Buscar

Discursiva Análise Conjuntural e Cenários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
No âmbito da organização produtiva, como os produtos não são iguais, países diferentes produzem produtos diferentes e, portanto, o comércio aparece como uma forma de 
trocar esses bens e elevar o bem estar das nações. Dessa forma aparecem dois tipos de comércio : o intraindústrias e o interindústrias Descreva o conceito de  intraindústrias e interindústrias
O comércio interindústrias ( troca de manufaturas por) reflete as vantagens comparativas ,em que o país abundante em capital é o exportador líquido de manufaturas intensivas de capital e importador líquido de alimentos sendo trabalho intensivo.
O comércio intraindústrias (manufaturas por manufaturas) não reflete as vantagens comparativas , pois, mesmo que sejam abundantes em capital, continuariam produzindo bens diferentes e necessitando efetuar o comércio.
	
Questão 2/5
A relação entre crescimento econômico e comércio internacional (doravante comércio), tem sido objeto de estudo nas ciências econômicas há um longo tempo. Não obstante, há, ainda hoje, pouca evidência sobre o papel do comércio no crescimento e desenvolvimento econômicos. A origem da literatura teórica acerca da relação entre comércio e crescimento encontra-se na teoria das vantagens comparativas, assim como no modelo Hecksher-Ohlin. Embora os resultados de alguns modelos indiquem que o crescimento econômico pode ter efeitos sobre os padrões de comércio internacional, não há evidências claras sobre a relação causal entre estas variáveis.
Com base no contexto acima, descreva o Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H).
	 Esse modelo enfatiza a inter-relação entre os fatores de produção disponíveis em diferentes
 Proporções em cada país e sua utilização na produção de diferentes bens. O ponto central 
do modelo nos diz que os países tendem a direcionar os seus esforços para a produção
dos bens que demandam os fatores em que esses países são abundantes.
Questão 3/5
A atividade produtiva exige a utilização de numerosos elementos que, depois de combinados, permitem obter os bens e serviços de que necessitamos.
O conjunto desses elementos designa-se por fatores de produção. Dentre as formas de mobilidade dos fatores de produção podemos citar a mobilidade do fator trabalho; mobilidade do fator de capital, empresas multinacionais e comércio intertemporal. Com base no contexto acima, descreva mobilidade do fator trabalho.
Se refere às migrações de pessoas de um país para outro, considerando que a maioria delas vai atuar no outro país como trabalhadora.
 Questão 4/5
No atual cenário do comércio internacional, é de fundamental importância que esforços sejam desenvolvidos no sentido de aumentar significativamente a participação das exportações brasileiras no mercado mundial. Para atingir este objetivo, faz-se necessário a identificação das barreiras às exportações incidentes sobre os produtos brasileiros de forma que possam ser objeto das negociações internacionais que visam à eliminação dos obstáculos comerciais. Com base nesse contexto em que consiste a barreira tarifária Tarifas específicas. 
São impostos fixos cobrados sobre cada unidade de produto importado .Por exemplo , na importação de uma tonelada de trigo , o imposto será o mesmo independente do valor de mercado ou de importação do produto discriminado na nota fiscal. 
Questão 5/5
Embora não haja uma definição precisa para barreira comercial, esta pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior. 
Há duas categorias mais comuns de barreiras, quais sejam:
Barreiras tarifárias: que tratam de tarifas de importações, taxas diversas e valoração aduaneira; Barreiras não-tarifárias: que tratam de restrições quantitativas, licenciamento de importação, procedimentos alfandegários, medidas Antidumping, medidas compensatórias, subsídios, medidas de salvaguarda e medidas sanitárias e fitossanitárias. Dentre estas últimas encontram-se as barreiras técnicas, que são mecanismos utilizados com fins protecionistas. Com base nesse contexto descreva em que consistem as cotas de importação.
Consiste em limitar a quantidade de bens importados que podem entrar no país. Reduzindo a importação, diminui a oferta ,assim eleva-se o preço dos produtos internos para equilibrar a oferta e a demanda .Resultando em maior incentivo aos produtores nacionais ofertando mais bens a maior preço.

Outros materiais