Buscar

Relatório 1 de Química. Calibração

Prévia do material em texto

Introdução
 A calibração consiste num conjunto de procedimentos destinados a estabelecer uma correspondência entre uma grandeza física conhecida ou padronizada e as leituras de um instrumento no qual esta grandeza é medida.[1] Na Química, a calibração dos materiais utilizados é de grande importância, uma vez que, apenas após a calibração destes materiais as amostras podem ser analisadas. A verificação da calibração reduz o erro que um equipamento pode apresentar, o que gera melhorias na qualidade dos resultados. Neste experimento, foi realizada a calibração de uma pipeta volumétrica, que consiste em um instrumento em vidro que permite a medição e transferência rigorosa de volumes de líquidos. É um tubo longo e estreito, com uma zona central mais larga, aberto nas duas extremidades, marcado com uma linha horizontal que indica o volume exato de líquido que pode transferir [2]. Este experimento foi feito com o objetivo de realizar a calibração da pipeta volumétrica.[3]
 2. Procedimento
2.1 - Materiais Utilizados:
Pipeta volumétrica de 10 ml, Béquer de 50 ml, Béquer de 100 ml, Pisseta, Pipetador, Água destilada, Termômetro e Balança de precisão.
2.2 - Métodos:
	Um béquer de 50 ml foi pesado em uma balança, então foi adicionado água destilada de uma pisseta em outro béquer (de 100 ml), em seguida, conectou-se o pipetador com a pipeta volumétrica para colocar a água na pipeta até a parte inferior do menisco atingir a marca da pipeta, então transferiu-se esta água para o béquer de 50 ml.
Após, mediu-se a temperatura desta água destilada com um termômetro, a fim de verificar em uma tabela a densidade absoluta da água em função da temperatura, então pesou-se o béquer com a água para descobrir a a massa da água.[3]
 3. Resultados
 Foi descoberto os seguintes dados experimentais:
Massa do béquer de 50 ml: 35,36 g;
Temperatura da água: 20 ºC;
Densidade absoluta da água em função da temperatura: 0,998203 g/cm³, indicado na tabela 1.1 - Densidade Absoluta da água em função da temperatura - [3];
Massa do béquer de 50 ml com água: 45,33 g.
 Com estes dados, foi possível o cálculo da massa da água presente na pipeta:
	massa da água = massa do béquer com água - massa do béquer
	massa da água = 45,33g - 35,36g
	massa da água = 9,97g
Com o cálculo da massa da água, foi possível o cálculo de seu volume, através da seguinte equação:
D = m/V , onde D é a densidade do líquido, m é a massa e V é o volume do líquido.
0,998203 = 9,97/V
V = 9,97/0,998203
V = 9,988 cm³
Por fim, foi calculado o desvio percentual, e o mesmo apresentou um erro de 3%.
4.Discussão
Devido a simplicidade do experimento será feita uma pequena discussão.
Primeiramente, o experimento ocorreu bem apresentando um erro percentual pequeno, isso se deve preferencialmente a precisão da balança utilizada para aferir a massa de água, bem como a qualidade da pipeta a ser calibrada.
Outra ressalva é a importância do uso da água destilada pois, do contrário, o líquido usado teria um densidade superior, alterando os dados do experimento. O fato do valor determinado experimentalmente ter um resultado menor que o valor indicado pela pipeta pode ser explicado devido a erros ocorridos experimentalmente, pelo fator humano na medição de tais valores. Além disso, pode ocorrer uma mudança na vidraria da pipeta, alterando seu valor volumétrico inicialmente fornecido pelo material.
5. Conclusão
	
Como conclusão simples e direta, a pipeta volumétrica esta bem calibrada, apresentando um pequeno erro percentual de 3%.
 6. Referências Bibliográficas
[1] FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 2222 p. ISBN 978-85-385-4198-1. 
[2] SANTOS, Lucas. SILVA, Rafaela da.Calibração de material volumétrico
. UFBA. Bahia,março 2010.
[3] LENZI, E.; FAVERO, L.O.B.; TANAKA, A.S.; VIANA FILHO, E. A., SILVA, M. B.
Química Geral Experimental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2004. 390 p.

Continue navegando