Buscar

MEMBRANA PLASMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MEMBRANA PLASMÁTICA
A membrana plasmática reveste a célula, é semipermeável por causa da sua membrana lipoproteica.
Especializações da Membrana Plasmática
Microvilosides: É uma frágil protuberância que se estende pela membrana, ampliando a superfície de absorção. Ela se dá nas células epiteliais do intestino. 
Invaginações de base: São atividades que acontecem na base das células, e podemos encontrá-las nas cavidades renais, pois elas exercem a função de reabsorver a água dos rins. 
Desmossomos: São encontrados entre duas células adjacentes, e têm uma composição de aderência que age sobre estas células. 
Cutículas: Uma camada fina que reveste a parte externa da membrana. Tendo um importante papel de associar as células para a formação dos tecidos. Tem uma composição glicoproteica.
Cimentos intercelulares: Os cimentos é o que chamamos de complexos unitivos. Eles têm o papel de desenvolver a ligação entre as células, não permitindo que outras substâncias atravessem em suas lacunas.
Glicocálix: Tem como função: resistência, proteção, identificação celular, adequação ao meio, adesão celular.
Interdigitações: é o conjunto de invaginações e evaginações das membranas celulares que se encaixam em células vizinhas e que garantem maior aderência. As interdigitações aumentam a superfície entre as células, dando maior coesão entre elas. Não permitem a troca de substancias entre as células, somente a adesão.
 
Transporte Celular
Transporte Passivo: Ocorre à favor de um gradiente de concentração; Sem gasto de energia. 
Difusão simples: passa soluto do hipertônico para o hipotônico; moléculas pequenas – O2, CO2. Passagem do soluto da região de maior concentração para a de menor concentração.
Difusão facilitada: passa soluto do hipertônico para o hipotônico; com ajuda de permeases; moléculas maiores: glicose.
Osmose: É a passagem solvente do hipotônico para o hipertônico com objetivo de isotonia. Passagem do solvente da região de menor concentração para a de maior concentração.
Transporte Ativo: contra um gradiente químico. Com gasto de energia. Ex.: bomba Na-K. É a passagem do soluto de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado (contra o gradiente), que ocorre portanto com gasto de energia.
Transporte em Quantidade:
Endocitose: entrada de substâncias na célula.
Fagocitose: sólidas. 
Pinocitose – líquidas. 
Exocitose – saída de substâncias.

Continue navegando