Buscar

Prova Discursiva (Classes Sociais no Brasil)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Rosa Luxemburgo foi uma das principais figuras do marxismo. Explique como essa pensadora e militante comunista pensava,  quais eram seus fundamentos teórico-filosóficos e como ela contribuiu para a compreensão dos movimentos sociais.
Questão 2/5
A atuação do assistente social nas expressões da questão social requer conhecimento histórico sobre o significado da pobreza e da desigualdade social no Brasil. Tendo tal assertiva como parâmetro, situe a importância da intersetorialidade bem como os mecanismos estratégicos para se garantirem ações integrais nas políticas sociais.
Questão 3/5
No Brasil, nos últimos anos, têm ocorrido vários movimentos sociais no campo. Considerando o atual momento dessa mobilização social, argumente qual é o objetivo principal do Movimento dos Sem-Terra (MST) e de outros movimentos de luta no campo?
Questão 4/5
Mais da metade da população brasileira se autodeclarou negra, preta ou parda no censo realizado pelo IBGE em 2010. Mas apenas 26 em cada 100 alunos das universidades do país são negros. Apesar de ainda muito inferior, o acesso da população negra ao ensino superior aumentou 232% na comparação entre 2000 e 2010. Os dados constam no infográfico Retrato dos Negros no Brasil feito pela Rede Angola.
(Fonte: <http://www.revistaforum.com.br/2014/11/23/numero-de-negros-em-universidades-brasileiras-cresceu-230-na-ultima-decada/>.)
Esclareça o paradoxo na notícia acima sobre a situação da população negra no Brasil.
Nota: 0.0
	A desproporção entre o número da população que se declara negra, parda ou preta e a porcentagem de negros no ensino superior.
Questão 5/5
Abaixo, há a transcrição de trecho do discurso do primeiro ministro do Trabalho de Vargas, Lindolfo Collor, pronunciado em 26 de dezembro de 1930. O excerto a seguir apresenta não apenas uma síntese da visão que permeará o Estado que nasce em 1930 como também o rumo que as relações entre Estado e classe operária vai tomar, sobretudo no período de maior repressão que surge a partir dos anos de 1935: 
Nem os operários nem os patrões têm o direito, por mais justos que sejam seus interesses e suas reivindicações, de perder de vista a própria sorte do país, que é e que está em jogo e deve preocupar as atenções de todos nós... É tempo de substituirmos o velho e negativo conceito de luta de classes pelo conceito novo, construtor orgânico, de colaboração de classes... Tanto o capital como o trabalho merecem e terão o amparo e a proteção do governo. (1985, p.107, grifo no texto)
Explique por que esse discurso sintetiza exemplarmente as relações estabelecidas entre o governo Vargas e as classes trabalhadoras no período.

Outros materiais