Buscar

ENDÓCRINO GRUPOS ESPECIAIS DIABETES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ENDÓCRINO:
DIABETES
*
*
O exercício físico feito de maneira regular e bem orientado é hoje o principal fator na prevenção de diversas doenças como obesidade, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, osteoporose e diabetes
*
*
DIABETES
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue
*
*
DIABETES
O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo
*
*
DIABETES
A Insulina não é capaz de agir de maneira adequada (resistência insulínica). 
*
*
DIABETES
A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia.
*
*
DIABETES
Se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes. 
 
*
*
DIABETES TIPO 1
o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. 
*
*
DIABETES TIPO 1
Deficiência de produção e/ou de ação da insulina. É resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência.
*
*
DIABETES TIPO 2
Existe uma combinação de dois fatores - a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes. 
*
*
DIABETES TIPO 2
O pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.
 
*
*
PRÉ-DIABETES 
É um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2 - pois no caso do tipo 1 não existe pré-diabetes, a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade. 
*
*
DIABETES GESTACIONAL
É o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando ao aumento nos níveis de glicose no sangue diagnosticado pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. A causa exata ainda não é conhecida. 
*
*
DIABETES
Principais sintomas do diabetes
vontade de urinar diversas vezes
fome frequente
sede constante
perda de peso
fraqueza
fadiga
 
*
*
DIABETES
Principais sintomas do diabetes
Infecções frequentes
Alteração visual (visão embaçada)
Dificuldade na cicatrização de feridas
Formigamento nos pés e furúnculos.
*
*
DIABETES
Resultados entre 99 mg/dL e 140 mg/dL são considerados anormais próximos ao limite e devem ser repetidos em uma outra ocasião
Valores acima de 140 mg/dL já são bastante suspeitos de diabetes, mas também devendo ser repetido em uma outra ocasião
Valores acima de 200 mg/dL são considerados diagnósticos para diabetes. 
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
A prática de exercícios pode ajudar a controlar a glicemia e a perder gordura corporal, além de aliviar o estresse. Por isso, pessoas com diabetes devem escolher alguma atividade física e praticar com regularidade, sob orientação médica e de um profissional de educação física.
 
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
Muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados quando se está dentro do peso normal, com hábitos alimentares saudáveis e com prática regular de atividade física.
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
Contribui para a redução da glicemia e da necessidade de insulina no diabético tipo 1, e medicamentos no tipo 2, pois melhora a captação de glicose pelas células. Além desses benefícios, a atividade física ainda contribui com a melhora da circulação sanguínea, o que no paciente diabético é por vezes prejudicado
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
Efeitos benéficos no controle da pressão arterial e das dislipidemias, redução do risco de doença cardiovascular asterosclerótica.
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
Com a prática regular de atividade física, conseguem um maior controle das glicemias, devido ao maior transporte da glicose para dentro do músculo, que aprimora e prolonga o controle glicêmico.
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
Exercícios que movimentam grandes grupos musculares como os encontrados nas coxas, pernas e braços. Além de melhorarem o aproveitamento da glicose reduzem a chamada gordura visceral que é aquela encontrada ao redor de órgãos como coração,
fígado e rins.
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
Guia do Profissional de Saúde para
Diabetes e Exercício
O indivíduo jovem e metabolicamente compensado pode participar com segurança da maioria das atividades.
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
Guia do Profissional de Saúde para
Diabetes e Exercício
O indivíduo diabético de meia-idade e o de terceira idade devem ser estimulados a ser fisicamente ativos.
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
Guia do Profissional de Saúde para
Diabetes e Exercício
O processo de envelhecimento leva à degeneração dos músculos, ligamentos, ossos e articulações; o mau uso dessas estruturas e o diabetes podem acelerar esse problema.
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
Curto prazo: 
Efeitos chamados metabólicos, como aumento da ação da insulina (que metaboliza o açúcar disponível no organismo), aumento da captação de glicose pelos músculos, o que melhora na sua performance e, finalmente, a diminuição da glicose sanguínea.
*
*
DIABETES X EXERCÍCIOS FÍSICOS
Longo prazo:
Incremento das funções cardiorrespiratórias
Aumento do colesterol bom (HDL)
Redução do colesterol ruim (LDL) 
Redução dos triglicérides 
Redução da gordura corporal
Melhor controle da pressão arterial
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando