Buscar

Fórum 01 Gpub 100% Online Seminário I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum 01 - Gpub - 100% Online - Seminário I
CONFLITOS NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES por Rosiney Aparecida Manueira Silveira 4 semanas atrás
Caro aluno,
Quando falamos a palavra CONFLITO, qual imagem vem à sua mente?
Normalmente o termo conflito nos remete a uma imagem negativa, pois suscita percepções, interpretações, ideias, sentimentos ou atitudes divergentes entre os indivíduos, que podem se chocar.
No ambiente de trabalho, as fontes de conflitos vão desde alguma divergência real ou suposta de interesses, à colisão frontal entre as partes ou até mesmo, em casos extremos, a completa incompatibilidade.
No entanto, essa mesma divergência de ideias pode ter uma conotação positiva, se transformando em fonte de novas ideias, favorecendo discussões abertas sobre determinados assuntos, levando a expressão e exploração de novos pontos de vista e, consequentemente a mudanças e inovações.
A escolha do modelo de gestão adequado pode ser um caminho para minimizar os conflitos no ambiente organizacional.
Ao longo de nossa Web Aula - Unidade 1, nós estudamos vários modelos de gestão, desde aqueles modelos tradicionais como a administração científica e a administração burocrática, até os novos modelos de gestão, como a administração japonesa, administração participativa, administração empreendedora, e também os modelos considerados emergentes, como a corporação virtual, a gestão por competências.
Assim, com base nas colocações acima, discuta as seguintes questões:
1) Em sua opinião, quais os principais conflitos presentes no ambiente organizacional da gestão pública?
2) Quando os possíveis conflitos no ambiente de trabalho da gestão pública podem se transformar em novas ideias em prol de uma melhor eficiência na gestão, trazendo benefícios ao cidadão?
3) Em sua opinião, qual dos modelos de gestão estudados em nossa web aula seria o mais adequado para uma gestão pública mais eficiente? Justifique.
Aguardo a participação de vocês!
1) Podemos citar os conflitos relacionados com ética, moral e antiprofissionalismo na gestão pública, como favorecimento de interesses próprios, realizar atos contrários aos entendimentos da sociedade, agir de má-fé, priorizar o “Partido” à sociedade, desviar dinheiro público, entre outros.
2)Conflitos que estão ao alcance de solução, então encontra-se a mudança, por exemplo, padronização de atendimento aos munícipes sobre determinado assunto de grande procura, ou até mesmo criação de canal de atendimento exclusivo para determinada duvida que sempre é questionada.
Contudo, nos conflitos que envolvem ética e moralismo, devemos nos atentar para não colocarmos essas pessoas no Poder.
3) O modelo mais eficiente ao meu ver, seria a Gestão Participativa, a qual conta com a opinião e a voz de todos envolvidos no ambiente de trabalho.

Outros materiais