Buscar

PROVA DISCURSIVA SUSTENTABILIDADE URBANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Leia o texto abaixo e depois responda:“Considerando todos esses aspectos em relação ao desenvolvimento sustentável, avaliando o que é proposto e fazendo um contraste com a realidade das gestões públicas em nosso país, podemos perceber que para que haja uma profunda mudança do modelo de desenvolvimento dominante no Brasil, construindo assim a sustentabilidade não pontual, teremos que introduzir modificações estruturais e de base. ” (NIGRO, Carlos Domingos. (In) sustentabilidade urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 3) Segundo Nigro (2012), para a mudança do modelo de desenvolvimento dominante no Brasil, teremos que enfrentar algumas barreiras. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, responda: quais são essas barreiras?
Nota: 20.0
	para mudarmos o modelo de desenvolvimento dominante no Brasil, segundo Nigro (2012), teremos que enfrentar as barreiras da desigualdade; as barreiras da degradação ambiental; as barreiras da dependência externa; as barreiras da reestruturação da produtiva determinada e as barreiras da degradação da democracia.
 
Comentário: NIGRO, Carlos Domingos. (In) sustentabilidade urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 56.
Resposta: As barreiras da desigualdade, barreiras da degradação ambiental, barreiras da dependência externa, barreiras da reestruturação da produtiva determinada e as barreiras da degradação da democracia. 
Questão 2/5
Leia o texto abaixo e depois responda: “Os desequilíbrios causados pelas atividades humanas aos ecossistemas terrestres têm apresentado implicações sobre o ciclo ecológico e, consequentemente, sobre a qualidade da água. A água de qualidade é uma substância limitada para todas as espécies de vida. Com o crescimento da população e, consequentemente, com o aumento da poluição, as fontes naturais de captação estão em declínio em quantidades significativas. ” (JORGE, Marlise Teresa Eggers. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS (SIG) PARA ANÁLISE DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO DA CIDADE DE CURITIBA. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Disponível em <https://www.ufpe.br/cgtg/SIMGEOII_CD/> acesso em julho de 2015) Segundo Nigro (2012), a importância de se monitorar e controlar as variáveis determinantes das condições geradoras da situação de vulnerabilidade. De acordo com o abordado na bibliografia básica da disciplina, responda: esse monitoramento deve ser realizado por meio do SIG (Sistema de Informações Georreferenciado) que trará subsídios para que o governo tome quais tipos de ações?
Nota: 20.0
	espera-se que o aluno saiba expor que O SIG trará subsídios para que a gestão pública possa tomar ações a fim de neutralizar, equalizar e balancear os fatores que causam a vulnerabilidade, buscando manter o equilíbrio e a sustentabilidade da cidade.
 
Comentário: NIGRO, Carlos Domingos. (In) sustentabilidade urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, p.87.
Resposta: Para que o governo tome ações a fim de neutralizar, equalizar e balancear os fatores que causam a vulnerabilidade, buscando manter o equilíbrio e a sustentabilidade da cidade.
Questão 3/5
Leia o texto abaixo e depois responda: ‘O crescimento populacional ou demográfico vem sendo analisado por cientistas como razão do uso intensivo dos recursos naturais. Os estudos demonstram que os países com um rápido crescimento demográfico vêm enfrentando dificuldades para gerar um desenvolvimento econômico sustentável. ” (CRESCIMENTO POPULACIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/crescimento-populacional>-acesso julho 2015)Considerando o novo cenário global e seus impactos no meio urbano e os conceitos abordados durante a disciplinas, responda: Qual é o novo papel do governo atualmente?
Nota: 6.0
	O papel do governo atualmente é habilitador.
 
Complementação da resposta: na medida em que deve possibilitar a adoção de práticas de interação entre o governo e as forças de mercado e da sociedade, por meio das quais é definido o interesse público.
 
Comentário: YAMAWAKI, Yumi. SALVI, Luciane Teresa.  Introdução gestão do meio urbano. Editora. Intersaberes, 2ª Ed. 2013. p.64.
Resposta: Com a nova legislação os municípios tem a oportunidade de cumprir da melhor maneira seu papel de sujeitos responsáveis pela formulação, implementação e avaliação da política urbana, permitindo, que de fato, todos os moradores da cidade participem do processo e sejam os principais beneficiários das ações. 
Questão 4/5
Leia o texto abaixo e depois responda: A Constituição Federal de 1988 instituiu a MORADIA como um dos direitos sociais de todo cidadão, incumbindo ao Estado a promoção dos meios adequados para garanti-la. Os arts. 182 e 183 da Lei Maior, além do empoderamento dos municípios, permitiram a criação de instrumentos de reforma urbana e de regularização fundiária (Alfonsín apud Yamawaki e Salvi, 2013). Segundo Cardoso (2003) e conforme os conceitos abordados no capítulo XIX da bibliografia básica, existe na política habitacional atual, uma forte influência da modelo implementado pelo BNH. Explique quais são os elementos da política habitacional atual que apresentam essa proximidade com o modelo do BNH:
Nota: 20.0
	espera-se que o aluno possa dissertar, com suas palavras, sobre o modelo da política habitacional atual, conforme abordado no   livro abaixo, que serve como direcionamento de resposta.
Segundo Cardoso apud Yamawaki e Salvi (2013), o modelo adotado pela política habitacional se mostra inadequado porque se concentra novamente em uma única fonte de recursos para investimentos habitacionais, o FGTS, o que reitera a dependência dos governos locais às iniciativas do Governo Federal e demonstra que a visão de ainda muitos técnicos do setor que continua atrelada à ideia de que construir conjuntos habitacionais é política habitacional.
 
Comentário:  YAMAWAKI, Yumi. SALVI, Luciane Teresa.  Introdução gestão do meio urbano. Editora. Intersaberes, 2ª Ed. 2013, p. 317.
Resposta: o modelo adotado se mostra inadequado porque se concentra em uma única fonte de recursos para investimentos habitacionais, o FGTS, o que demonstra que a visão de muitos técnicos do setor que continua atrelada à ideia de que construir conjuntos habitacionais é política habitacional.
Questão 5/5
Leia o texto abaixo e depois responda: “A humanidade vive um momento histórico marcado por problemas que variam desde a disseminação de doenças infectocontagiosas até a degradação ininterrupta dos recursos naturais. Os fatores geradores de tais problemas são muito variados, englobando problemas que vão desde aspectos relacionados à economia de uma nação até as questões éticas, morais e culturais que permeiam a sociedade. ” (MENEGUZZO, Isonel Sandino. ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA URBANA DA BACIA DO ARROIO GERTRUDES, PONTA GROSSA, PR.: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL. Disponível em< http://dspace.c3sl.ufpr.br/>acesso em julho de 2015). Descreva brevemente sobre o conceito de Deterioração e Degradação urbana.
Nota: 20.0
	Pretende-se que o aluno compreenda que a Deterioração e Degradação urbana correspondem à perda de sua função, ao dano ou ruína de suas estruturas físicas ou ao rebaixamento do nível do valor das transações econômicas de um determinado lugar.
 
Comentário: YAMAWAKI, Yumi. SALVI, Luciane Teresa.  Introdução gestão do meio urbano. Editora. Intersaberes, 2ª Ed. 2013, p. 87
Resposta: Deterioração e Degradação urbana corresponde à perda de sua função, ao dano ou ruína de suas estruturas físicas ou ao rebaixamento do nível do valor das transações econômicas de um determinado lugar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando