Buscar

Saúde do Homem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Saúde do homem
Importância da prática da atividade física para uma vida mais saudável
1
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade, contribuir para a disciplina de saúde coletiva, no qual o foco é a saúde do homem através da atividade física.
2
INTRODUÇÃO
Muitos homens acabam se tornando sedentários em função da rotina do trabalho aliados a distúrbios da má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças crônicas e outros. 
Uma matéria na revista Esporte e Saúde diz: “ Como reação a esta atitude, a ciência do esporte vem desenvolvendo estudos e demonstrando a importância que a prática constante de uma atividade física bem planejada tem para que as pessoas tenham uma vida mais saudável. 
Desta forma, buscamos abordar assuntos em como os homens podem melhorar a própria saúde, prevenindo futuros problemas através da atividade física. 
3
SAÚDE DO HOMEM 
A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens, quando comparando-o com as mulheres, pois o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. 
As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, moléstias cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), pneumonia, cirrose, diabetes e câncer de próstata estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino. 
Para ampliar o acesso deles aos serviços de saúde, o Ministério da Saúde (MS) criou a Política Nacional de Saúde do Homem, em 2009.”
4
5
Tabagismo
Obesidade masculina
Câncer de próstata
Doenças cardiovasculares
DOENÇAS QUE MAIS AFETAM O HOMEM
6
ATIVIDADE FÍSICA X SAÚDE DO HOMEM
Devido a vida corrida e atarefada, muitos homens acabam se tornando sedentários, o que favorece no aumento de peso e aparecimento de doenças. 
A pratica de exercícios físicos estão cada vez mais associados à melhoria da saúde do homem e sua qualidade de vida, combatendo ao estresse e auxiliando no aumento da longevidade com os benefícios trazidos ao corpo. 
O exercício quando praticado corretamente e com auxilio de um profissional são eficazes na prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias e até mesmo o câncer. 
Além de praticar exercícios físicos também é necessário ter um cuidado especial com a alimentação que auxilia muito na saúde. 
Sendo ideal o aumento no consumo de fibras, vegetais e frutas e diminuir o consumo de gordura animal. Com esta alimentação balanceada pode- se diminuir o risco de desenvolver o câncer de próstata, tumor comum em homens, e que tem risco de aumentar após os 40 anos. 
7
OS ASPECTOS DA ATIVIDADE FÍSICA QUE AJUDA NA MELHORIA À SAÚDE DO HOMEM SÃO
1. Auto estima
A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.
3. Colesterol
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.
2. Capacidade Mental
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.
8
4. Depressão
Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.
5. Doenças Crônicas
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.
6. Envelhecimento
Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.
9
7. Ossos
Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.
8. Sono
Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.
9. Stress e Ansiedade
A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranquilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade. 
10
CONCLUSÃO
Podemos concluir que os exercícios físicos contribuem de forma significativa tanto na prevenção de doenças, quanto para melhorias a saúde dos homens.
O público masculino carece de maior atenção voltada aos cuidados com a própria saúde, e é de total importância que os profissionais de educação física, abordem e atuem no incentivo de práticas regulares de atividade física. 
11
REFERÊNCIAS
Disponível em: <http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/outubro/conheca-as-principais-doencas-que-atingem-os>; Acesso em:MARÇO-2016
Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/esporte-saude.htm>; Acesso em:MARÇO-2016
Disponível em: <https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0765.pdf>; Acesso em:MARÇO-/2016
Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/gpp/pages/arquivos/Fabricio%20Campanucci.pdf>; Acesso em:MARÇO-2016
12
REFERÊNCIAS 
Disponivel em:<http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/maio/21/CNSH-DOC-Perfil-da-Situa----o-de-Sa--de-do-Homem-no-Brasil.pdf> ; Acesso em:MARÇO-2016
13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais