Buscar

AD1 IDPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS DA AD1 IDPP
Território é a base geográfica do Estado, na qual ele exerce a sua soberania. É abrangido pelo solo, rios, lagos, mares interiores, águas adjacentes, golfos, baías e portos. Os seus limites são os seguintes: Em terra firme, no mar e no ar. 
Maioria absoluta: Compõe-se a partir do primeiro número inteiro acima da metade de uma assembléia. Se uma assembléia compõe-se de 501 deputados, por exemplo, sua maioria absoluta será de 251 deputados.
Maioria relativa ou maioria simples: Exige maior número de votos, desde que estejam presentes no plenário, da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, mais da metade dos parlamentares. Por exemplo: em uma assembléia de 501 deputados, caso estejam presentes a uma sessão 251 deles, ou seja, sua maioria absoluta, pode haver deliberação e a maioria relativa ou simples será aquela que expressar a vontade da maioria daqueles 251 deputados. Assim, se 100 votaram sim; 91 votaram não; e 60 se abstiveram, prevalece a vontade dos 100 que votaram sim. 
Maioria qualificada Refere-se sempre a um número fracionário. Por exemplo: a Constituição Federal só pode ser modificada por 3/5 dos votos totais dos senadores e dos deputados federais. Assim, considerando que a Câmara dos Deputados tem 513 deputados federais, são necessários 308 votos para que haja modificação. No caso do Senado Federal, como são 81 senadores, a modificação da Constituição exigirá 49 votos.
Direito Positivo: Trata-se do direito que está escrito, que foi “positivado” pelo Estado, através de seu órgão competente, o Poder Legislativo.
Direito Objetivo: É o Direito Positivo, quando está em vigor, ou seja, quando está em condições de ser aplicado. O Direito Objetivo se refere ao que é determinado por lei, a algo que se deve fazer para estar de acordo com a lei. 
Direito Subjetivo: Refere-se ao que pode ser feito, permitido e concedido pela lei. 
Somente após a Revolução Francesa é que passou a ter o sentido que hoje lhe é atribuído. Passou a ser entendido como “um povo fixado num território, de que é senhor, e que dentro das fronteiras desse território institui, por autoridade própria, órgãos que elaborem as leis necessárias à vida coletiva e que imponham a respectiva execução”. A partir dessa definição, o Estado hoje em dia possui três elementos constitutivos: Elemento humano, denominado povo, embora alguns estudiosos o denominem população ou nação; Elemento físico ou geográfico, denominado território; e Elemento político, denominado soberania.

Continue navegando

Outros materiais