão
Como apresentado no trabalho, a reprodução das hienas não é a mais simples e muito menos a mais agradável das reproduções, trazendo uma série de complicações e desconfortos de ambos os sexos, o que faz com que a fêmea muitas vezes escolha se reproduzir apenas uma vez. 
Porém são essas peculiaridades que tornam esta espécie tão única e curiosa. 
Fim
Davi Lima, Luiz Gracindo, Jonatas Emanuel, Henrique Figueirinha, Felipe Ponzeto, Gabriel Glad e Samuel Romero.
2º B EM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais