Buscar

Quanto à calibração instrumental, analise as sentenças a seguir: I- A análise química instrumental pode ser definida como análise química que uti...

Quanto à calibração instrumental, analise as sentenças a seguir:


I- A análise química instrumental pode ser definida como análise química que utiliza uma propriedade física do analito para monitorar a presença em uma determinada amostra ou solução padrão. Uma parte fundamental dessa medida é a calibração.
II- A etapa de calibração relaciona a resposta analítica do equipamento com a concentração do analito em uma determinada solução. Esta etapa ocorre previamente à medida da amostra e a solução utilizada é composta de padrões químicos.
III- As soluções padrão utilizadas nos processos de calibração são substâncias de elevada pureza, estabilidade química e de concentração exatamente conhecida.
IV- Ao realizar a calibração de um instrumento, obtemos a seguinte função [y = a.x + b], onde x representa o sinal medido pelo instrumento e y representa a concentração de analito.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual Química Analítica Quantitativa
6 pág.

Química Quantitativa Faculdade de Tecnologia e Ciências de JequiéFaculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as sentenças sobre calibração instrumental: I- A análise química instrumental pode ser definida como análise química que utiliza uma propriedade física do analito para monitorar a presença em uma determinada amostra ou solução padrão. Uma parte fundamental dessa medida é a calibração. Essa sentença está correta. A calibração é uma etapa importante na análise química instrumental, pois permite relacionar a resposta analítica do equipamento com a concentração do analito. II- A etapa de calibração relaciona a resposta analítica do equipamento com a concentração do analito em uma determinada solução. Esta etapa ocorre previamente à medida da amostra e a solução utilizada é composta de padrões químicos. Essa sentença também está correta. A calibração é realizada antes da medida da amostra e utiliza soluções padrão de concentração conhecida para estabelecer a relação entre a resposta do equipamento e a concentração do analito. III- As soluções padrão utilizadas nos processos de calibração são substâncias de elevada pureza, estabilidade química e de concentração exatamente conhecida. Essa sentença está correta. As soluções padrão utilizadas na calibração devem ser de alta pureza, quimicamente estáveis e ter concentração conhecida com precisão. IV- Ao realizar a calibração de um instrumento, obtemos a seguinte função [y = a.x + b], onde x representa o sinal medido pelo instrumento e y representa a concentração de analito. Essa sentença está correta. A calibração de um instrumento geralmente envolve a obtenção de uma curva de calibração, que relaciona o sinal medido pelo instrumento (x) com a concentração do analito (y), seguindo uma função linear do tipo y = a.x + b. Portanto, todas as sentenças estão corretas em relação à calibração instrumental.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais